14/11/2024
Última Hora* Última Hora* Última Hora
Caça à Polícia e líderes da Frelimo em Inhassunge termina em tragédia
..Presidente da Comissão Distrital de Eleições morto pela população ... e todos outros destacados Frelimistas fugiram...
Quelimane (Canalmoz) - A população do distrito de Inhassunge, na província da Zambézia, lançou uma operação na tarde de ontem que se prolongou até a noite dentro. A operação visava apanhar todos os agentes da Polícia e todos os membros destacados da Frelimo incluindo o administrador do distrito.
Isso porque durante o dia um grupo de manifestantes foi atacado a tiro pela polícia. Na rusga que a população fez, incendiou o comando distrital da polícia e a viatura policial, e foi a casa do presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE) Luís Joaquim Salimo. Salimo foi acusado de ser o principal autor da fraude eleitoral e foi espancado até à morte.
O comandante distrital da polícia, o administrador do distrito, e o primeiro secretário do partido Frelimo todos fugiram da população. A população abriu as celas e libertou todos os presos, na maior parte deles manifestantes.
A Polícia em Quelimane está a ponderar mandar contingente a Inhassunge, mas tem medo que fique sem efectivo, porque já rumores de que a população de Quelimane pode atacar hoje a polícia porque no dia de ontem, a PRM abriu fogo contra a marcha que Manuel de Araújo quis fazer atacando ele e a sua esposa. Durante a noite a população fez escaramuças a procura de agentes da Polícia. (Redacção)