05/09/2025
"Trechos do Sermão de Sexta-feira na Mesquita Sagrada, 13 de Rabi' al-Awwal de 1447 AH, pelo Sheikh Dr. Bandar bin Abdulaziz Al Baleelah, Imam e Khateeb da Mesquita Sagrada.
Inveja (al-Hasad)
De fato, entre as maiores aflições que podem se instalar no coração de um servo nesta vida - e levar à miséria, dor e tormento - está a inveja.
É uma descrição vil, uma característica feia, uma alma doentia e um estado de ser maligno.
A inveja estraga as bênçãos, remove a bondade e tira da mente o julgamento são.
Você não ouviu o ditado do Mensageiro de Allah ﷺ: "Cuidado com a inveja, pois ela consome as boas ações assim como o fogo consome a madeira."
A inveja é uma doença destrutiva que toma controle do coração e da alma de uma pessoa. Ela só é piorada pela dor que causa, a tristeza que espalha, a constante aflição que traz e o ciclo interminável de ódio e ressentimento.
A inveja é uma doença perigosa e destrutiva.
Imagine como as pessoas invejosas perdem a doçura da fé e o prazer da gratidão. Elas são incapazes de desfrutar das bênçãos que Deus lhes concedeu.
A pessoa invejosa é atormentada pelas bênçãos dos outros, vendo-as como desastres para si mesma. Isso é o auge da fraqueza, um sinal de infortúnio e prova de ingratidão para com o decreto de Deus.
Se o coração do invejoso fosse são, seu peito espaçoso e sua alma pura, ele não se importaria com quem é dado ou privado, ou quem é favorecido ou testado.
Ele não desejaria que as bênçãos dos outros desaparecessem, nem esperaria que a calamidade os atingisse.
E saiba, caros servos de Deus, que o primeiro pecado já cometido nos céus foi a inveja - a inveja de Iblís em relação a Adão (a paz esteja com ele) quando Deus honrou Adão, criou-o com Sua Mão, soprou nele Seu espírito e ordenou que os anjos se prostassem diante dele. A inveja de Iblís o levou à incredulidade e à condenação eterna.
E o primeiro pecado cometido na terra também foi a inveja - a inveja do filho de Adão em relação ao seu irmão, que terminou em assassinato e destruição, como Deus diz:
"Então sua alma o incitou a matar seu irmão; ele o matou e se tornou um dos perdedores." (Surah al-Ma'idah: 30)
É por isso que a inveja está entre os pecados mais antigos e graves.
Ela leva à divisão entre a comunidade, como mencionado no hadite autêntico:
"Não invejem uns aos outros, não aumentem os preços uns contra os outros, não odeiem uns aos outros, não se afastem uns dos outros e não vendam uns sobre a venda de outros. Em vez disso, sejam servos de Deus e irmãos.
Um muçulmano é o irmão de outro muçulmano; ele não o oprime, não o abandona, não mente para ele e não o despreza." (Muslim)
E o Profeta ﷺ também disse:
"Pelo Único em cujas mãos está minha alma, vocês não entrarão no Paraíso até que acreditem, e vocês não acreditarão até que se amem uns aos outros.
Devo dizer-lhes algo que, se fizerem, vocês se amarão uns aos outros? Espalhem a saudação de paz entre vocês." (Muslim)
A inveja é um perigo grave que corrompe a fé do crente, diminui sua recompensa e enche sua vida de miséria. É uma porta que leva a muitos pecados e danos, tanto neste mundo quanto no próximo.
O crente deve proteger seu coração dela, guardar sua alma contra ela e buscar refúgio em Deus de seu mal.
Portanto, temam a Deus, servos de Deus, e purifiquem seus corações da inveja. Peçam a Deus que os abençoe com contentamento e busquem Sua generosidade de maneiras permitidas. Sejam satisfeitos com o decreto de Deus e sejam gratos por Suas bênçãos."
⭕ Nuur Al'hidayah