01/10/2025
Hackathon Cívico a todo v***r
Iniciou hoje, em Maputo, o Hackathon Cívico de Tecnologias Cívicas Digitais do CeUrbe. O evento integrado na projecto HUB – Activista Digital, visa a criação de aplicativos digitais que facilitam a participação política do cidadão.
Participam desta iniciativa 16 jovens da AMM. A expectativa é de que no final cada equipa tenha um protótipo de aplicativo em pleno funcionamento. Os vencedores levarão para casa 100 000.00 Mts.
As equipas, compostas por jovens programadores e activistas de diversas áreas sociais, tem a sua disposição um mentor que deverá orientá-los na construção dos aplicativos, factores ligados ao mercado e acesso à financiamentos.
O evento contou ainda com a presença da 𝐡𝟐𝐧 - 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬, organização parceira do CeUrbe, neste projecto, representada pela coordenadora do projecto CRP IV, Cátia Mangue que incentivou os participantes e deu nota positiva à organização do mesmo.
Alguns participantes dizem que a busca pelo conhecimento, o desejo de contribuir para a sociedade a vontade de sentirem desafiados é que os levou a participar. Também dão nota positiva ao evento.
A competição deverá durar três dias, sendo o terceiro dia voltado a preparação do pitch, ajustes finais e premiação dos vencedores que será feita por um corpo de jurados.
Esta inciativa é promovida com o apoio do - Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil - CESC com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos.