Valdemiro do Rosário

Valdemiro do Rosário A oração nem sempre vai mudar a situação de lado de fora,mas com certeza muda tudo de lado de dentro.

17/11/2025

Há espaço para todos.

17/11/2025

Pressentimento. Eles(os cães também têm).

Certa vez, um jovem garoto estava com o pai na fazenda quando se deparou com uma enorme cerca diante de si. Para ele, aq...
16/11/2025

Certa vez, um jovem garoto estava com o pai na fazenda quando se deparou com uma enorme cerca diante de si. Para ele, aquela barreira o impedia de alcançar o lugar onde o gado estava pastando. Curioso, perguntou ao pai:

Papai, por que o senhor colocou essa cerca? Foi para me impedir de ir mais adiante?

O pai, com sabedoria, respondeu:

Meu filho, a mesma cerca que impede você de ir até lá é também a cerca que impede o gado de vir até você e machucá-lo.

Naquele instante, o garoto compreendeu que aquilo que parecia uma limitação era, na verdade, uma proteção.

Essa história nos lembra da relação entre Deus e o ser humano. Muitas vezes, pensamos que a obediência às orientações divinas serve apenas para nos privar de algo. Mas, na realidade, ela existe para nos guardar. A mesma "cerca" que nos impede de pecar e entrar no território do mal é também a
barreira que o impede de invadir nossa vida.

A Bíblia nos mostra que, em Israel, ao construir uma casa, era orientado levantar um parapeito no terraço para evitar quedas e mortes (Deuteronômio 22:8).

Curiosamente, foi justamente em um terraço que Davi, desatento espiritualmente, avistou Bate-Seba e acabou cometendo um dos maiores erros de sua vida (2 Samuel 11:2). Esse exemplo revela que, quando ignoramos os limites estabelecidos por Deus, as consequências podem ser drásticas.

14/11/2025

Imagine daqui a 10 anos.

Você é obstinada?Mulheres determinadas são mais resilientes e persistentes, mas algumas confundem determinação com uma a...
14/11/2025

Você é obstinada?

Mulheres determinadas são mais resilientes e persistentes, mas algumas confundem determinação com uma atitude prejudicial
A determinação é uma virtude valiosa. Ela está presente em mulheres resilientes, que persistem mesmo diante das dificuldades. Mas atenção: é possível confundir determinação com algo prejudicial: a obstinação. Esta última é, na verdade, uma teimosia exagerada, uma fixação em um desejo ou pensamento, sem que se abra espaço para outras opiniões. Embora pareça determinação, ela é um desequilíbrio.

UM DESEJO QUE CALA O QUE IMPORTA

A mulher obstinada insiste em conseguir o que quer e não se importa de passar por cima do que ou de quem for preciso para isso. Ela é capaz de deixar tudo de lado para alcançar um sonho, um romance, um filho, uma carreira… Quando ela “determina” seu alvo, ela usa tempo, dinheiro e energia para tal. Mas onde está o erro nessas atitudes? Está no desejo tão intenso que a impede de ouvir a Deus, repensar objetivos ou considerar a opinião de alguém mais experiente. É como se o som do seu anseio fosse tão alto que calasse o restante, até os alertas.

Podemos ser obstinadas em qualquer área, até ao servir a Deus. Quando o ato de fazer muito para Ele ou a vontade de alcançar certa responsabilidade se torna fascínio,
pode-se entregar sacrifícios que Ele não quer receber. Assim, a obediência para cuidar do lar, do cônjuge e da comunhão se esfria e só as obras são valorizadas.

A BALANÇA PERFEITA

Amiga, onde há desequilíbrio, Deus não está. Ele é a balança perfeita e Sua Palavra nos ajuda a podar excessos. Para isso, entretanto, precisamos de humildade – algo que a obstinação rejeita. Então, reflita: existe alguma coisa que você quer tanto que nem mais se pergunta se essa é a vontade de Deus?

EVITE ARREPENDIMENTOS

Deus, como um Pai, sabe o que é melhor para Seus Filhos. A Bíblia diz: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11 – NVI).

Peça, sim, mas compreenda Seus conselhos. E, se Deus não quiser dar o que você sonha, lembre-se que por vezes o desafio da fé é confiar na Soberania do Alto, que diz “sim” ou “não” e ambos são bênçãos e, ainda que não seja sempre o que se quer, é sem dúvida mais excelente do que se imagina!

Enquanto a mulher obstinada se apoia na própria força, a mulher que teme a Deus luta e confia nEle – e, assim, evita uma série de arrependimentos. Quem você quer ser a partir de hoje?

13/11/2025

Romper com coragem.

12/11/2025

27 Seguia-o uma grande multidão de povo, e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam.

28 Porém Jesus, voltando-se para elas, disse:
“Filhas de Jerusalém, não choreis por mim,
mas chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos.

29 Porque eis que hão de vir dias em que se dirá:
‘Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram,
e os peitos que não amamentaram.’

30 Então começarão a dizer aos montes:
‘Caí sobre nós’; e aos outeiros: ‘Cobri-nos.’

31 Porque, se ao madeiro verde fazem isto,
que se fará ao seco?”

Qual é a relação entre disciplina e Deus?Veja como desenvolver a virtude que pode levar você ao sucessoMuita gente se pe...
12/11/2025

Qual é a relação entre disciplina e Deus?
Veja como desenvolver a virtude que pode levar você ao sucesso
Muita gente se pergunta como alcançar o sucesso na vida. Além de fazer planos, é preciso combinar diversos fatores para chegar lá e, mesmo assim, nem tudo sai como se espera. O sucesso exige ter foco e coragem para enfrentar os problemas e manter uma atitude positiva são características comuns entre aqueles que conquistam seus objetivos, além de postura, preparo e, principalmente, disciplina.

Essencial para vencer
E, de alguma forma, a vida nos obriga a desenvolver a disciplina, mesmo quando não temos vontade. Ou é isso ou ficamos estagnados. Esta qualidade, seja natural, seja construída, nos torna persistentes e resilientes diante das dificuldades que, inevitavelmente, surgem em nossa jornada. É a disciplina que nos mantém em movimento quando tudo parece desmoronar. Ela nos capacita a seguir em frente, mesmo sem garantias, e é essencial para quem deseja vencer.

Destino dos disciplinados
O Bispo Renato Cardoso já afirmou em suas palestras que o sucesso é o destino dos disciplinados: “Quando falamos de disciplina, basicamente estamos falando daquilo que temos de fazer – que é benéfico para nós e que traz resultados positivos repetidamente –, independentemente de sentirmos vontade ou não”. Por isso, é fundamental que cada pessoa identifique o que lhe faz bem e transforme isso em hábito, seja diário, seja semanal ou mensal.

Primeiro passo
A disciplina tem o poder de mudar vidas, mas exige esforço, consciência e prática. Incorporar bons hábitos é o primeiro passo para uma transformação verdadeira. Entretanto muitos não percebem que Deus nos capacita a desenvolver a disciplina, especialmente quando enfrentamos dificuldades como doenças, perdas ou crises. Com fé e obediência à Palavra de Deus, essa virtude pode ser construída mesmo em meio ao sofrimento.

Base sólida
Em Hebreus 12:6 lemos que “o Senhor corrige a quem ama”, o que mostra que a disciplina divina é uma expressão de cuidado e não de rejeição. Assim como um pai corrige seu filho para guiá-lo, Deus nos orienta para que cresçamos e nos tornemos melhores. Seu propósito é nos transformar, mesmo que isso envolva desafios. Esse é o caminho para construir a base sólida para que essa virtude traga bons frutos, como o autodomínio, o foco e a constância para seguirmos salvos rumo à eternidade no Reino dos Céus.

Também podes seguir no Instagram para ver mais.
12/11/2025

Também podes seguir no Instagram para ver mais.

Nos últimos tempos, parece que virou febre mostrar a rotina da empresa na qual se trabalha ou compartilhar as conquistas...
12/11/2025

Nos últimos tempos, parece que virou febre mostrar a rotina da empresa na qual se trabalha ou compartilhar as conquistas profissionais do dia a dia, fazendo vídeos para o Instagram e outras redes sociais. Contudo essa exposição, na forma até de opiniões sobre determinado assunto polêmico ou não, pode ter implicações legais até extremas, algo que afeta não só os trabalhadores, mas também os empregadores, pois muitos não sabem o que é realmente permitido mostrar ou falar e quais as consequências de ações como essas.

Diário moderno
Para Carla Martins, especialista em gestão de pessoas e vice-presidente do Serac, referência nacional nas áreas contábil, fiscal, consultiva e em tecnologia, há diversas razões para a popularidade do compartilhamento da rotina profissional. “Culturalmente, o Instagram virou uma vitrine tanto para clientes quanto para você mostrar um pouco da sua vida, semelhante a um diário moderno. Se você ganhou um prêmio da empresa, por exemplo, e postar no LinkedIn, isso pode gerar alguma visibilidade ou uma nova oportunidade”, avalia.

