TV Diário Nampula

TV Diário Nampula Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de TV Diário Nampula, Site de notícias, Nampula.

DETIDOS DOIS CIDADÃOS ENVOLVIDOS EM HOMICÍDIO POR DECAPITAÇÃO E VENDA DE ÓRGÃOS HUMANOS EM MURRUPULADois cidadãos encont...
18/12/2025

DETIDOS DOIS CIDADÃOS ENVOLVIDOS EM HOMICÍDIO POR DECAPITAÇÃO E VENDA DE ÓRGÃOS HUMANOS EM MURRUPULA

Dois cidadãos encontram-se detidos, na cidade de Nampula, indiciados de envolvimento no homicídio de dois indivíduos por decapitação e na venda de órgãos humanos, avaliados em cerca de um milhão de meticais, no distrito de Murrupula.

Segundo o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), um dos suspeitos, de 22 anos de idade, é apontado como autor material dos crimes, tendo assass*nado as vítimas por decapitação e, posteriormente, retirado os membros superiores e inferiores. O segundo indivíduo é acusado de guardar o dinheiro resultante da comercial!zação dos órgã*s human"s.

De acordo com as autoridades, o primeiro homicídio vitimou um cidadão de 52 anos, cujo crime terá rendido aproximadamente um milhão de meticais. Posteriormente, o mesmo suspeito terá assass*nado um adolescente de 17 anos, com o objectivo de obter cerca de cinco mil meticais.

“ESTE É UM DESAFIO, MAS O PROGRAMA ’TRIBUNA DO POVO’ NÃO VAI PARAR”, DIZ SISMO EDUARDO, DURANTE A SUA CHEGADA A NAMPULAN...
15/12/2025

“ESTE É UM DESAFIO, MAS O PROGRAMA ’TRIBUNA DO POVO’ NÃO VAI PARAR”, DIZ SISMO EDUARDO, DURANTE A SUA CHEGADA A NAMPULA

Na noite do último domingo, 14 de dezembro de 2025, o apresentador, jornalista, ativista social e Defensor dos Direitos Humanos Sismo Eduardo, desembarcou no Aeroporto Internacional de Nampula saindo da “parte incerta”. O apresentador não quiz revelar onde estave durante os 20 dias fora do convívio familiar, por motivos de segurança.

Questionado sobre o destino do programa “Trinuna do Povo”, da Rádio e Televisão Encontro — emissora católica —,Sismo Eduardo disse que o programa poderá ser apresentado por ele mesmo, por acreditar que num país democrático o cidadão tem o direito a liberdade de expressão. Segundo Sismo, para além desse aspecto, a emissora não contratou novo colaborador, por isso que ele mesmo irá continuar como o apresentador do programa, apesar das ameaças que vem recebendo.

Na mesma ocasião, Sismo foi questionado sobre agressões que sofreu durante o trajecto. Este, de forma firme, respondeu que não sofreu nenhuma tortura física e muito menos psicológica, apenas revelou que saiu de Nampula porque a pressão dos perseguidores era demasiado agressivo.

(Tv Diário Nampula)

DE VOLTA: SISMO EDUARDO DE VOLTA A NAMPULA DEPOIS DE VINTE DIAS DE AMEAÇAS POR DESCONHECIDOS Durante o mês de novembro, ...
15/12/2025

DE VOLTA: SISMO EDUARDO DE VOLTA A NAMPULA DEPOIS DE VINTE DIAS DE AMEAÇAS POR DESCONHECIDOS

Durante o mês de novembro, o ativista, apresentador e defensor dos Direitos Humanos, Sismo Eduardo, virou alvo de indivíduos desconhecidos que o ameaçavam a cada dia que passava. Para sua própria segurança, no dia 24 de novembro, telemóveis de Sismo deixaram de emitir sinais de comunicação o que , de certa forma, deixou alguns próximos ainda mais preocupados.

No dia 25 do mesmo mês, Sismo Eduardo já não falava com pessoas de qualquer maneira, excepto a sua família. Vinte dias depois, o mesmo volta ao convívio familiar e deixa aos que o amam com sentimento de orgulho pela coragem e bravura do mesmo.

Alguns minutos após a sua chegada, na frente de ativistas sociais como Gamito dos Santos e Jota Pachoneia, Sismo revelou que o programa que o fez estar em “parte incerta” durante este todo tempo poderá retomar, assim que estiver bem-disposto.

