29/04/2025
NIGÉRIA 🇳🇬:
JUSTIÇA É FEITA: MARIDO DA CANTORA GOSPEL OSINACHI NWACHUKWU É CONDENADO À MORTE POR ENFORCAMENTO
O Tribunal Superior de Justiça de Abuja emitiu, nesta segunda-feira, 28 de abril, o veredicto final contra Peter Nwachukwu, marido da renomada cantora gospel nigeriana Osinachi Nwachukwu, condenando-o à pena de morte por enforcamento. A sentença foi proferida pela juíza Nwosu-Iheme, após um longo processo que mobilizou a opinião pública nacional e internacional.
Peter Nwachukwu foi considerado culpado por homicídio involuntário, violência doméstica agravada, intimidação criminosa e crueldade contra menores, crimes que culminaram na morte de sua esposa em 8 de abril de 2022. A cantora ficou conhecida mundialmente pelo sucesso "Ekwueme", hino que tocou milhões de vidas e consolidou sua carreira no cenário gospel africano.
Durante o julgamento, 17 testemunhas apresentaram relatos comoventes, entre elas dois dos filhos do casal, que descreveram anos de abusos e agressões. Segundo os depoimentos, o réu frequentemente espancava Osinachi na frente dos filhos e os influenciava com ideias distorcidas sobre autoridade, chegando a afirmar que "bater na esposa é bom, pois demonstra respeito".
ABUSOS SISTEMÁTICOS E SILENCIADOS
A cantora, que também era ministra de louvor em sua igreja, era frequentemente vista voltando sozinha de cultos de moto, apesar de o marido ter carro e espaço disponível. Relatos de familiares, amigos e seu produtor musical revelaram que Peter controlava totalmente sua vida e suas finanças, ficando com todos os ganhos de Osinachi, mesmo ela sendo a principal responsável pelo sustento da família.
Amigas e irmãs da cantora afirmaram que tentaram diversas vezes convencê-la a se separar, mas Osinachi temia ser excluída da comunidade cristã por causa do divórcio. “Ela sempre dizia que o marido ainda iria mudar”, relembrou uma amiga próxima.
O produtor da artista lamentou profundamente a perda, afirmando que presenciou atitudes abusivas do mari