11/12/2025
Ministério Público acusa parques de venda de viaturas de defraudar o Estado em 688.4 milhões de Meticais
A Procuradoria da República, a nível da Cidade de Maputo, anunciou, nesta quinta-feira, a conclusão das investigações sobre infracções tributárias aduaneiras e fiscais, abertas em Agosto de 2024 contra dezenas de parques de venda de viaturas importadas, na capital do país. Os processos-crimes (13) serão remetidos aos Tribunais Fiscal e Aduaneiro da Cidade de Maputo para os passos subsequentes, incluindo a cobrança dos impostos devidos.
Trata-se de um processo que agitou a capital do país, com dezenas de parques de venda de viaturas e peças de viaturas a serem encerrados e os bens entregues ao Gabinete de Gestão de Activos, entidade do Governo especializada em gestão de bens provenientes do crime. Aliás, a entidade chegou a lançar um leilão das viaturas apreendidas, mas este acabou sendo cancelado sem explicações.
Segundo o Ministério Público, entre 2019 e 2024, os parques de venda de viaturas e peças importadas do Japão, Alemanha, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, entre outros países, cometeram crimes de fraude fiscal e de descaminho de direitos, que lesaram o Estado em 688.414.743,95 Meticais, sendo 176.880.431,93 Meticais referente a impostos externos e 511.534.312,02 Meticais correspondente aos impostos internos.
Leia o artigo na íntegra em:
A Procuradoria da República, a nível da Cidade de Maputo, anunciou, nesta quinta-feira, a conclusão das investigações sobre infracções tributárias aduaneiras e fiscais, abertas em Agosto de 2024 contra dezenas de parques de venda de viaturas importadas, na capital do país. Os processos-crim...