Nation Media

Nation Media Oficial page of Nation Media "Moon" 🌍 | Owned by Husseni Ngoy Mwavita or Nation Boy 🔮
•Bookings: +258 853959702
(1)

❗  | Regulador moçambicano multa estatal aérea LAM por preços excessivosDe acordo a decisão n.º 03/2025 publicada no Bol...
12/08/2025

❗ | Regulador moçambicano multa estatal aérea LAM por preços excessivos

De acordo a decisão n.º 03/2025 publicada no Boletim da República e consultada hoje pela Lusa, a ARC deu um prazo de 15 dias, que já se esgotou, para a LAM pagar as multas, após a mesma ter concluído, em face de uma investigação iniciada em novembro de 2022 e que durou um ano, que a companhia de bandeira tem praticado preços considerados excessivos de bilhetes de passagens.A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) aplicou à estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) uma multa de cerca de 11 milhões de meticais (149 mil euros) por “práticas anti-concorrenciais”, alegando que resultam em preços excessivos de passagens aéreas.

De acordo a decisão n.º 03/2025 publicada no Boletim da República e consultada hoje pela Lusa, a ARC deu um prazo de 15 dias, que já se esgotou, para a LAM pagar as multas, após a mesma ter concluído, em face de uma investigação iniciada em novembro de 2022 e que durou um ano, que a companhia de bandeira tem praticado preços considerados excessivos de bilhetes de passagens.

O documento indica que a companhia é também multada por falta de colaboração e prestação de informações incompletas durante a investigação.

“A LAM adotou, no período investigado, a prática de abuso de posição dominante sob a forma de prática de preços excessivos sem justificação na venda de bilhetes de passagem aérea, prática anti-concorrencial” prevista nos dispositivos legais moçambicanos, em que a ARC indica que a transportadora recorreu à “aplicação da sobretarifa YQ, sem fundamento legal e contabilístico”, maximizando a sua receita indevidamente e imputando ineficiência aos consumidores e prejudicando-os financeiramente.

A sobretaxa de combustível YQ é uma taxa adicional cobrada pelas companhias aéreas que visa cobrir os custos adicionais dos combustíveis e que a LAM vem usando para impor “preços excessivos injustamente na venda de passagem aérea”, que entretanto já tinha sido antes suspensa pelo Governo através do ministério que tutela a área dos transportes.

Fonte: NATION BOY / O Jornal Económico 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  |  PRESIDENTE DO BURKINA FASO, TRAORÉ ADQUIRIU CENTENAS NOVOS VEÍCULOS PARA IMPULSIONAR A SEGURANÇA NO PAÍS. 🇧🇫🤝🇨🇳Sob...
12/08/2025

❗ | PRESIDENTE DO BURKINA FASO, TRAORÉ ADQUIRIU CENTENAS NOVOS VEÍCULOS PARA IMPULSIONAR A SEGURANÇA NO PAÍS. 🇧🇫🤝🇨🇳

Sob a liderança do Capitão Ibrahim Traoré, Burkina Faso deu um passo importante para aprimorar suas capacidades de defesa, recebendo equipamentos modernos da China, incluindo veículos blindados VN22B, morteiros PLL-05 e sistemas de foguetes SR5.

Essa atualização significa maior proteção para as fronteiras do país, maior precisão nas operações de segurança e demonstra o comprometimento da África com a segurança regional.

O Presidente de Burkina Faso está de parabéns pelo esforço que têm feito pela sua comunidade, a África agradece. 🤝🏼✊

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | CAPITÃO IBRAHIM TRAORÉ  155 NOVOS AUTOCARROS. 🇧🇫Os autocarros terá como objectivo, apoiar os estudantes desde o pri...
11/08/2025

❗ | CAPITÃO IBRAHIM TRAORÉ 155 NOVOS AUTOCARROS. 🇧🇫

Os autocarros terá como objectivo, apoiar os estudantes desde o primário até ao ensino Superior.

CAPITÃO IBRAHIM TRAORÉ deu autorizou os 155 novos autocarros dos 533 que foram adquiridos em Junho para começarem a circular nas cidades de Burkina Faso, após de algumas semanas se fazer o registos e avaliação dos autocarros.

155 autocarros já estão preste a circular, e quanto o resto dos autocarros passam pelos memos processos.

Se fez presente o 1° Ministro do Burkina Faso para entregas das chaves.

Em resumo:

O projeto prevê a aquisição de 500 ônibus — isso está confirmado desde dezembro de 2024.

A primeira remessa de 115 ônibus foi entregue em maio de 2025.

Fonte: NATION BOY / Wikipédia / NATION MEDIA ONE 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Uma fenda de 56 quilômetros se abriu na Etiópia em 2005 — uma evidência clara de que a África está literalmente se ...
11/08/2025

❗ | Uma fenda de 56 quilômetros se abriu na Etiópia em 2005 — uma evidência clara de que a África está literalmente se dividindo ao meio e dando origem a um novo oceano.

Sob a ardente região de Afar, no Leste da África, uma transformação geológica impressionante está em curso — o continente africano está lentamente se separando.

Dados recentes de satélite e medições por GPS têm permitido aos cientistas acompanhar de perto o Sistema de Rift do Leste Africano, um ambiente tectônico único onde três placas — a Núbia, a Somali e a Arábica — estão se afastando umas das outras.

Esse processo de rifteamento, em andamento há milhões de anos, avança lentamente, com taxas que variam de milímetros a centímetros por ano. No entanto, ao longo do tempo geológico, está preparando uma mudança monumental: o surgimento de um novo oceano e a futura separação do Leste da África como um novo bloco continental.

Um dos exemplos mais visíveis desse fenômeno é uma fissura de 56 quilômetros de comprimento que se abriu no deserto da Etiópia em 2005 — um evento abrupto que reproduziu séculos de atividade tectônica em poucos dias. Cientistas, como vulcanologistas e geofísicos, acreditam que esse e outros episódios de rift súbito são provocados pela ascensão de magma, que gera uma enorme pressão na crosta terrestre. A região de Afar, considerada um dos poucos equivalentes terrestres às dorsais meso-oceânicas, oferece uma rara oportunidade de observar os processos que transformam zonas de rifte continentais em bacias oceânicas. Nos próximos 5 a 10 milhões de anos, espera-se que as águas do Mar Vermelho e do Golfo de Áden inundem o vale do rift, formando um novo oceano e redesenhando para sempre o mapa da África.

Portanto: sim, uma fenda longa (~56–60 km) se abriu em 2005, como afirma o texto. Essa fenda é uma forte evidência de que a África está se partindo nessa região, e sim, esse processo pode eventualmente levar ao surgimento de um novo oceano — mas isso ocorrerá em uma escala de tempo geológica, e não histórica.

Fonte: NATION BOY / Wikipédia / Contato Imediato 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Putin cessa fogo em troca do leste da Ucrânia, “haverá troca de territórios”. Zelenskyy está furiosoProposta do Kre...
10/08/2025

❗ | Putin cessa fogo em troca do leste da Ucrânia, “haverá troca de territórios”. Zelenskyy está furioso

Proposta do Kremlin foi apresentada ao enviado especial de Trump esta semana. Putin e Trump vão estar juntos dia 15, sem Zelenskyy, no Alasca. “Decisão sem nós nasce morta”, avisa Zelenskyy.

O Presidente russo apresentou esta semana à administração do homólogo nos EUA uma proposta para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia, através do enviado especial dos EUA Steve Witkoff.
Segundo o The Wall Street Journal, Putin admitiu estar disposto a pôr um ponto final na guerra se a Ucrânia entregar áreas no leste do país, nomeadamente a região de Donbass, e se a comunidade internacional reconhecer essas reivindicações territoriais de Moscovo.
A proposta também implica a retirada das forças ucranianas de toda a região de Donetsk, deixando a Rússia com o controlo de Donetsk, Lugansk e da Crimeia, anexada em 2014 — Moscovo ocupa atualmente a maioria dessas áreas, mas Kiev mantém algumas cidades estratégicas.

Persistem as dúvidas quanto ao destino das regiões de Zaporijia e Kherson, parcialmente ocupadas pela Rússia. Fontes norte-americanas ligadas às reuniões diplomáticas dizem que Moscovo pretende congelar as linhas atuais e negociar trocas territoriais, para consolidar o controlo total dessas zonas, mas não se sabe ao certo o que a Ucrânia receberia em troca.
Segundo o WSJ, o plano teria duas fases: primeiro, a retirada ucraniana de Donetsk e o congelamento da frente de combate; depois, um acordo de paz definitivo a ser negociado por Trump e Putin, aí sim, com o envolvimento de Zelenskyy.
A proposta não aborda diretamente as garantias de segurança exigidas por Kiev, incluindo a adesão à NATO. Putin teria prometido legislar para garantir que a Rússia não atacaria a Ucrânia ou a Europa — uma promessa recebida com ceticismo.

