
10/04/2025
ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE MUIDUMBE INCENTIVA AS MULHERES A CONTNUAREM A PROMOVER E APRIMORAR A SUA PRONTIDÃO COMBATIVA COM VISTA A DEFENDER A SOBERANIA E PRESERVAÇÃO DA PAZ
O Administrador do distrito de Muidumbe, João Bosco Casimiro, incentivou nesta 2ª feira, 07 de Abril de 2025, em Miteda, as mulheres a continuar a promover e aprimorar a sua prontidão combativa com vista a defender a soberania e preservação da Paz que sempre as caracterizou desde então.
João Bosco Casimiro, falava nesta 2ª feira 07de Abril, no Posto Administrativo de Miteda, na comemoração dos 54 anos da morte da he***na nacional, Josina Machel, que lutou lado a lado com os homens, na luta contra o colonialismo português.
O Chefe do Executivo Distrital disse igualmente que, a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) é homenageada pela coragem, sabedoria, esforço e determinação com que participa na construção da sociedade mais justa e igualitária, inspirando mudanças positivas e na luta de todo o preconceito. Dai que, pediu aos presentes para levarem as crianças, sobretudo raparigas à escola, combater casamentos prematuros e evitar gravidez precoce.
Por seu turno, Regina Romão Muluta, representante da Secretária distrital da OMM, explicou que Josina Machel foi uma mulher defensora de igualdade de gênero e é modelo de inspiração na luta pela descriminação que ainda prevalece em alguns sectores.
Todavia, segundo aquela representante, houve avanços na emancipação da mulher, a destacar a presença delas nos órgãos de tomada de decisão, aumento e retenção da rapariga na escola, melhoria de acesso aos cuidados de saúde, criação do Gabinete de atendimento da Mulher e crianças vítimas de violência, entre outras.
Regina Muluta, explicou por outro lado que a capulana é símbolo da mulher moçambicana porque ela quando já não serve para cobrir e embelezar o seu corpo, serve igualmente para limpar as lágrimas de dor, confortar e colocar o bebê nas costas, fazer mesa para uma refeição a sua família, etc.