25/10/2025
𝗗𝗼𝗺 𝗜𝗻á𝗰𝗶𝗼 𝗦𝗮ú𝗿𝗲 𝗼𝗿𝗱𝗲𝗻𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗼 𝘀𝗮𝗰𝗲𝗿𝗱𝗼𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝗠𝘂𝗿𝗿𝘂𝗽𝘂𝗹𝗮
O sol ainda mal rompia o silêncio das montanhas de Murrupula quando os primeiros fiéis começaram a chegar à Paróquia Nossa Senhora das Graças. Vindos das comunidades distantes, alguns a pé, outros de bicicleta, todos tinham o mesmo destino: testemunhar a ordenação do diácono Samuel Miguel, jovem missionário comboniano, que neste sábado (25) se tornou padre ao serviço da Igreja e do povo de Deus.
A celebração, presidida por Dom Inácio Saúre, Arcebispo de Nampula, foi marcada por uma atmosfera de profunda espiritualidade, mas também de festa e emoção.
Na homilia, Dom Inácio disse Olhando diretamente para o jovem ajoelhado diante do altar, recordou-lhe que o sacerdócio não é privilégio, mas serviço.
“Samuel, o povo não espera de ti um padre de gabinete, mas um pastor com cheiro de ovelha. Lembra-te de São Daniel Comboni: ele sonhou uma Igreja próxima dos últimos, dos esquecidos. Esse deve ser também o teu caminho.”
O arcebispo alertou-o ainda para as tentações do poder, do reconhecimento e da comodidade, pedindo que o seu ministério seja marcado pela escuta, pela compaixão e pelo coração missionário.