Networking virtual
Carla afirma que ações consistentes e intencionais nas redes sociais como postar, curtir, comentar e compartilhar também aumentam a visibilidade do colaborador. “Isso pode gerar mais reconhecimento dos líderes. É uma forma eficaz de ‘networking virtual’ que pode aproximar o colaborador da liderança e abrir portas. Isso já aconteceu aqui no Serac e quem não era notado foi percebido, recebendo outras oportunidades. As redes sociais também servem como uma ferramenta de recrutamento e seleção, atraindo futuros colaboradores que se identificam com a cultura da empresa. Os clientes também veem isso com bons olhos”, analisa.

Regras da empresa
Por outro lado, como as empresas costumam monitorar as postagens de seus colaboradores, o profissional deve ficar atento ao que posta: “O colaborador deve estar ciente das regras da empresa sobre o acesso e o uso das redes sociais. Não deve postar dados sensíveis de clientes, mesmo sem querer, expondo em vídeos telas com informações confidenciais da empresa ou que mostrem conteúdo sigiloso. Outro aspecto é o limite de tempo dedicado à postagem em si. Longos períodos de uso pessoal de redes sociais no horário de trabalho podem ser problemáticos”, adverte.

Postagens políticas
A especialista afirma que a postagem política entra no mesmo raciocínio da intenção que a pessoa tem ao fazer o exemplo anterior de postagem. “Como as redes sociais são uma parte pública, então todo mundo pode ver qual vai ser o impacto positivo ou negativo de postar a sua opinião, tanto sobre política, quanto religião, futebol ou falar mal de alguém. Isso pode ser bom ou não para a imagem do colaborador”, aponta.

Conscientização contínua
Por isso, o papel das empresas é fundamental também na minimização de riscos: “É preciso que elas tenham uma comunicação clara. O óbvio precisa ser dito e, preferencialmente, escrito. Elas precisam ter um manual de convivência ou regulamento interno que os colaboradores assinem. O treinamento também é necessário, as empresas precisam orientar verbalmente sobre os limites e a cultura interna. E deve haver a conscientização contínua com comunicações em grupo, pela intranet e em momentos dedicados a isso”, orienta.

Bom senso e ética
As implicações para o descumprimento das regras podem variar: “Vão desde advertências até a demissão por justa causa em casos mais graves de exposição de dados sensíveis ou difamação. Podem ocorrer processos trabalhistas ou até cíveis. Por isso, reflita antes de fazer qualquer postagem. Se é positiva para o colaborador ou para a empresa e feita com constância e intencionalidade, ela pode gerar reconhecimento e oportunidades de carreira. Por isso, o bom senso e a ética são fundamentais”, conclui.

O que você acha de acordar todos os dias, tendo como visão da sua janela um cemitério?Para muitos, isso pode ser triste,...
12/11/2025

O que você acha de acordar todos os dias, tendo como visão da sua janela um cemitério?
Para muitos, isso pode ser triste, para outros, assustador.
No entanto, se olharmos a fragilidade que é a nossa vida, não pode existir uma visão melhor para vermos o nosso fim.
Por três dias, olhei bem o movimento no Cemitério Municipal de Saint Denis, na França.
Todos que entraram ali para serem sepultados, deixaram tudo para trás.
Tudo que faziam tanta questão e que até se magoaram, mentiram ou sacrificaram-se por anos, também ficou.
Ah! Corremos tanto que nos esquecemos que a nossa força é apenas um sopro.
Quem pode garantir que acordará amanhã?
Se Deus não nos sustentar, não teremos nem a próxima lufada de oxigênio.
Então, nenhuma visão poderia ser melhor para nos lembrar que um dia as pessoas estarão fazendo o mesmo cortejo conosco.
Desculpa, eu sei que você prefere não pensar nisso agora.
É capaz de até fugir do texto.
As pessoas preferem fingir que isso não acontecerá com elas.
Pode demorar ou não.
Não sabemos.
Mas um dia, todos vamos partir.
Não se assuste com a morte!
Um dia, de uma forma ou de outra, iremos embora.
O corpo se desfaz rápido.
Aliás, ele começa a se desfazer em vida, pois, a cada dia perdemos um pouco do vigor, da memória, da audição, da rapidez, da visão…
Você pode amar viver, mas, não se apega a esta vida. Por mais cuidado que tenhamos, passa rápido e o pó voltará ao pó.
Mas, a alma não.
Nunca envelhece ou morre.
Essa sim, é valiosa e eterna.
O nosso corpo, depois da nossa partida, será arrumado por outros.
Mas, a nossa alma não.
Então, prepare a sua alma para a vida que vem a seguir! Prepare o seu coração para se encontrar com o Criador!
E se você conseguiu chegar até aqui nesta leitura, é sinal que pensa na sua alma.

Endereço

Nampula Cidade
Nampula
3100

Telefone

+258832371988

Website

https://whatsapp.com/channel/0029VbB12t3DeON35wsKRI17

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Valdemiro do Rosário publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar