
10/05/2025
CORPO GOVERNANTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NOTIFICAD0 POR ENCOBRIMENTO DE ABUS0 DE MEN0RES
Nos Estados Unidos, está a decorrer um processo no tr!bunal contra a organização das Testemunhas de Jeová. Uma mulher fez queixa. Ela disse que foi abus4da sexualm£nte por um ancião (pastor) da congregação quando era criança, entre os 5 e os 8 anos de idade.
Alguns desses abusos aconteceram na antiga sede mundial das Testemunhas de Jeová, chamada Betel, que f**a no Brooklyn, em Nova Iorque. Para os membros da religião, esse lugar é como o “Vaticano”, e é visto como a casa de Deus. Os pais tentaram seguir o caso naqueles anos que aconteceu mas, a organização das Testemunhas de Jeová dificult0u.
A justiça americana chamou a tribunal vários líderes da religião, incluindo membros do Corpo Governante, o grupo mais poderoso entre as Testemunhas de Jeová. São 11 homens que mandam em tudo na religião, quase como o papa na Igreja Católica. Um antigo membro do Corpo Governate, que saiu em 2022, também foi chamado. A acusaçã0 diz que esses líderes podem ter ajudado a esconder os abus0s, em vez de proteger as vít!mas.
A organização tem uma regra muito polém!ca: só leva casos de abus0 de menores à polícia se houver duas testemunhas oculares — ou seja, duas pessoas que vejam o abuso acontecer na hora.
Exemplo simples:
Se um homem abus4r de uma criança numa sala onde está sozinho com ela, e ninguém ver, o caso não pode ser denunc!ado, segundo as regras da religião. Para ser aceite, duas pessoas teriam de entrar na sala no momento em que o homem está a tocar a criança de forma abus!va. Isso raramente acontece, quase todos os casos f**am escondidos mesmo se a vít!ma expor o caso.
Mesmo quando o abusad0r admite o que fez, muitas vezes nada é feito. Uma grande investigação na Austrália, em 2015, mostrou que a organização escondeu mais de 1000 casos de abus0 s£xual de menores. Segundo essa investigação, fazem isso para manter a boa imagem da religião.
Além disso, se os pais da criança abusad4 forem à polícia sem haver essas duas testemunhas, podem ser expuls0s da religião. Isso chama-se desassoc!ação/rem0ção. Quem é desassoc!ado/remov!do é completamente ignorado por todos os outros membros, incluindo familiares. Para eles, é como se a pessoa tivesse morr!do.
Mais informações sobre o caso, documentos (para as Testemunhas de Jeová que são ensinadas a desment!r toda notícia sobre a organização que não está no site oficial delas) e datas em que os líderes vão depor estão no primeiro post da página “Filial de Moçambique” aqui:
https://www.facebook.com/profile.php?id=61569570521886&mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v