18/03/2025
A alegria vem pela manhã
Texto: Salmo 30:1-12
Introdução: Há pouco debate que Davi seja o autor deste salmo, mas as circunstâncias circundantes são menos certas. Alguns acreditam que foi escrito para a dedicação da casa de Davi. Outros acreditam que melhor se encaixa no retorno da arca a Jerusalém. Alguns até pensam que provavelmente foi escrito em relação à compra da eira onde a praga foi suspensa, provocada pelo pecado de Davi ao numerar o povo. Embora não possamos saber com certeza, ela revela o coração de Davi e sua interação com o Senhor. Há também uma palavra claramente profética sobre o futuro de Israel, como eles são restaurados perante o Senhor.
Talvez você não esteja familiarizado com o salmo inteiro, mas a maioria de nós provavelmente está familiarizada com a última parte do versículo 5 – “o choro pode persistir por uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Ao examinar os detalhes deste salmo, eu quero pegar emprestado do lembrete de Davi que: A alegria vem pela manhã.
I. O Louvor de Davi. V. 1-5
- Nos primeiros pensamentos deste salmo, Davi oferece louvores ao Senhor por Suas muitas bênçãos. Ele estava consciente da:
A. Ajuda de Deus. V. 1 – “Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim”. Deus tinha sido fiel para ajudar a Davi e dar-lhe vitória sobre seus inimigos. Deus lhe proporcionara um lugar de segurança, paz e prosperidade. Davi sabia que se o Senhor não o tivesse ajudado, nunca teria sobrevivido aos muitos ataques que ele foi forçado a suportar.
B. Cura de Deus. V. 2-3 – “Ó Senhor, Deus meu, a ti clamei, e tu me curaste. Senhor, fizeste subir a minha alma do Seol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova”. Davi também louvou a Deus pela cura que havia recebido. É evidente que Davi se alegrou pela cura física, mas parece que Davi se alegrou também pela cura espiritual. Deus havia tirado sua alma da sepultura e o mantido vivo. Agora isso poderia ser aplicad