MOZ Notícias

MOZ Notícias Confira as últimas notícias, política e análise de Moçambique e no mundo.
(2)

Moz-Famous News! é uma pagina informativa, que ti deixara sempre atualizado com as melhores nóticias e Entretenimento dos famosos!

‼🇲🇿 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐞 Venâncio Mondlane 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥Pelo menos 300 participantes, entre nacionais e estra...
20/09/2025

‼🇲🇿 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐞 Venâncio Mondlane 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

Pelo menos 300 participantes, entre nacionais e estrangeiros, são esperados a partir de hoje no primeiro conselho nacional do partido Anamola, na província de Sofala, centro de Moçambique, evento que inicia com o lançamento oficial do movimento político.

"Este momento é um marco porque, a final de contas, este é um partido que foi criado a pedido mesmo do próprio povo", disse Abdul Nariz, da equipa de comunicação do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, presidente interino do Anamola.

O partido Anamola foi aprovado em 15 de agosto pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, num pedido de registo que deu entrada em abril, disse o mandatário judicial, Mutola Escova.

A cerimónia do lançamento oficial do partido, a partir das 08:00, na cidade da Beira, a capital provincial, contará, entre outros, com o registo de membros do movimento político, além de apresentações culturais.

"Esperamos que o povo esteja lá em massa para fazer parte deste marco para democracia nacional.

Esperamos também que haja uma interação positiva, não apenas dos membros do partido mas com a população em geral", afirmou.

‼O Conselho Constitucional rejeitou hoje a ação que pedia a declaração de incompatibilidade no acúmulo de funções de Pre...
19/09/2025

‼O Conselho Constitucional rejeitou hoje a ação que pedia a declaração de incompatibilidade no acúmulo de funções de Presidente da República de Moçambique e presidente do partido FRELIMO por Daniel Chapo. 👇

No Acórdão publicado esta sexta-feira (19.09), os juízes conselheiros concluíram que a Constituição não impede a acumulação das funções de Presidente da República de Moçambique e presidente de partido político, no caso a FRELIMO, contrariando o entendimento dos 14 cidadãos que moveram a ação.

Os autores invocaram o artigo 148 da Constituição - que proíbe ao Chefe de Estado exercer outras funções públicas e, em qualquer caso, funções privadas - e apontaram uma violação do juramento presidencial e dos princípios constitucionais aplicáveis aos partidos.

No entender do Conselho Constitucional, os partidos políticos têm natureza 'sui generis', com funções constitucionais que os afastam de uma classificação estritamente privada.

A ministra albanesa gerada por inteligência artificial, uma estreia mundial, discursou nesta quinta-feira (18) perante o...
19/09/2025

A ministra albanesa gerada por inteligência artificial, uma estreia mundial, discursou nesta quinta-feira (18) perante o Parlamento do país dos Bálcãs e garantiu que seu objetivo não é "substituir os humanos, mas ajudá-los".

A nova ministra, batizada com o nome de Diella, foi nomeada na semana passada pelo primeiro-ministro da Albânia, o socialista Edi Rama.

Diella será responsável por todas as decisões sobre licitações de contratos públicos para garantir que sejam "100% livres de corrupção" e que todos os fundos públicos submetidos a esse procedimento sejam "perfeitamente transparentes", indicou Rama.

"Permitam-me lembrar: o verdadeiro perigo para as Constituições nunca foram as máquinas, mas as decisões desumanas daqueles que estão no poder", apontou a ministra de IA.

𝐉𝐮𝐢𝐳𝐚 𝐚𝐫𝐫𝐚𝐬𝐚 𝐚𝐜𝐮𝐬𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭é𝐫𝐢𝐨 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨. 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐬ão 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐌𝟕 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐟𝐚𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚𝐬....
17/09/2025

𝐉𝐮𝐢𝐳𝐚 𝐚𝐫𝐫𝐚𝐬𝐚 𝐚𝐜𝐮𝐬𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭é𝐫𝐢𝐨 𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨. 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐬ão 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐌𝟕 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐟𝐚𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚𝐬.

• "Quanto aos documentos e dados bancários da arguida Glória Nobre, não é necessário qualquer esforço para concluir que os documentos foram obtidos por meios não licitos."

•"A Policia deteve os arguidos sem prova indiciária concreta e sem
o competente mandado, interrogaram os arguidos em circunstâncias pouco esclarecedoras e acederam aos telemóveis dos mesmos e extrairam mensagens."

•"A prova judiciária de base de acusação foi obtida após a detenção dos arguidos e através da pratica de actos que interferem com direitos fundamentais."

•"Os arguidos apresentavam sequelas de agressão, visİvelmente notáveis
com realce para os joelhos e olhos."

•"Analisadas as provas indiciárias que fundamentaram a imputação dos factos aos arguidos, todas referidas na acusação, conclui-se, sem qualquer hesitação, pela nulidade das provas que serviram de base da acusação deduzidas."

Fonte: Canalmz
MOZ Notícias

🇲🇿 Seis camponeses - entre eles uma mulher grávida - foram brutalmente mortos à catana por supostos terroristas em Nova ...
16/09/2025

🇲🇿 Seis camponeses - entre eles uma mulher grávida - foram brutalmente mortos à catana por supostos terroristas em Nova Família, Muidumbe, Cabo Delgado. As vítimas foram atacadas enquanto trabalhavam nos campos de tabaco.

Seis trabalhadores rurais foram mortos no sábado (13.09) em suas plantações de tabaco às margens do rio Messalo, aproximadamente 80 quilômetros da sede do distrito de Muidumbe, Cabo Delgado.

As mortes ocorreram após eles serem surpreendidos por homens armados, suspeitos de fazer parte do grupo terrorista que atua na região.

"Foram mortas à catana", relatou uma das fontes em Muidumbe, acrescentando que entre as vítimas mortais conta-se uma grávida, que ajudava o marido na produção de tabaco naquele campo.

"Uma mulher jovem, estava grávida. É triste", lamentou a mesma fonte. Os corpos foram enterrados na segunda-feira (15.09) com o apoio de paramilitares da Força Local.

Os populares relatam que começaram a deixar aquelas comunidades, partindo para a sede de Muidumbe e Mueda. "Há abandono dos campos de produção", lamentou outra fonte.

Além de Nova Família, em Muidumbe, os residentes de Tadavala, no distrito vizinho de Macomia, estão a deixar essas localidades, receando novas incursões.

ACIDENTE EM NICOADALA CAUSA 14 MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVESUm grave acidente de viação tirou a vida a catorze pessoas,...
13/09/2025

ACIDENTE EM NICOADALA CAUSA 14 MORTOS E VÁRIOS FERIDOS GRAVES

Um grave acidente de viação tirou a vida a catorze pessoas, na manhã deste sábado, na Estrada Nacional Número 10, na zona de Neriri, distrito de Nicoadala, província da Zambézia.

O sinistro envolveu uma minibus de transporte semicolectivo, que vinha de Quelimane, e um camião de carga proveniente de Nicoadala com destino à mesma cidade. Segundo testemunhas, o choque frontal foi de forte intensidade, provocando destruição quase total da minibus.

Entre os ocupantes da viatura ligeira, apenas três sobreviveram, mas encontram-se em estado grave e foram transferidos para o Hospital Distrital de Nicoadala.
O motorista do camião não resistiu ao impacto e perdeu a vida no local, enquanto o ajudante conseguiu escapar com vida.

Equipes da Polícia de Trânsito e do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários deslocaram-se imediatamente ao local para prestar assistência às vítimas e iniciar as investigações que poderão esclarecer as causas da tragédia.

𝐅𝐃𝐒 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐜𝐞𝐩𝐭𝐚𝐦 𝐜𝐚𝐦𝐢𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝟐𝟔 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐍𝐚𝐦𝐩𝐮𝐥𝐚As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) interceptara...
13/09/2025

𝐅𝐃𝐒 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐜𝐞𝐩𝐭𝐚𝐦 𝐜𝐚𝐦𝐢𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝟐𝟔 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐍𝐚𝐦𝐩𝐮𝐥𝐚

As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) interceptaram, na noite de Sexta-feira (12.09), um camião de contentor que transportava 26 homens munidos de material bélico, incluindo catanas e outros instrumentos de ataque.

O veículo, que fazia o trajecto a partir de Macomia com destino a Nampula, foi mandado parar ao chegar à localidade de Silva-Macua, mas o motorista recusou-se a obedecer à ordem. Perseguido pelos militares, o camião acabou abandonado próximo ao rio Megaruma.

As forças moçambicanas conseguiram recuperar o veículo e encaminhá-lo para Metoro, onde, ao abrir o contentor, encontraram os 26 homens armados escondidos no seu interior.

Até ao momento, não foram avançados detalhes sobre a identidade dos indivíduos nem sobre o destino que pretendiam dar ao material apreendido. As autoridades continuam as investigações para apurar as motivações e possíveis ligações do grupo.

𝐂𝐈𝐏 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐞𝐱𝐨̃𝐞𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐨𝐬𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐨𝐞𝐝𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐧𝐠𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐛𝐚𝐧𝐜𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬Uma invest...
11/09/2025

𝐂𝐈𝐏 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐞𝐱𝐨̃𝐞𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐨𝐬𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐨𝐞𝐝𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐧𝐠𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐛𝐚𝐧𝐜𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬

Uma investigação do Centro de Integridade Pública (CIP) conclui haver conexões criminosas entre funcionários de bancos comerciais e o mercado paralelo de venda de moeda estrangeira que podem justificar, em parte, a escassez de divisas em Moçambique.

Na investigação o CIP apurou que as divisas que circulam no mercado informal têm várias origens: de cidadãos estrangeiros que estão no país a turismo; de comerciantes estrangeiros e nacionais que têm o hábito de acumular moeda estrangeira em suas casas; de políticos ou governantes que movimentam quantidades consideráveis; de casas de câmbio; de mukheristas e de bancos comerciais.

Alias, de acordo com a investigação do CIP o mercado informal da venda da moeda estrangeira tem como base do seu florescimento os bancos comerciais que também fazem parte desta teia criminosa.

A investigação revela que nos bancos comerciais, os esquemas são muitas das vezes encabeçados pelos homens do caixa e da tesouraria.

A publicação faz menção dos expatriados que trabalham em Moçambique e que recebem seus salários nos bancos via cheque e em moeda estrangeira. E a partir dai que entre a grande mafia dos bancos.

“Ao seu critério, o funcionário bancário pode determinar que dos 50 mil dólares, 40 mil serão convertidos em meticais e apenas 10 mil pagos em dólares. Para fornecer os meticais ao expatriado, o caixa usa o câmbio formal do dia, que é, em média de 64 meticais/por uma unidade do dólar. Feitos os cálculos, o funcionário entra no sistema, simula a conversão dos 40 mil dólares e emite o comprovativo da operação. Ao cliente é entregue o documento da conversão, os 10 mil dólares e os 2,5 milhões de meticais da conversão dos 40 mil dólares”, indica a publicação.

“Antes de colocar os dólares no sistema, o agente do caixa contacta pessoas da sua confiança que queiram comprar os 40 mil dólares ao preço do mercado paralelo, que pode ser 75 meticais/ por unidade do dólar, isto é, 11 meticais acima do que é cobrado no banco”, revela a publicação que temos estado a citar.

A rede pode envolver duas, três ou mais pessoas. A ação é feita de forma célere de modo a não deixar pistas, e assim tanto o gerente do balcão como gestor não tomam conhecimento.

Uma fonte bancária citada na publicação confirmou que este tipo de operações é das mais seguras e lucrativas. “Ou seja, se fizer este tipo de operação todos os dias, o caixa não precisa de se envolver noutros tipos de operações mais arriscadas”, referiu a fonte.

Os bancos tornam-se assim os principais fornecedores de moeda estrangeira ao mercado informal, contribuindo para a escassez de divisa no país.

Fonteː CIP
MOZ Notícias

𝐓𝐮𝐦𝐮𝐥𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐁𝐨𝐛𝐨𝐥𝐞ː 𝐒𝐆 𝐝𝐚 𝐅𝐫𝐞𝐥𝐢𝐦𝐨 𝐝𝐢𝐳 𝐪𝐮𝐞 𝐡𝐨𝐮𝐯𝐞 𝐞𝐱𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐳𝐞𝐥𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥𝐢́𝐜𝐢𝐚O Secretário-geral da Frelimo, Chakil Aboobac...
03/09/2025

𝐓𝐮𝐦𝐮𝐥𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐁𝐨𝐛𝐨𝐥𝐞ː 𝐒𝐆 𝐝𝐚 𝐅𝐫𝐞𝐥𝐢𝐦𝐨 𝐝𝐢𝐳 𝐪𝐮𝐞 𝐡𝐨𝐮𝐯𝐞 𝐞𝐱𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐳𝐞𝐥𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥𝐢́𝐜𝐢𝐚

O Secretário-geral da Frelimo, Chakil Aboobacar afirma ter havido excesso de selo por parte da polícia no caso que culminou com o baleamento de um menor pelo agente da PRM ocorrido esta segunda-feira, em Bobole, distrito de Marracuene.

Citado numa publicação do jornal “O Pais”, Chakil Aboobacar, disse que a polícia devia ter usado meios menos excessivos para obrigar o condutor do autocarro que estava a ser perseguido a abrandar a marcha.

Desencorajou entretanto, actos de violência que culminaram com linchamento até a morte de um agente da PRM pela população que estava enfurecida.

O responsável exigiu também a punição exemplar contra os agentes implicados no caso.

Chakil Aboobacar falava esta terça-feira, a partir da cidade de Tete, onde realiza uma visita de trabalho de cinco dias.

🇲🇿 ‼ Venâncio Mondlane disse esta segunda-feira (01.09), que a 1ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional do ANAMOLA irá a...
01/09/2025

🇲🇿 ‼ Venâncio Mondlane disse esta segunda-feira (01.09), que a 1ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional do ANAMOLA irá acontecer entre os dias 20 e 22 deste mês na Beira, província de Sofala. O político fez o anúncio num direto na sua conta oficial do Facebook após marcar presença na primeira reunião do Conselho do Estado deste mandato.

"São mais de 500 pessoas que vão participar nessa grande reunião onde o nosso partido vai ficar fortificado e onde vamos apresentar os órgãos do partido", sublinhou.

No direto, o ex-candidato presidencial apelou à ajuda dos seus apoiantes para a realização do Conselho Nacional do ANAMOLA. "O orçamento está muito elevado. Até agora estamos a falar de cerca de 10 milhões de meticais de orçamento para organizar esta grande reunião. Precisamos da vossa ajuda", justificou, disponibilizando uma conta bancária para onde deverão ser feitas as transferências.

Mondlane anunciou ainda que no próximo dia 20 será lançada a plataforma onde os apoiantes da ANAMOLA poderão tornar-se membros do partido. A inscrição será, segundo Mondlane, no valor de 20 meticais e a primeira cota 100 meticais.

MOZ Notícias

01/09/2025

𝐁𝐨𝐛𝐨𝐥𝐞 𝐛𝐥𝐨𝐪𝐮𝐞𝐚𝐝𝐚: 𝐏𝐨𝐥𝐢́𝐜𝐢𝐚 𝐛𝐚𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐦𝐞𝐧𝐨𝐫 𝐞 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦 "𝐋𝐞𝐢 𝐝𝐨 𝐓𝐚𝐥𝐢ã𝐨"

A estrada nacional (EN1) na zona de Bobole, vila de Marracuene, está bloqueada. Mais uma vez. Uma altercação entre a polícia e população resultou no baleamento de uma menor que se encontrava num transporte público a passar. Em reposta a população cercou a polícia e agrediu um dos agentes até à morte.

Bobole foi um dos principais centros das manifestações contra a fraude eleitoral e onde houve vários civis mortos durante vários dias. A relação entre a população e a polícia em Bobole está polarizada desde as eleições, muito por culpa da chacina que a polícia promoveu naquele ponto. MOZ Notícias

𝐅𝐀𝐃𝐌 𝐞𝐬𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐦 𝐚 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 “𝐞𝐱-𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐫𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬” 𝐞𝐦 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐃𝐞𝐥𝐠𝐚𝐝𝐨As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FA...
29/08/2025

𝐅𝐀𝐃𝐌 𝐞𝐬𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐦 𝐚 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 “𝐞𝐱-𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐫𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬” 𝐞𝐦 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐃𝐞𝐥𝐠𝐚𝐝𝐨

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) esclareceram, na Quinta-feira (28), informações veiculadas por alguns órgãos de comunicação social sobre um alegado abandono de um grupo de ex-militares que estaria a apoiar operações contra o terrorismo na província de Cabo Delgado

Em nota oficial, as FADM explicam que se trata de antigos militares em diferentes condições: alguns passaram à Reserva de Disponibilidade após o cumprimento do Serviço Militar, outros manifestaram voluntariamente a intenção de deixar as fileiras, conforme previsto na Lei do Serviço Militar (Lei n.º 32/2009). Há ainda casos de indivíduos expulsos por indisciplina, incluindo deserção, ao abrigo do Regulamento de Disciplina Militar (Decreto-Lei n.º 1/2012).

Segundo o comunicado, estes ex-militares tentaram regressar às fileiras, mas sem cumprir os procedimentos legais exigidos. “As Forças Armadas, regendo-se por leis e regulamentos, devem observar integralmente a legislação em vigor”, refere a nota.

Contudo, as FADM garantem que os casos estão sendo analisados individualmente, conforme previsto na Lei do Serviço Militar (Lei n.º 19/2023). Por isso, decidiu-se pela retirada do grupo para as suas zonas de origem, onde poderão dar seguimento às formalidades legais necessárias para eventual reintegração.

A instituição castrense repudiou ainda declarações públicas de alguns elementos do grupo, que, segundo as FADM, procuram denegrir a imagem da força. “As Forças Armadas continuam firmes na defesa da integridade territorial, da soberania e do bem-estar da população moçambicana”, conclui o comunicado. MOZ Notícias

Endereço

Rua 3 De Fevereiro
Nampula
3100

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando MOZ Notícias publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar