22/06/2025
⭕️
PROFESSOR SUSPENS0 POR APRESENTAR-SE COM CABELO COMPRIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MAVILA NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE
A Direcção da Escola Secundária de Mavila, no distrito de Zavala, na província de Inhambane, suspend£u um professor identificado como Reginaldo Arnaldo Munque, que lecciona a disciplina de Língua Inglesa desde 2024, por, alegadamente, não cumprir com as normas internas relativas à apresentação pessoal, nomeadamente no que diz respeito ao corte e arranjo do cabelo.
Segundo um comunicado emitido pela instituição, o docente poderá retomar as suas funções apenas quando se apresentar com “cabelos curtos e bem arranjados”, conforme estabelecido no regulamento interno da escola. A medida baseia-se no argumento de que os professores devem servir de exemplo de conduta e aparência para os alunos, contribuindo para o prestígio e coesão social da função docente.
De acordo com o documento, o professor foi aconselhado em reuniões realizadas nos dias 12, 19 e 20 de Junho de 2025 a adequar a sua aparência, mas terá ignorad0 os apelos da Direcção e da Comissão da Escola, tendo solicitado que lhe fossem comunicadas formalmente as exigências.
A suspensã0 é por tempo indeterminado e, conforme o aviso da Direcção, poderão ser tomadas medidas administrativas adicionais caso o docente não cumpra com os requisitos dentro de um prazo razoável.