A notícia da proposta surge horas depois de Trump anunciar que se reunirá com Putin no Alasca, a 15 de Agosto, para discuti-la. O Kremlin não comentou oficialmente a proposta.

“Haverá troca de territórios”

Trump, como já tinha admitido antes, disse que “haverá trocas de território que beneficiarão ambos”.
“O Presidente Putin, acredito, quer ver a paz, e Zelensky quer ver a paz”, disse o líder norte-americano, mas o Kremlin tem excluído um encontro entre Putin e Zelenskyy, que afirma fazer sentido apenas no final de um processo negocial, quando houver acordo em relação aos termos para a paz na Ucrânia.
Zelensky “precisa de conseguir tudo o que precisa, porque vai ter de se preparar para assinar alguma coisa”, referiu o Presidente norte-americano. “E acho que está a trabalhar arduamente para conseguir isso”, adiantou Trump.

Ucrânia: “decisão sem nós nasce morta”

O Presidente ucraniano alertou para qualquer “decisão que seja tomada sem a Ucrânia”, reafirmando que os ucranianos “não vão abandonar sua terra aos ocupantes”.
“Qualquer decisão que seja tomada contra nós, qualquer decisão que seja tomada sem a Ucrânia, será uma decisão contra a paz” e “nasce morta”, avisou Zelensky nas redes sociais.
“São decisões que não podem funcionar. E todos precisamos de uma paz real e genuína. Uma paz que as pessoas respeitem”, adiantou.
A reunião no Alasca, muito aguardada, acontecerá sem Zelenskyy, que insistiu que quer estar presente e com uma participação europeia.

“Os ucranianos não vão abandonar a sua terra aos ocupantes”, acrescentou.

Fonte: NATION BOY / OPERA NEWS 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | ÁFRICA QUEBRA CORRENTES: PASSAPORTES FORA, CARTÕES DE IDENTRAÇÃO.A Namíbia 🇳🇦 e a Zâmbia 🇿🇲 acabaram de reescrever ...
10/08/2025

❗ | ÁFRICA QUEBRA CORRENTES: PASSAPORTES FORA, CARTÕES DE IDENTRAÇÃO.

A Namíbia 🇳🇦 e a Zâmbia 🇿🇲 acabaram de reescrever as regras das viagens africanas — não precisa de passaportes, apenas o seu documento de identificação nacional!

Isto é mais do que conveniência; é um passo corajoso em direção a uma África Austral unida e sem fronteiras.

O que já é realidade

Namíbia e Botsuana aboliram o uso de passaportes, permitindo que cidadães dos dois países atravessem a fronteira apresentando apenas o documento de identidade nacional. Esse acordo está em vigor desde 24 de fevereiro de 2023 e aplica-se a viagens de turismo ou negócios por até 90 dias por ano .

O que está em implementação

Agora, Namíbia e Zâmbia anunciaram que também permitirão a travessia da fronteira apenas com documentos de identidade, sem necessidade de passaporte. A confirmação foi feita pelo Ministro da Casa Civil da Namíbia, Dr. Albert Kawana, durante as celebrações do 59º aniversário da independência da Zâmbia em Windhoek. O acordo ainda está em processo de implantação .

Fonte: NATION BOY / Wikipédia / NATION MEDIA ONE 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Partido de Mondlane deverá chamar-se "Anamola"Em Moçambique, ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane alterou a ...
10/08/2025

❗ | Partido de Mondlane deverá chamar-se "Anamola"

Em Moçambique, ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane alterou a designação do seu partido, após pedido do Governo, que considerou que o anterior, "Anamalala", carregava "significado linguístico".

A informação da alteração da proposta do acrónimo Anamalala para Anamola, significando igualmente Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo, consta do recurso que o antigo candidato presidencial submeteu, esta quinta-feira (07.08), ao Conselho Constitucional (CC), por considerar que o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religioso não respondeu no prazo legal ao pedido para a constituição da formação partidária.

