MOZ Notícias

MOZ Notícias Confira as últimas notícias, política e análise de Moçambique e no mundo.
(2)

Moz-Famous News! é uma pagina informativa, que ti deixara sempre atualizado com as melhores nóticias e Entretenimento dos famosos!

‼️🇲🇿 𝐌𝐨𝐜̧𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐫𝐚́ 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐟𝐚́𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐢𝐬Projeto privado liderado pela Moz-Sure, de capitais maio...
23/12/2025

‼️🇲🇿 𝐌𝐨𝐜̧𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐫𝐚́ 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐟𝐚́𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐢𝐬

Projeto privado liderado pela Moz-Sure, de capitais maioritariamente moçambicanos, promete reduzir importações, combater equipamentos "contrafeitos", criar emprego e posicionar o país como produtor regional

"A Moz-Sure, uma empresa moçambicana, maioritariamente de capitais moçambicanos, pretende construir na zona do Parque Industrial de Beluluane uma fábrica de telefones celulares, uma primeira fase. E numa fase seguinte, 'laptop' e alguns dispositivos eletrónicos", disse o representante da empresa, Francisco Chate, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra, dirigida pelo ministro das Comunicações, Américo Muchanga.

A unidade será instalada no Parque Industrial de Beluluane, na Matola, arredores de Maputo, com um investimento inicial avaliado em cerca de três milhões de dólares (2,5 milhões de euros).

Segundo o responsável, o projeto pretende reduzir a dependência da importação de telemóveis, num contexto em que a maior parte da população utiliza equipamentos contrafeitos, sublinhando os impactos negativos desses produtos na saúde e na economia.

Segundo a Moz-Sure, a iniciativa permitirá reduzir em cerca de 14% ao ano as necessidades nacionais de importação deste tipo de equipamentos, assumindo igualmente o compromisso de práticas sustentáveis e da produção de dispositivos "made in Moçambique".

O ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, presente na cerimónia, afirmou que a fábrica materializa a visão governamental de industrialização e independência económica.

Fonte: DW
Moznotícias

💰🎬 𝐖𝐀𝐑𝐍𝐄𝐑 𝐑𝐄𝐂𝐔𝐒𝐀 𝟏𝟎𝟖 𝐁𝐈𝐋𝐇𝐎̃𝐄𝐒 𝐄 𝐌𝐈𝐑𝐀 𝐍𝐀 𝐍𝐄𝐓𝐅𝐋𝐈𝐗!O conselho da Warner Bros. Discovery rejeitou uma oferta hostil de US$ 1...
18/12/2025

💰🎬 𝐖𝐀𝐑𝐍𝐄𝐑 𝐑𝐄𝐂𝐔𝐒𝐀 𝟏𝟎𝟖 𝐁𝐈𝐋𝐇𝐎̃𝐄𝐒 𝐄 𝐌𝐈𝐑𝐀 𝐍𝐀 𝐍𝐄𝐓𝐅𝐋𝐈𝐗!

O conselho da Warner Bros. Discovery rejeitou uma oferta hostil de US$ 108,4 bilhões feita pela Paramount Skydance.

O motivo? A Warner considerou a oferta "inferior" e arriscada. Mas a verdadeira bomba é a justificativa: eles estão focados no acordo de fusão com a Netflix!

Segundo a diretoria, a união com a gigante do streaming é muito mais sólida, segura e não exige novo capital.

📸 Imagem: Warnerbros.

‼𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐄 𝐃𝐄 𝐂𝐇𝐀𝐏𝐎 À 𝐍𝐀ÇÃ𝐎PRESIDENTE DA REPÚBLICA CHAMA AS MANIFESTAÇÕES PÓS-ELEITORAIS DE "VIOLENTAS, ILEGAIS E CRIMINOS...
18/12/2025

‼𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐄 𝐃𝐄 𝐂𝐇𝐀𝐏𝐎 À 𝐍𝐀ÇÃ𝐎

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CHAMA AS MANIFESTAÇÕES PÓS-ELEITORAIS DE "VIOLENTAS, ILEGAIS E CRIMINOSAS" POR TEREM GERADO UM IMPACTO DESTRUIDOR NA ECONOMIA NACIONAL E APRESENTA IMAGENS DA "SABOTAGEM" DO PERÍODO

𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐠𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫ê𝐬 𝐦𝐢𝐥 𝐦𝐢𝐥𝐡õ𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫 𝐚𝐬 𝐜𝐚𝐝𝐞𝐢𝐚𝐬, 𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐩𝐞𝐫𝐥𝐨𝐭𝐚çã𝐨 𝐮𝐥𝐭𝐫𝐚𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚 𝟐𝟎𝟎% – 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭...
15/12/2025

𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐠𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫ê𝐬 𝐦𝐢𝐥 𝐦𝐢𝐥𝐡õ𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫 𝐚𝐬 𝐜𝐚𝐝𝐞𝐢𝐚𝐬, 𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐩𝐞𝐫𝐥𝐨𝐭𝐚çã𝐨 𝐮𝐥𝐭𝐫𝐚𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚 𝟐𝟎𝟎% – 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢ç𝐚

A situação da proporção de unidades de reclusão e o seu efectivo vai de mal a pior em Moçambique, com o Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Mateus Saize, a afirmar que as contas indicam para a superlotação acima de 200%.
Falando, hoje, em Maputo, na cerimónia de Lançamento do Projecto-Piloto de Pulseiras Electrónicas, disse que a existem nas cadeias moçambicanas mais de 20 mil pessoas em reclusão, quando a capacidade nacional é de oito mil.

De acordo com Saize, a superlotação tem sido onerosa para o Estado, que despende gasta três mil milhões de meticais por ano para manter o sistema penitenciário em funcionamento. Ele revelou que em média, cada recluso custa ao Estado cerca de 150 mil meticais anuais.

Numa perspectiva de redução dos custos com cidadãos detidos e descongestionamento das cadeias, adiantou que as projecções indicam uma queda de gastos em até cinco vezes. Um recluso sob monitorização electrónica vai custar apenas trinta mil meticais por ano.

Com efeito, nesta primeira fase, serão introduzidas três mil pulseiras electrónicas, o que, para o Ministro, vai constituir “um passo estratégico e gigantesco rumo à humanização dos estabelecimentos penitenciários, porque aliviará a pressão sob o sistema penitenciário e permitirá a redução imediata das despesas do Estado para este sector de cerca de trezentos e sessenta milhões de meticais por ano, equivalente a 12% do orçamento anual do Serviço Nacional Penitenciário”.

Saize destacou que, com o valor que pode ser poupado, cerca de 1,8 mil milhões de meticais ao ano, poderão atendidas outras prioridades infra-estruturais, reabilitação e inserção social, e investimento em tecnologias para melhorar a administração da justiça.

11/12/2025

‼ ÚLTIMA HORA: Tumulto na sede da RENAMO em Nampula deixa oito feridos

Subiu para oito o número de membros da RENAMO feridos na sequência de um violento tumulto ocorrido esta quinta-feira na sede provincial do partido em Nampula, norte de Moçambique. A tentativa de assalto às instalações envolveu indivíduos armados com catanas, azagaias e paus, segundo testemunhas.

O Hospital Central de Nampula ainda não se pronunciou sobre o estado das vítimas e a polícia mantém-se no local para garantir a segurança das instalações. A DW captou imagens exclusivas do incidente.

Nelson Carvalho, porta-voz da RENAMO em Nampula, afirmou em conferência de imprensa que o partido da oposição "vai responder à sua medida" e alertou que não se responsabiliza pelas consequências. Pelo menos um dos feridos apresenta lesões ligeiras.

A motivação do ataque permanece por esclarecer, mas o episódio aumenta a tensão política no partido, num momento em que a RENAMO reforça a sua presença no norte do país.

Fonte: DW

‼𝐀𝐍𝐀𝐌𝐎𝐋𝐀 𝐞𝐦 𝐩𝐨𝐥𝐯𝐨𝐫𝐨𝐬𝐚 𝐞𝐦 𝐍𝐚𝐜𝐚𝐥𝐚-𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨Conforme apuramos os membros que renunciaram aos cargos atribuídos recentemente, o ...
11/12/2025

‼𝐀𝐍𝐀𝐌𝐎𝐋𝐀 𝐞𝐦 𝐩𝐨𝐥𝐯𝐨𝐫𝐨𝐬𝐚 𝐞𝐦
𝐍𝐚𝐜𝐚𝐥𝐚-𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨

Conforme apuramos os membros que renunciaram aos cargos atribuídos recentemente, o novo delegado político não apresenta conduta satisfatória que possa levar o Anamola nos lugares soberbos.

“Eu preferi deixar o meu cargo porque não estou gostando como este novo delegado está agindo, ele que fazer isso na casa dele. Estes pronunciamentos não agradaram alguns membros que estão na ala do novo delegado que partiram para uma discussão e culminou com agressões”, disse o membro.

Parados e com socos a mistura e insultos banhados com palavras injuriosas foi o que se viveu na manhã de ontem na sede distrital do ANAMOLA em Nacala-Porto.

“Estes que assim dizem são pessoas compradas por alguns homens de outros partidos para manchar este partido”, disse Mariano Jongo, membro do ANAMOLA.

Tentativas de ouvir o Delegado resultou em fracasso, uma vez que se encontrava trancado no interior da sede.

‼️ÚLTIMA HORA‼️Inter Miami de Messi é campeão da MLSMLS Cup | Final:Inter Miami 3-1 Vancouver Whitecaps⚽️Ocampo (autogol...
06/12/2025

‼️ÚLTIMA HORA‼️Inter Miami de Messi é campeão da MLS

MLS Cup | Final:

Inter Miami 3-1 Vancouver Whitecaps
⚽️Ocampo (autogolo)
⚽️Ahmed
⚽️de Paul
⚽️Allende

O Inter Miami, capitaneado por Lionel Messi, acaba de se sagrar campeão da liga norte-americana de futebol, pela primeira vez na história.

A equipa de Messi derrota na final a equipa da estrela alemã, Thomas Müller.

Lionel Messi, com duas assistências na final, conquista assim o 48° título da carreira e isola-se cada vez mais como o jogador mais vencedor da história do futebol.

Recorde mundial de títulos, assistências, golos + assistências... e vem aí o Mundial 2026 🙆‍♂️

𝗩𝗲𝗻𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗼 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗹𝗮𝗻𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗲 𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗔𝗡𝗔𝗠𝗢𝗟𝗔 𝗮𝗼 𝗘𝗺𝗯𝗮𝗶𝘅𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗮 𝗦𝘂𝗶́ç𝗮No dia de ontem, o Preside...
05/12/2025

𝗩𝗲𝗻𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗼 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗹𝗮𝗻𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗲 𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗔𝗡𝗔𝗠𝗢𝗟𝗔 𝗮𝗼 𝗘𝗺𝗯𝗮𝗶𝘅𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗮 𝗦𝘂𝗶́ç𝗮

No dia de ontem, o Presidente do ANAMOLA recebeu, na sede nacional, o Embaixador da Suíça, que se fez acompanhar por dois assessores, numa visita de cortesia solicitada pela própria missão diplomática.

O encontro teve como objectivo principal permitir que a delegação Suíça se inteirasse sobre as actividades, posicionamentos e perspectivas do Partido, bem como compreender a visão da organização relativamente a actual conjuntura política e social do País.

Durante a reunião, o Presidente Venâncio Mondlane fez uma contextualização abrangente, desde o surgimento do movimento até à criação formal do partido. Destacou, igualmente, os principais desafios que o ANAMOLA enfrenta no presente momento, com especial enfoque nas questões submetidas à Mesa de Diálogo com o Presidente da República e que continuam sem resposta, nomeadamente:

A necessidade de assistência médica e medicamentosa aos feridos das manifestações;
A libertação dos detidos;
3. As intimidações judiciais dirigidas a quadros do partido.

O corpo diplomático ficou admirado como o ANAMOLA, com pouco tempo de vida e sem grandes recursos consegue apresentar resultados de grande impacto para o país. Apontou como exemplo o volumoso dossier de propostas que deu entrada na COTE.

Como perspectivas futuras, o Presidente reiterou a ambição do ANAMOLA de assumir um papel de liderança na formulação de propostas para a Assembleia da República, mesmo não estando ainda representado naquele órgão e de se posicionar como referência nacional no domínio da tecnologia.

A reunião decorreu num ambiente cordial e de mútuo interesse, reforçando a abertura do partido ao diálogo com parceiros internacionais.

𝐑𝐞𝐢𝐧𝐨 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐨 𝐫𝐞𝐭𝐢𝐫𝐚 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐚́𝐬 𝐝𝐚 𝐓𝐨𝐭𝐚𝐥O Governo do Reino Unido comunicou hoje ao parlamento a saída...
01/12/2025

𝐑𝐞𝐢𝐧𝐨 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐨 𝐫𝐞𝐭𝐢𝐫𝐚 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐚́𝐬 𝐝𝐚 𝐓𝐨𝐭𝐚𝐥

O Governo do Reino Unido comunicou hoje ao parlamento a saída do país do financiamento ao megaprojeto de Gás Natural Liquefeito (GNL) Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Em causa está um financiamento de 1.150 milhões de dólares (988 milhões de euros) pelo Fundo de Financiamento de Exportações do Reino Unido (UKEF), confirmado em 2020 pelo Governo britânico, um ano antes dos ataques terroristas em Palma que levaram a TotalEnergies e invocar 'força maior' - e a suspender o projeto, de 20 mil milhões de dólares (17,2 mil milhões de euros) -, entretanto levantada, em outubro passado.

"Na preparação para a retoma do projeto, o UKEF recebeu uma proposta para alterar os termos de financiamento originalmente acordados (...). Após uma análise detalhada, o Governo do Reino Unido decidiu encerrar a participação do UKEF no projeto", disse hoje, numa declaração no parlamento, o secretário de Estado de Negócios, Comércio e Trabalho, Peter Kyle, acrescentando que após avaliação o executivo considera que os "riscos aumentaram desde 2020".

"Essa opinião baseia-se numa avaliação abrangente do projeto e nos interesses dos contribuintes britânicos, que são melhor atendidos com o encerramento da nossa participação no projeto neste momento. Embora essas decisões nunca sejam fáceis, o governo acredita que o financiamento britânico deste projeto não contribuirá para os interesses do nosso país", acrescentou.

"A UKEF reembolsará o projeto pelo prémio pago, refletindo o fim da exposição ao risco do departamento no projeto", disse Kyle.

Chapo diz que acusações são "falsas"
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, classificou sábado como falsas as acusações de violação dos direitos humanos no megaprojeto de gás da TotalEnergies.

"Quando começaram a aparecer as desinformações e a manipulação da opinião pública a nível nacional e internacional sobre o respeito aos direitos humanos em Cabo Delgado, o que nós fizemos primeiro foi enviar a Comissão Nacional de Direitos Humanos [CNDH] para Cabo Delgado, que fez um trabalho profundo, extraordinário, em toda a província ,(...) e não constataram as questões que os jornais e alguns que se fazem de investigadores a nível internacional estão a evocar", disse Chapo.

Chapo relegou combate ao terrorismo para segundo plano?

‼ÚLTIMA HORA‼ Missão de Observação Eleitoral da União Africana condena golpe na Guiné-Bissau e pede libertação dos detid...
26/11/2025

‼ÚLTIMA HORA‼ Missão de Observação Eleitoral da União Africana condena golpe na Guiné-Bissau e pede libertação dos detidos para concluir processo eleitoral.

Missão de Observação Eleitoral da União Africana (UA), em conjunto com a CEDEAO e o Fórum dos Anciãos da África Ocidental, manifestou profunda preocupação e condenou veementemente o golpe de Estado anunciado pelas forças armadas da Guiné-Bissau, ocorrido enquanto o país aguardava a divulgação dos resultados das eleições presidenciais e legislativas realizadas a 23 de novembro.

Num comunicado conjunto, os Chefes das Missões afirmaram que o processo eleitoral decorreu de forma "ordeira e pacífica", elogiando o empenho cívico do povo guineense e o profissionalismo das autoridades eleitorais. Contudo, lamentaram que "esta tentativa flagrante de perturbar o processo democrático" tenha surgido num momento em que os dois principais candidatos presidenciais tinham garantido aceitar a vontade popular.

A União Africana e a CEDEAO foram instadas a "tomar medidas necessárias para restaurar a ordem constitucional", enquanto as forças armadas foram apeladas a libertar imediatamente os altos responsáveis detidos, incluindo membros da comissão eleitoral, para permitir a conclusão do processo democrático.

O comunicado também apelou à população para manter a calma e reafirmou o compromisso das organizações africanas em apoiar a Guiné-Bissau na preservação da paz, estabilidade e bem-estar durante este período crítico.

A declaração foi assinada por Filipe Jacinto Nyusi, Chefe da Missão da UA e antigo Presidente de Moçambique; Issifu Baba Braimah Kamara, Chefe da Missão da CEDEAO; e Goodluck Jonathan, líder do Fórum dos Anciãos da África Ocidental e ex-Presidente da Nigéria

‼𝗚𝗼𝗹𝗽𝗲 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼: 𝗠𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝘁𝗼𝗺𝗮𝗺 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗻𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂. 𝗨𝗺𝗮𝗿𝗼 𝗦𝗶𝘀𝘀𝗼𝗰𝗼 𝗘𝗺𝗯𝗮𝗹𝗼́ 𝗳𝗼𝗶 𝗱𝗲𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼O Alto Comando Militar para a...
26/11/2025

‼𝗚𝗼𝗹𝗽𝗲 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼: 𝗠𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝘁𝗼𝗺𝗮𝗺 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗻𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂. 𝗨𝗺𝗮𝗿𝗼 𝗦𝗶𝘀𝘀𝗼𝗰𝗼 𝗘𝗺𝗯𝗮𝗹𝗼́ 𝗳𝗼𝗶 𝗱𝗲𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼

O Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e a Ordem Pública na Guiné-Bissau anunciou, hoje, a tomada do poder no país, com o propósito de reestabelecer a ordem e segurança públicas, até o retorno à normalidade social e constitucional

“O Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e a Ordem Pública acaba de assumir a plenitude dos poderes de Estado da República da Guiné-Bissau” anunciou Dinis N’Tchama, o porta-voz do Alto Comando Militar.

Segundo N’Tchama, o acto surge em resposta à descoberta de um plano em marcha para desestabilizar o país, conduzido por políticos nacionais e estrangeiros e “um conhecido barão de drogas”, bem assim a tentativa de manipulação dos resultados eleitorais.

“Para a operacionalização do plano, foi descoberto, pelos Serviços de Informação do Estado, um depósito de armamento de guerra” revelou.

Consoante os militares, o país estará sob seu comando “até que toda a situação esteja convenientemente esclarecida e repostas as condições para o pleno retorno da normalidade constitucional”.

Com efeito, o Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e a Ordem Pública decidiu: depor “imediatamente” o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló; encerrar “até novas ordens” todas as instituições o Estado; suspender “até nova ordem” todas as actividades dos órgãos de comunicação social; suspender o processo eleitoral em curso; encerrar a fronteira terrestre, marítima e espaço aéreo guineenses; recolher obrigatório entre 19h e 6h “até ordem contrária”.

“Até que sejam repostas as condições necessárias para restaurar a constitucionalidade do Estado dos guineenses, o Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e a Ordem Pública exercerá o poder do Estado a contar desta data” vincou, apelando a calma e colaboração dos guineenses e a compreensão de todos “perante esta grave situação imposta por uma emergência nacional”.

Cabo Delgado: 𝐓𝐨𝐭𝐚𝐥𝐄𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐞𝐬 𝐚𝐜𝐮𝐬𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐦𝐩𝐥𝐢𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐠𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚, 𝐭𝐨𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞𝐦 𝐀𝐟𝐮𝐧𝐠𝐢O Centro Europeu para os Direi...
19/11/2025

Cabo Delgado: 𝐓𝐨𝐭𝐚𝐥𝐄𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐞𝐬 𝐚𝐜𝐮𝐬𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐦𝐩𝐥𝐢𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐠𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚, 𝐭𝐨𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞𝐦 𝐀𝐟𝐮𝐧𝐠𝐢

O Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR) apresentou uma denúncia criminal na França contra a TotalEnergies por cumplicidade em crimes de guerra, tortura e desaparecimento forçado de civis no megaprojeto de gás natural liquefeito (GNL) em Cabo Delgado.

Segundo um comunicado consultado pela agência de notícias DW, (ECCHR), a gigante do petróleo e gás é acusada de ter financiado diretamente e apoiado materialmente a Força-Tarefa Conjunta, composta pelas forças armadas moçambicanas, que, entre Julho e Setembro de 2021, teria detido, torturado e assassinado dezenas de civis nas instalações de gás da TotalEnergies.

A denúncia foi apresentada à Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) francesa, que também tem mandato para investigar crimes internacionais.

Este pedido surge no momento em que a TotalEnergies acaba de anunciar o levantamento da declaração de força maior, emitida em Abril de 2021, relativa ao seu projeto de gás natural liquefeito, Mozambique LNG, apesar do conflito persistente, da intensificação dos ataques mortais e de uma grave crise humanitária.

A retomada definitiva do projecto, contudo, ainda depende da aprovação do orçamento revisto da TotalEnergies pelo governo moçambicano e da cobertura do custo adicional de 4,5 mil milhões de dólares.

A denúncia centra-se no chamado “massacre de contêineres” nas instalações da empresa. Essas alegações foram divulgadas inicialmente pelo jornal Politico em Setembro de 2024, seguido pelo SourceMaterial e pelo Le Monde .

Após um ataque insurgente à cidade de Palma, perpetrado pelo grupo armado Al-Shabab, em Março e abril de 2021, o exército moçambicano incluindo membros da Força-Tarefa Conjunta apoiada pela TotalEnergies – deteve arbitrariamente dezenas de civis em contentores metálicos situados à entrada das instalações, entre Julho e Setembro de 2021.

Os civis fugiam das suas aldeias natais devido aos ataques do Al-Shabab quando foram interceptados pelo exército.

Segundo relatos, os detidos foram torturados, submetidos a desaparecimentos forçados e alguns deles executados. Em Setembro de 2021, os últimos 26 detidos foram libertados.

A TotalEnergies tinha conhecimento das violações dos direitos humanos cometidos pelas forças armadas antes do massacre.

“A TotalEnergies sabia que as forças armadas moçambicanas eram acusadas de violações sistemáticas dos direitos humanos, mas continuou a apoiá-las com o único objetivo de proteger as suas próprias instalações”, afirma Clara Gonzales, do ECCHR.

“O envolvimento da TotalEnergies com as forças armadas locais e a gravidade das acusações devem levar à abertura de uma investigação pelas autoridades judiciais francesas.

As empresas e os seus executivos não são atores neutros quando operam em zonas de conflito: se facilitam ou incentivam crimes, podem ser cúmplices e devem ser responsabilizados”.

A Força-Tarefa Conjunta foi estabelecida por meio de um memorando de 2020 entre a subsidiária moçambicana da TotalEnergies e o Governo de Moçambique, como uma unidade de segurança dedicada à proteção das operações do projeto de GNL de Moçambique.

O megaprojeto Mozambique LNG, avaliado em cerca de 20 mil milhões de dólares, foi suspenso em Abril de 2021 devido a ataques terroristas e retomado em Outubro de 2024 após o levantamento da força maior.

Em Novembro de 2024, a TotalEnergies solicitou formalmente às autoridades moçambicanas a abertura de investigação sobre alegados abusos cometidos por membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) na península de Afungi.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) de Moçambique iniciou, em Junho de 2024, investigações sobre abusos de direitos humanos cometidos por militares durante os ataques insurgentes.

A TotalEnergies afirmou que o consórcio Mozambique LNG está cooperando plenamente com a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique.

O ECCHR é uma organização jurídica e educacional independente e sem fins lucrativos, fundada em 2007, que utiliza o direito para proteger e fazer cumprir os direitos civis e humanos.

Endereço

Rua 3 De Fevereiro
Nampula
3100

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando MOZ Notícias publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar