10/12/2025
MATARAM E FUGIRAM: SERNIC EM NAMPULA CAPTURA UM SUSPEITO NA MORTE DE “MASSUTE” NO DISTRITO DE ANGOCHE E TRABALHA PARA DETER OS CÚMPLICES
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), através do seu núcleo Provincial em Nampula, deteve, esta semana, um jovem de cerca de 30 anos de idade no distrito de Mandimba, na Província do Niassa, acusado de um crime qualificado, onde a vítima é um cidadão de mais de 35 anos de idade, identificado apenas pelo nome de “Massute”, morto durante uma cerimônia de rito de iniciação. O crime ocorreu de forma brutal por motivos que, no texto abaixo, iremos contar detalhadamente.
Segundo o SERNIC, o crime ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano quando, este cidadão detido, seu pai e outro seu irmão, que encontram-se foragidos, teriam vindo até a casa do malogrado e iniciaram a arremessar, sem motivo aparentes, pedras para a residência da vítima. A vítima, inconformada, teria se dirigido até a uma esquadra onde teria submetido uma queixa contra os arremessadores de pedras.
Depois de receber a notificação, os mesmos teriam se dirigido até a esquadra para responder o caso, mas não foi possível, porque, segundo a PRM, os mesmos estavam sobre estado de embriaguez e foram orientados para que voltassem no dia seguinte, para dar continuidade com o caso que estavam sendo acusados.
Insatisfeitos, avança o SERNIC, os indivíduos saíram da esquadra e diretamente seguiram até a casa da vítima. Chegados lá, os dois irmãos continuaram a vandalizar a casa do malogrado e a arremessar pedras para todos os lados
O malogrado dirigiu-se até a casa dos dois irmãos afim de resolver este caso com o seu pai dos mesmos , mas, chegado lá, ao invés de resolverem o caso, houve desentendimento entre ambas partes. O pai, juntamente com os seus dois filhos, iniciaram a espancar a vítima com recurso a um pau.
De seguida, um dos irmãos teria levado uma arma branca, uma faca neste caso e desferiu golpes fatais contra o malogrado que chegou a perder a vida a caminho do hospital.
Para além do malogrado, os malfeitores agrediram, também, três crianças que assistiam a cerimônia de rito de iniciação. Os menores deram entrada ao hospital com ferimentos graves e não foi possível eles assistirem a cerimônia fúnebre do seu ente querido.
Depois do crime, ele, seu pai e seu irmão, teriam se refugiado até ao distrito de Mandimba, na Província do Niassa, afim de se livrar do problema, esquecendo do provérbio que diz que o “problema não apodrece”.
Durante a entrevista com a nossa equipe do “Jornal Virtual Tv Diário Nampula”, no SERNIC, o jovem assumiu que foi ele que bateu o cidadão com “um pauzinho” em legítima defesa. O mesmo revelou que a vítima teria ameaçado o seu pai e isso deixou-o furioso, a ponto de se dirigir até a residência do malogrado e resolver o problema de forma violenta.
O SERNIC confirmou o caso e revelou que o mesmo será apresentado ainda está semana ao MP. O SERNIC diz que continua a trabalhar na tentativa de deter o irmão e o pai deste cidadão, que foram cúmplices no caso do homicídio.
(Tv Diário Nampula)