Em 20 de junho, o Ministério da Justiça moçambicano afirmou estar em curso, e dentro do prazo, o processo de legalização do partido que Venâncio Mondlane pretende criar, aguardando as alterações à sigla que foram exigidas.
"Está em processo, foram dadas as recomendações e acredito que estamos dentro do prazo e o partido vai submeter as alterações para a consideração do ministério", disse o secretário permanente do Ministério da Justiça, Justino Ernesto Tonela, questionado pela Lusa à margem do seminário de lançamento do processo de auscultação e recolha de dados para a elaboração do Relatório do Mecanismo de Revisão Periódica Universal.

"Anamalala" carrega "significado linguístico"

Num ofício do ministério, assinado pelo ministro Mateus Saíze, com data de 28 de maio e que a Lusa noticiou, é referido que o termo "Anamalala", proposta de acrónimo de Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo, é proveniente da língua macua, falada em Nampula, norte do país, "e por isso já carrega um significado linguístico para a comunicação dos que nela se expressam".

O ministério deu um prazo de 30 dias para a alteração da sigla, contando desde a divulgação daquele documento pela instituição da justiça moçambicana.
No despacho, acrescenta-se que os estatutos do partido que Venâncio Mondlane pretende criar "não se enquadram no conceito de princípios e nem estão alinhados" com a Constituição da República ou a Lei dos Partidos Políticos, pedindo igualmente a correção.

O ministro da Justiça reuniu-se em 09 de junho, em Maputo, com uma delegação do antigo candidato presidencial para avaliar o processo de legalização da força política, conforme requerimento que deu entrada em 03 de abril naquele ministério.
Em 14 de julho, o Conselho Constitucional moçambicano recusou apreciar o recurso em que o político Venâncio Mondlane alega que o Ministério da Justiça excedeu o prazo para apreciação do pedido de registo do seu partido, negando ter sido ultrapassado.
Mondlane submeteu em 04 de julho um recurso junto do CC, argumentando que o Ministério da Justiça não apreciou, "no prazo legal", o pedido de registo do partido.

No acórdão do CC, os sete juízes conselheiros "abstêm-se de conhecer o recurso por falta de objeto", relativamente ao processo em que o ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos é "recorrido".

Moçambique viveu desde as eleições um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas por Mondlane, que rejeita os resultados eleitorais que deram vitória a Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, partido no poder.

Segundo organizações não-governamentais que acompanham o processo eleitoral, morreram cerca de 400 pessoas em confrontos com a polícia, conflitos que cessaram após dois encontros entre Mondlane e Chapo, com vista à pacificação do país.

Fonte: NATION BOY / DW PORTUGUÊS / OPERA NEWS 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Moçambicanos sofrem com o regime antimigratório na África do SulCidadãos nacionais denunciam bloqueios no acesso a ...
07/08/2025

❗ | Moçambicanos sofrem com o regime antimigratório na África do Sul

Cidadãos nacionais denunciam bloqueios no acesso a serviços básicos de saúde e educação na África do Sul, uma acção supostamente liderada por um grupo anti-migração denominado “Dudula”, que afirma que os imigrantes ilegais estão a sobrecarregar os investimentos feitos nesses sectores.

Moçambicanos residentes na África do Sul são parte de vários imigrantes que há cerca de três meses vêm sofrendo bloqueios no acesso aos serviços básicos neste país vizinho.
A saúde é um dos serviços aos quais os moçambicanos estão impedidos de aceder, numa acção supostamente liderada por um grupo antimigração denominado “Dudula”, que afirma que os imigrantes ilegais estão a sobrecarregar os investimentos feitos nesses sectores.

Aldino Muianga, médico que reside na África do Sul, revela que já buscou os serviços de saúde, mas não teve sucesso. “No outro dia, fui à clínica. Eu também estou doente. Os custos nos hospitais privados são exorbitantes. Voltamos ao ‘Dudula’, não sei mais como se chama esse movimento aí, assim, que impede, que bloqueia o acesso, portanto, às clínicas aí”, contou Aldino Muianga.
Outro moçambicano residente na África do Sul diz que os estrangeiros não têm direito a ir ao hospital. “Com ou sem passaporte, mandam-nos embora. Não querem mais pessoas estrangeiras aqui neste país, nos hospitais. Não sei como o nosso governo nos poderá ajudar, disse José Vasco, residente em Pretória.
A falta de assistência à saúde não é o único desafio. O acesso à educação é também limitado, segundo contou Abel Amós, também residente em Pretória.

“O governo sul-africano só permite que as crianças estudem até à 10ª classe. Para continuar os seus estudos, exige-se a apresentação do BI, vulgarmente conhecido por ID”, revela Abel Amós.
Reninha Azarias, também residente na cidade sul-africana, amplia o grito de socorro às autoridades moçambicanas, temendo o pior nos próximos dias se nada for feito.
“Mulheres grávidas, algumas são deixadas de parto no corredor, nos hospitais. Isto não é pouca coisa, estamos a pedir socorro, um socorro breve mesmo”, clama Reninha Azarias.
A moçambicana residente nas terras do rand revela que não tem sido fácil para eles. “A minha zona, onde estou a viver, é uma zona muito agressiva. Se esse grupo chegar lá, eu não acho que há de sobreviver muita gente”, disse Reninha Azarias, assustada.
Governo está ciente da existência de “Dudula”
Devido a vários relatos associados à segregação e deportação em massa de estrangeiros na África do sul, o Governo de Moçambique deslocou-se, há dias, àquele país vizinho para ouvir de perto as reclamações.

Maria de Fátima Manso, secretária de Estado para as Comunidades no Exterior, disse ser uma situação que poderá, eventualmente, descambar em xenofobia. “Conforme ouvimos aqui, os relatos dos nossos concidadãos, há sinais mais do que evidentes de que este movimento, o vulgo do ‘Dudula’, poderá trazer consequências drásticas para os estrangeiros, neste caso particular, para os nossos concidadãos moçambicanos”, revela.

A secretária de Estado para as Comunidades no Exterior não tem dúvidas de que os moçambicanos “já começaram a sofrer com esta situação”, por isso disse ser urgente uma tomada de posição.
Aliás, Maria de Fátima Manso diz que a primeira coisa a fazer-se é manter um encontro com as autoridades sul-africanas para procurar saber do seu posicionamento e das possíveis soluções para esta situação.

De Janeiro a esta parte, mais de cinco mil pessoas foram deportadas da vizinha África do Sul, situação que preocupa o Governo de Moçambique, que também vai levar o caso às autoridades da terra do Rand.
Regime anti-migratório não tem motivos de ser
O território sul-africano alberga cerca de 64 milhões de pessoas, das quais 6,5% são imigrantes ilegais. O especialista em estudos e desenvolvimento, Fredson Guilengue, residente naquele país, critica o movimento antimigratório.

“Não há aqui nenhum problema numérico, e isso também se aplica na Europa, em relação aos estrangeiros. Esse é um aspecto da visibilidade, mas também tem o aspecto do desemprego, principalmente, o desemprego jovem”, sugere Guilengue.
O facto é que, na África do Sul, existe cerca de 62% de desemprego juvenil – uma situação bastante assustadora para Fredson Guilengue, que considera que “o desemprego jovem é um factor fundamental e causador da instabilidade social, porque os jovens, não tendo o que fazer, facilmente caem nessas narrativas, facilmente construídas”.

Por outro lado, Guilengue diz que essa situação do desemprego não é problema dos estrangeiros.
A lei sul-africana confere o direito à saúde e educação a todos os residentes, o que anula a narrativa de que os imigrantes sufocam os sistemas, defende Fredson Guilengue.

“O que está a acontecer tem a ver com a decadência do sistema de saúde, principalmente do sistema público, que faz com que a procura cresça, no entanto a oferta é cada vez menor, e essa decadência também não tem nada a ver com a humildade, tem a ver com questões ligadas à corrupção, e tem a ver também com questões ligadas ao investimento na saúde, na contratação dos médicos, no equipamento, etc., que tem vindo a decrescer ao longo dos anos”, conta Fredson Guilengue, especialista em Estudos e Desenvolvimento.

O director do Instituto Nacional para os Moçambicanos no Exterior confirmou, sem gravar entrevista, ter mantido um encontro com a parte sul-africana e está marcado para Setembro mais um encontro para busca de soluções.

Fonte: NATION BOY / O PAÍS / OPERA NEWS 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Angola fora do ranking dos melhores salários para agentes da polícia em ÁfricaOs países do norte africano também fi...
06/08/2025

❗ | Angola fora do ranking dos melhores salários para agentes da polícia em África

Os países do norte africano também figuram nas primeiras posições, com Marrocos e Tunísia oferecendo valores superiores a US$ 400.

Um estudo recente divulgado pelo African Folder, Angola não figura entre os 12 países africanos com os melhores salários para agentes da polícia. A lista analisa as remunerações médias mensais de profissionais da segurança pública no continente, evidenciando disparidades significativas.

O ranking é liderado pela África do Sul, onde os polícias recebem, em média, US$ 825 mensais, o equivalente a mais de 756 mil kwanzas, seguido por Botsuana (US$ 788) e Namíbia (US$ 672). Os países do norte africano também figuram nas primeiras posições, com Marrocos e Tunísia oferecendo valores superiores a US$ 400.

Segundo o estudo, embora os critérios exactos da pesquisa não tenham sido totalmente detalhados, os valores analisados reflectem, em parte, o custo de vida local e o nível de valorização profissional que os agentes da ordem recebem em cada país.

O ranking completo dos melhores salários para polícias em África:
1. África do Sul – US$ 825
2. Botsuana – US$ 788
3. Namíbia – US$ 672
4. Marrocos – US$ 571
5. Tunísia – US$ 439
6. Ilhas Maurícias – US$ 402
7. Argélia – US$ 377
8. Lesoto – US$ 269
9. Quênia – US$ 194
10. Gana – US$ 185
11. Zâmbia – US$ 178
12. Ruanda – US$ 167

Fonte: NATION BOY / Angorussia / OPERA NEWS 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | Trump endurece os vistos para os EUA: Cidadãos do Malawi e da Zâmbia vão pagar uma caução de até 15 mil dólaresOs E...
06/08/2025

❗ | Trump endurece os vistos para os EUA: Cidadãos do Malawi e da Zâmbia vão pagar uma caução de até 15 mil dólares

Os Estados Unidos da América anunciaram ontem os países cujos cidadãos serão obrigados a pagar, a partir do dia 20 de Agosto, uma taxa de garantia (caução) de até 15 mil dólares para obter vistos americanos de turismo e negócios.
Por enquanto, apenas Zâmbia e Malawi estão sujeitos à exigência da caução. O pagamento será devolvido assim que o titular do visto cumprir com todas as condições previstas, incluindo a partida dos EUA e não haverá acumulação de juros sobre os valores da caução.
A lista foi divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA, mas o governo de Donald Trump já avisou que pode ampliá-la para incluir outras nações — que serão avisadas 15 dias antes da data de vigor.

A divulgação da lista surge um dia depois de o governo de Donald Trump ter anunciado que vai cobrar caução de até 15 mil dólares para determinados tipos de vistos de turismo e negócios. Os estrangeiros afectados pela medida serão de países com “altas taxas de permanência ilegal e onde as informações de triagem e verificação são consideradas deficientes”.

A Administração Trump indicou que a lista de países afectados irá basear-se em dados de permanência irregular colectados em 2023. Esse tipo de irregularidades é conhecido como “overstay”.
Segundo o governo, o novo programa piloto, que será implementado dentro de duas semanas, tem como objectivo combater a prática de visitantes que ultrapassam o período de validade dos seus vistos ou que permanecem nos EUA além do permitido em solo americano.
Além disso, a proposta é apresentada como “ferramenta diplomática” para incentivar os países a melhorar os seus processos de triagem e verificação de identidade, além da segurança dos seus documentos de viagem.

O Departamento de Estado detalhou que o teste terá duração de 12 meses, ou seja, até 5 de Agosto de 2026, e afectará os solicitantes dos vistos B-1, destinados a viagens de negócios temporárias, e B-2, que abrangem turismo, lazer e tratamentos médicos.
Explicou também que proximamente publicará a lista de outros países abrangidos por meio do site Travel.State.Gov com pelo menos 15 dias de antecedência. Essa lista pode sofrer alterações ao longo do programa piloto, com ajustes sendo feitos dentro de um período de 15 dias entre anúncio e execução.
A partir de 20 de Agosto, os agentes consulares terão três opções de valores para exigir dos requerentes de visto: 5.000 USD, 10.000 USD ou 15.000 USD. Mas a expectativa é de que, na sua maioria, os agentes peçam um valor mínimo de 10.000 USD, segundo o governo dos EUA.

Em Novembro de 2020, o Departamento de Segurança dos EUA havia tentado implementar uma versão desse programa, com o objectivo de afectar 24 países, incluindo Afeganistão, Irão e Síria. No entanto, o projecto não avançou por causa da queda global nas viagens causadas pela pandemia de Covid-19. O Departamento de Estado também ressaltou que o programa faz parte da resposta à ordem executiva tendente a combater a “invasão” ao território norte-americano.

Fonte: NATION BOY / CARTA MZ / OPERA NEWS 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | O Barcelona ganha € 209 milhões por ano com patrocínios de camisas:PRINCIPAIS FONTES:• € 122 milhões da Nike• € 65M...
05/08/2025

❗ | O Barcelona ganha € 209 milhões por ano com patrocínios de camisas:

PRINCIPAIS FONTES:
• € 122 milhões da Nike
• € 65M + € 5M em bônus do Spotify
• € 12M do Ambilight
• € 10M da República Democrática do Congo

Fonte: NATION BOY / Fc Barcelona / Wikipédia 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

❗  | BURKINA FASO SE TRANSFORMANDO NUMA VELOCIDADE DA LUZ DEPOIS DA SAÍDA DA FRANÇA. A transformação de Burkina Faso oco...
04/08/2025

❗ | BURKINA FASO SE TRANSFORMANDO NUMA VELOCIDADE DA LUZ DEPOIS DA SAÍDA DA FRANÇA.

A transformação de Burkina Faso ocorre pelo facto de que, a corrupção é Zero e o nível de patriotismo elevado, o Presidente IBRAHIM TRAORÉ está conduzindo o Burkina Faso melhor que alguns dirigentes Ocidentais na questão da gestão do seu País.

📈 Crescimento Econômico e PIB

Em 2024, o crescimento real do PIB acelerou para 4,9 %, após um avanço de apenas 3,0 % em 2023. O crescimento real por pessoa também saltou de 0,7 % para 2,5 %.

Para 2025, o FMI projeta um crescimento mais moderado, de aproximadamente 4,2 %, devido à normalização das chuvas (afetando a agricultura) e produção industrial ainda fraca . Algumas projeções do Banco Africano de Desenvolvimento sugerem até 4,3 %.

📉 Inflação

A inflação anual aumentou para 4,2 % em 2024, principalmente por causa da alta nos preços dos alimentos após o início tardio das chuvas. Para 2025, espera-se uma queda para cerca de 3,0 %, à medida que os preços dos alimentos se moderem .

💱 Balança de Pagamentos e Corrente de Contas

O déficit em conta corrente aumentou para 5,7 % do PIB em 2024, mas deve cair para cerca de 3,4 % em 2025, impulsionado por preços recordes do ouro e maior exportação de matérias-primas .

🏛️ Finanças Públicas e Dívida

O déficit fiscal consolidou com uma redução em relação a anos anteriores — estimado entre 3,3 % e 4,0 % do PIB em 2025, dependendo da disponibilidade de financiamento externo .

A dívida pública permanece elevada, com estimativas variando: entre 63 % (em 2024 e 2025) segundo EBID/WAEMU, e cerca de 65 % do PIB segundo o Banco Africano de Desenvolvimento .

🔧 Políticas e Reformas Estruturais

O país segue implementando reformas dentro do programa do FMI com condicionalidade do ECF, visando consolidação fiscal, governança pública e aumento de gastos sociais. O FMI liberou cerca de US $ 32 milhões em junho de 2025 após a conclusão da terceira revisão do programa .

Em 2025, houve avançado processo de nacionalização de minas de ouro estrangeiras através da criação da estatal SOPAMIB, com transferência de cinco ativos em junho, ampliando controles sobre dois grandes empreendimentos operacionais anteriormente da Endeavour Mining .

O país planeja ainda estabelecer uma reserva nacional de ouro, visando maior captura de valor no setor.

Fonte: NATION BOY / OPERA NEWS / N_NOTÍCIAS / WIKIPÉDIA 📸

NATION MEDIA ONE 🎙
we are the same

Endereço

Nampula

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Nation Media publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Nation Media:

Compartilhar