TENTOU FAZER UMA ULTRAPASSAGEM A VIATURA NA SUA FRENTE: ACIDENTE DE VIAÇÃO DEIXA DOIS JOVENS FERIDOS E DANOS AVULTADOS E...
12/12/2025

TENTOU FAZER UMA ULTRAPASSAGEM A VIATURA NA SUA FRENTE: ACIDENTE DE VIAÇÃO DEIXA DOIS JOVENS FERIDOS E DANOS AVULTADOS EM NAMPULA

Na manhã de ontem, quinta-feira, 11 de dezembro, dois jovens terão contraído ferimentos leves e levados ao hospital, em consequência de um acidente de viação, do tipo despiste, atropelamento e embate contra uma residência na “Rua dos Sem Medo”, na Cidade de Nampula. As vítimas, apesar dos ligeiros ferimentos, foram prontamente evacuadas para um hospital para a devida assistência médica.

Segundo informações em posse do Jornal “Virtual Tv Diário Nampula”, os jovens estavam carregados em uma motorizada saindo da zona do matadouro e subindo para a Rua Filipe Samuel Magaia. Na tentativa de realizar uma ultrapassagem a viatura na sua frente sem a devida atenção, a viatura, da marca Toyota, modelo Hilux e com a chapa de matrícula MMJ 27 - 96, teria empurrado os dois jovens que seguiam com a sua motorizada e de seguida teria embatido contra uma sapataria que está a escassos metros da estrada principal.

Os testemunhas que viram esta situação em primeira mão, contaram que o dono da viatura saía da zona do mercado do Matadouro em direção ao Hotel Milénio em alta velocidade enquanto comunicava com o celular em uma das suas mãos. O sapateiro do local atingido, contou que escapou da morte por sua própria inteligência porque, segundo ele, depois de ouvir barulhos de “pneus travando no alcatrão, teria saído às pressas da sua cabana”.

O sapateiro, visivelmente chocado, contou que, apenas, na sequência do acidente, o seu braço teve leves ferimentos.

De acordo com os relatos, para além dos ferimentos que as vítimas contraíram, um PT da Eletricidade de Moçambique (EDM) também sofreu pequenos danos.

Os munícipes apelam aos condutores a uma condução defensiva e prudente, sobre tudo nesta época da quadra festiva onde, geralmente, muitas pessoas tem perdido a vida nas estradas do país.

(Tv Diário Nampula).

11/12/2025

“Nenhuma grande história de sucessos vem da zona de conforto. Acorde e lute pelo seu futuro”. Bom dia amigos.

10/12/2025

Uma menção especial aos mais novos superfãs! Isac Alvaro Jahar, Lourenço Afonso, Antonio Paulo Cossa, Xavier Vasco Monjane, Delson Cardoso Cintura, Max Miliano Mugulama

MATARAM E FUGIRAM: SERNIC  EM NAMPULA CAPTURA UM SUSPEITO NA MORTE DE “MASSUTE” NO DISTRITO DE ANGOCHE E TRABALHA PARA D...
10/12/2025

MATARAM E FUGIRAM: SERNIC EM NAMPULA CAPTURA UM SUSPEITO NA MORTE DE “MASSUTE” NO DISTRITO DE ANGOCHE E TRABALHA PARA DETER OS CÚMPLICES

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), através do seu núcleo Provincial em Nampula, deteve, esta semana, um jovem de cerca de 30 anos de idade no distrito de Mandimba, na Província do Niassa, acusado de um crime qualificado, onde a vítima é um cidadão de mais de 35 anos de idade, identificado apenas pelo nome de “Massute”, morto durante uma cerimônia de rito de iniciação. O crime ocorreu de forma brutal por motivos que, no texto abaixo, iremos contar detalhadamente.

Segundo o SERNIC, o crime ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano quando, este cidadão detido, seu pai e outro seu irmão, que encontram-se foragidos, teriam vindo até a casa do malogrado e iniciaram a arremessar, sem motivo aparentes, pedras para a residência da vítima. A vítima, inconformada, teria se dirigido até a uma esquadra onde teria submetido uma queixa contra os arremessadores de pedras.

Depois de receber a notificação, os mesmos teriam se dirigido até a esquadra para responder o caso, mas não foi possível, porque, segundo a PRM, os mesmos estavam sobre estado de embriaguez e foram orientados para que voltassem no dia seguinte, para dar continuidade com o caso que estavam sendo acusados.

