14/07/2025
Como lidar com as injustiças
Há situações dolorosas que você é obrigado a viver sem ter culpa alguma. Saiba como lidar com elas e virar o jogo por meio da fé
Ninguém está livre de sofrer injustiças. Às vezes, problemas difíceis surgem, mesmo que você faça tudo corretamente. Mas a boa notícia é que é possível lidar bem com elas e, por meio da fé, transformá-las em bênçãos. A história bíblica de Jefté ilustra isso muito bem.
A injustiça veio da família:
Ele era um homem corajoso, de valor, mas havia uma injustiça na sua história — ele era filho de uma pr******ta (Juízes 11). E, como sabemos, o mundo é preconceituoso e machuca. Ele não escolheu sua origem, sua mãe, e não teve culpa de como veio ao mundo, mas foi marcado por isso. Era visto como “o filho da pr******ta”. No entanto, Deus é especialista em tirar as injustiças da nossa vida.
“Enquanto o pai de Jefté estava vivo, tudo ia bem. Mas, quando ele morreu, seus meios-irmãos o expulsaram de casa, dizendo: ‘Você não herdará nada da casa do nosso pai, porque é filho de outra mulher.’. Aquilo doeu. A injustiça já machuca quando vem de fora — mas quando vem da família, machuca ainda mais. Expulso e humilhado, Jefté foi morar em Tobe. Muitas pessoas hoje estão como ele: enfrentando tempos difíceis, injustiças, perdas, mas seguem firmes. Ele não se vitimizou, não desistiu, não jogou a toalha. Continuou, mesmo ferido. Em Tobe, passou a liderar um grupo de homens levianos — pessoas difíceis. Mas, em vez de se corromper, Jefté manteve seus valores”, explicou o Bispo Jadson Santos, durante recente palestra “Prosperidade com Deus”.
O jogo virou:
Depois de algum tempo, os amonitas entraram em guerra contra Israel e quem poderia ajudar? Foi, então, que os anciãos de Gileade pediram para Jefté chefiar seu exército.
“É isso o que Deus faz: quem te rejeita, um dia precisará de você. Você tem algo que eles precisam: luz, sabedoria, força, fé. O mesmo homem expulso injustamente, agora de cabeça erguida, voltando como líder. Veja como Deus trabalha: Ele transforma humilhação em honra e os que marcaram Jefté como ‘filho da pr******ta’ agora dependiam dele. Além de vencer a guerra, se tornou juiz em Israel. Jefté enfrentou preconceito, rejeição e dor, mas teve um Deus justo ao seu lado que mudou sua vida. E é esse mesmo Deus que está com você”, afirmou o Bispo.