04/11/2025
AGENTE DA POLICIA LINCHADO NA PROVINCIA DE TETE DURANTE TUMULTOS
Um agente da polícia moçambicana morreu após ser linchado por populares durante tumultos no posto policial de Zóbue, na província moçambicana de Tete, disse hoje fonte da corporação, referindo tratar-se do segundo caso registado este ano.
O linchamento ocorreu após um grupo de cerca de 200 pessoas exigir, na esquadra local, a responsabilização da polícia pela morte de uma pessoa detida, segundo Feliciano da Camera, porta-voz provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Tete.
A polícia esclareceu que a pessoa detida foi encontrada morta na cela, na noite de domingo, caso "confirmado por uma equipa técnica especializada". "A população conseguiu tomar como refém, neste caso, um agente da polícia, que logo de seguida sofreu agressões físicas e estes indivíduos também acabaram por atear fogo até o corpo deste mesmo agente da Polícia da República de Moçambique, que logo de seguida também perdeu a vida", disse o porta-voz.
Feliciano da Camera avançou que a situação foi controlada e se vive um "ambiente de acalmia" na região, após reforço do contigente policial.