Insatisfeitos, avança o SERNIC, os indivíduos saíram da esquadra e diretamente seguiram até a casa da vítima. Chegados lá, os dois irmãos continuaram a vandalizar a casa do malogrado e a arremessar pedras para todos os lados

O malogrado dirigiu-se até a casa dos dois irmãos afim de resolver este caso com o seu pai dos mesmos , mas, chegado lá, ao invés de resolverem o caso, houve desentendimento entre ambas partes. O pai, juntamente com os seus dois filhos, iniciaram a espancar a vítima com recurso a um pau.

De seguida, um dos irmãos teria levado uma arma branca, uma faca neste caso e desferiu golpes fatais contra o malogrado que chegou a perder a vida a caminho do hospital.

Para além do malogrado, os malfeitores agrediram, também, três crianças que assistiam a cerimônia de rito de iniciação. Os menores deram entrada ao hospital com ferimentos graves e não foi possível eles assistirem a cerimônia fúnebre do seu ente querido.

Depois do crime, ele, seu pai e seu irmão, teriam se refugiado até ao distrito de Mandimba, na Província do Niassa, afim de se livrar do problema, esquecendo do provérbio que diz que o “problema não apodrece”.

Durante a entrevista com a nossa equipe do “Jornal Virtual Tv Diário Nampula”, no SERNIC, o jovem assumiu que foi ele que bateu o cidadão com “um pauzinho” em legítima defesa. O mesmo revelou que a vítima teria ameaçado o seu pai e isso deixou-o furioso, a ponto de se dirigir até a residência do malogrado e resolver o problema de forma violenta.

O SERNIC confirmou o caso e revelou que o mesmo será apresentado ainda está semana ao MP. O SERNIC diz que continua a trabalhar na tentativa de deter o irmão e o pai deste cidadão, que foram cúmplices no caso do homicídio.

(Tv Diário Nampula)

DESVIOU 2500 DÓLARES DE UM CLIENTE: DETIDO JOVEM QUE ROUBOU DINHEIRO DE CLIENTE “PARA FINS PESSOAIS” NA CIDADE DE NAMPUL...
10/12/2025

DESVIOU 2500 DÓLARES DE UM CLIENTE: DETIDO JOVEM QUE ROUBOU DINHEIRO DE CLIENTE “PARA FINS PESSOAIS” NA CIDADE DE NAMPULA

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC),através do seu núcleo Provincial de Nampula, deteve, esta semana, um jovem de cerca de 25 anos de idade acusado de desviar cerca de 2.500 dólares de um cliente para “fins pessoais”. O caso ocorreu no início do mês, segundo informações recolhidas por este jornal com a vítima em uma chamada telefónica feita por nós.

Segundo informações em posse do “Jornal Virtual Tv Diário Nampula”, o jovem teria sido contratado por um empresário como guia para ir ao país vizinho Malawi e proceder com a compra de alguns materiais. O mesmo, aproveitando-se da confiança que lhe havia sido depositada, teria desviado um valor de cerca de 15.400 meticais.

O empresário teria se apercebido do desvio, mas teria “deixado para lá”. Na segunda vez, o empresário teria confiado, novamente, ao jovem para se dirigir a embaixada de Moçambique no Malawi para proceder com o pagamento de alguns documentos que o mesmo estava a resolver que, feitas as contas, batiam num valor de cerca de 423.500 MTS.

O empresário teria entregue o valor completo ao detido. Quando lá chegou, o jovem apenas efectuou o pagamento de 231.000 MTS (duzentos e trinta e um mil meticais) e ficou com o remanescente do valor, cerca de 192.500 (cento e noventa e dois mil e quinhentos meticais).

A embaixada, de imediato, terá feito uma ligação ao empresário informando que o valor ainda estava em falta. O empresário tentou, por várias vezes, ligar para o cidadão para saber a sua localização e o porquê que o dinheiro não teria sido entregue na sua totalidade. Este não atendeu o telefone e, preocupado, o empresário meteu uma queixa-crime ao SERNIC.

Feitas as diligências, o jovem teria sido detido quando se refugiava ao distrito de Mandimba, na província do Niassa.

O SERNIC confirmou o caso e revelou que o mesmo poderá ser apresentado ao Ministério Público para responder pelo crime que terá cometido.

(Tv Diário Nampula)

ELA FAZIA CHÁ DE SURUMA: DETIDA IDOSA QUE USOU VÍDEOS DA INTERNET PARA FAZER A RECEITA DE UM CHÁ DE SORUMA PARA “FAZER M...
09/12/2025

ELA FAZIA CHÁ DE SURUMA: DETIDA IDOSA QUE USOU VÍDEOS DA INTERNET PARA FAZER A RECEITA DE UM CHÁ DE SORUMA PARA “FAZER MILAGRES NOS CLIENTES” NA CIDADE DE NAMPULA

A Polícia da República de Moçambique (PRM), através do seu núcleo Provincial de Nampula, deteve, há dias, uma idosa de mais de 50 anos de idade, acusada de usar soruma para fazer um suposto “milagre” aos seus clientes. A mesma teria visto a instrução da preparação da medicação nas redes sociais, em vídeos que visivelmente foram feitos por inteligência artificial (IA).

Segundo a acusada, em entrevista a nossa equipe do Jornal Virtual Tv Diário Nampula, a mesma explicou que tem, há anos, dores na parte da espinha dorsal no seu corpo. Passeando pelas redes sociais num certo dia, conta ela, teria visto uma receita onde um influenciador teria feito um “chá de soruma” e as suas dores do corpo teriam passado.

A mesma, ainda na sua explicação, contou que, quando fumava ci****os as suas dores diminuíam e, então, decidiu consumir a soruma para ver se passava de uma vez por todas.

Passou consumindo a droga até que, num certo dia, ela teria experimentado colocar no seu chá e deu certo. Depois daí, conta ela, passou a comercializar a receita e recebia resultados positivos sobre os curativos da mistura que ela havia realizado em sua casa, sem qualquer observação científica.

No dia da sua detenção, conta a idosa, um cidadão teria ido a sua casa adquirir a receita. Ela teria alegado que estava sem troco do valor que o mesmo cidadão havia entregue. Quando este saiu para procurar os trocos e comprar a dose, teria regressado com polícias e detiveram a mesma cidadã.

Rosanilza Chaúque, Porta Voz da PRM em Nampula, revelou que, apesar da dose servir para alguns curativos, o consumo e venda de droga continua sendo um crime, independentemente da condição ou intenção do indivíduo. Rosanilza Chaúque alerta que a detenção da idosa deve servir de alerta para a população, lembrando que o uso de dr**as sem quaisquer validação científica pode colocar a vida dos cidadãos em risco.

(Tv Diário Nampula)

SILENCIADO PELAS CRÍTICAS DIRETAS?: PASSAM QUINZE DIAS SEM INFORMAÇÕES DE SISMO EDUARDO, APÓS PRESENÇA DE HOMENS ESTRANH...
08/12/2025

SILENCIADO PELAS CRÍTICAS DIRETAS?: PASSAM QUINZE DIAS SEM INFORMAÇÕES DE SISMO EDUARDO, APÓS PRESENÇA DE HOMENS ESTRANHOS EM SUA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE NAMPULA

Durante o mês de novembro deste ano, o apresentador, jornalista, ativista social e Defensor dos Direitos Humanos Sismo Eduardo, denunciou sucessivas vezes ameaças contra a sua integridade física por indivíduos desconhecidos. Conta-se que os mesmos indivíduos chegaram, por várias vezes, na residência do apresentador várias vezes para assassiná-lo, mas sem sucesso, porque, segundo informações, o ativista já tinha conhecimento e andava na “parte incerta”.

No dia 23 de novembro,domingo, Sismo teria informado à sua família e aos seus amigos que poderia sair um pouco da sua casa para uma “parte incerta” e ver se os indivíduos que o ameaçavam desistiriam. A informação chegou aos destinatários, até que, na segunda-feira, 24 de novembro, os telemóveis de Sismo deixaram de emitir qualquer sinal de comunicação e teria se concluído que o mesmo já havia sido sequestrado pelos cidadãos que, durante muito tempo, controlavam milimetricamente o ativista.

Na semana passada, a Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos (RMDDH), através do Núcleo Provincial de Nampula, submeteu uma denúncia pública sobre o desaparecimento deste cidadão. Porém, até hoje, a organização ainda não recebeu a informação sobre onde o ativista encontra-se e como está de saúde. Passam 15 dias sem informações de Sismo e sem qualquer sinal de comunicação nos seus telemóveis.

O governador de Nampula, Eduardo Mariano Abdula, quando confrontando pela imprensa, teria dito que tomou o conhecimento do desaparecimento do ativista nas redes sociais e logo em seguida teria instado a polícia a trabalhar de forma árdua com vista a esclarecer este caso. O desaparecimento deste cidadão reacende o debate sobre a liberdade de expressão num país democrático.

(Tv Diário Nampula)

FOI RAPTADO OU SEQUESTRADO?: PRESIDENTE DO TRIBUNA DO POVO DESAPARECIDO HÁ CERCA DE DEZ DIAS DEPOIS DE DENUNCIAR PRESENÇ...
06/12/2025

FOI RAPTADO OU SEQUESTRADO?: PRESIDENTE DO TRIBUNA DO POVO DESAPARECIDO HÁ CERCA DE DEZ DIAS DEPOIS DE DENUNCIAR PRESENÇA DE HOMENS DESCONHECIDOS EM SUA RESIDÊNCIA EM NAMPULA

A Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos (RMDDH), através do Núcleo Provincial de Nampula, coordenado pelo ativista social e Defensor dos Direitos Humanos Gamito Dos Santos, submeteu, no início desta semana, uma denúncia pública e que dá conta do desaparecimento do ativista e apresentador Sismo Eduardo Machaiabande, líder do programa “Tribuna do Povo”, da emissora católica Rádio e Televisão Encontro e Defensor dos Direitos Humanos.

Num comunicado recebido pela nossa redação, diz que Sismo Eduardo começou a denunciar sucessivas ameaças que vinha sofrendo, de números desconhecidos e que pretendiam lhe fazer o mal. No dia 23 de novembro, o ativista teria informado que estaria distante da sua residência porque, segundo ele, não parava de receber ameaças e queria sair para ver se o caso abafasse.

Um dia depois de manter contacto com amigos e os seus familiares, isto no dia 24 de novembro, os telemóveis de Sismo deixaram de emitir sinais de comunicação o que, de certa forma, preocupou ainda mais os parentes próximos do indivíduo.

Conta-se ainda que, a organização, por se tratar de um assunto recém-acontecido, não quiz denunciar a nenhuma entidade responsável. Passados cerca de 7 dias, sem comunicação com qualquer pessoa, a RMDDH, através do seu coordenador Gamito dos Santos, a organização decidiu denunciar, visto que a vítima não se mantém em contacto com nenhuma pessoa próxima, excepto as pessoas que o sequestraram.

O caso foi submetido também a Procuradoria Geral de Nampula, ao Gabinete do Secretário do Estado e ao Gabinete do Governador de Nampula, tudo com vista a ajudar na localização de Sismo Eduardo.

Suspeita-se que o mesmo tenha sido raptado pela forma como bate de frente com os partidos no seu programa. Conhecido pela frontalidade que está na sua cara, Sismo é conhecido como um dos melhores jornalistas de Moçambique.

Confrontando pela imprensa, o governador de Nampula revelou que tomou o conhecimento do assunto a partir das redes sociais, mais particular o Facebook, e, como dirigente da província, instou a polícia a trabalhar de forma árdua para localização de Sismo.

(Tv Diário Nampula).

GOVERNADOR DE NAMPULA REFORÇA AS OPERAÇÕES DA PRM COM DUAS VIATURAS E UM DRONE. O Comando Provincial da PRM), em Nampula...
06/12/2025

GOVERNADOR DE NAMPULA REFORÇA AS OPERAÇÕES DA PRM COM DUAS VIATURAS E UM DRONE.

O Comando Provincial da PRM), em Nampula, recebeu esta Sexta-feira (05), das mãos do Governador da Província, EDUARDO ABDULA, duas viaturas de marcas Mahindra PICKUP e JAC 4WD e um drone, para reforçar as operações de combate ao crime e a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

Na ocasião, EDUARDO ABDULA, referiu que meios irão ajudar a melhorar a vigilância e a resposta da polícia nos bairros e nas estradas da província e destacou ainda que irão facilitar o patrulhamento. Relativamente ao drone, permitirá colher informação em zonas de difícil acesso e combater a criminalidade.

O governante fez saber que a prevenção do crime continua a ser uma prioridade do Governo Provincial e acrescentou que o apoio de empresas como a Nacala Logístics e a JAC foi importante para tornar possível esta entrega.

“Queremos que as nossas comunidades se sintam mais seguras. É por isso que estamos a reforçar a PRM com meios adequados. As forças de segurança são o nosso garante e seu trabalho é de extrema importância”, disse EDUARDO ABDULA.

Endereço

Nampula

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando TV Diário Nampula publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar