31/10/2025
MANIFESTAÇÃO NA TANZÂNIA JÁ FEZ 700 MORTOS EM MENOS DE TRÊS DIAS
As manifestações pós eleitoral continua tenso na Tanzania 🇹🇿, milhares de pessoas estão na rua reivindicando os resultados anunciados que dãi vitória ao partido no poder desda independência.
Segundo o site Lusa, cerca de 700 pessoas morreram desde quarta-feira nos protestos pós-eleitorais na Tanzânia.
"No momento em que falamos, o número de mortos em Dar Es Salam é de cerca de 350, e há mais de 200 em Mwanza. Se somarmos os números de outras zonas do país, chegamos a um total de cerca de 700 mortos", declarou o porta-voz do CHADEMA principal partido da Oposição , John Kitoka, à agência de notícias France-Presse (AFP) citado pelo Lusa.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou hoje às forças de segurança da Tanzânia para que não recorram a uma força "desnecessária ou desproporcionada" contra os manifestantes, após os episódios de violência eleitoral.
O CHADEMA foi excluído das eleições por se recusar a assinar o código eleitoral que, de acordo com o partido da oposição, não incluía as reformas exigidas, apelando ao boicote das eleições. O líder, Tundu Lissu, detido em abril, está a ser julgado por traição, uma acusação punível com a pena de morte.