27/10/2025
❗ | Cabo Delgado: Quatro mortos e quatro crianças levadas
O ataque, hoje conhecido, aconteceu entre os dias 10 e 11 de outubro, numa aldeia do posto administrativo de Chiúre Velho, que dista 40 quilómetros da sede do distrito de Chiúre, sul daquela província, depois de os populares abandonarem o local devido a ataques de grupos de insurgentes.
Entretanto, embora sem condições na aldeia, os populares começaram a regressar e encontraram um cenário de destruição e morte. "Lamentamos a morte de quatro idosas. Os terroristas quando chegaram queimaram todas as casas e mataram-nas", disse uma fonte a partir da sede de Chiúre.
Em Napala, segundo os relatos locais, foram queimadas por estes grupos mais de 2.500 casas de construção artesanal, afetando cerca de 3.800 pessoas. Também uma escola local foi incendiada, deixando sem aulas mais de 500 alunos.
"Queimaram toda a aldeia. As casas que f**aram nem a dez chegam", lamentou outra fonte. Além da morte e destruição, os terroristas são suspeitos de terem raptado quatro menores, com idades compreendidas entre 10 a 13 anos.
"Levaram quatro crianças que até hoje não sabemos o seu paradeiro", explicou a fonte. A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques extremistas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito de Mocímboa da Praia.
A ONU estimou na terça-feira que pelo menos 44 pessoas morreram e outras 208 mil foram afetadas no mês de agosto pelos ataques de grupos extremistas em Cabo Delgado.
De acordo com um relatório de campo do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), até agosto.
Fonte: NATION BOY/ DW.COM / (Nation Media One) 📸
NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same