26/09/2025
                                            *A Administradora do Distrito de Govuro defende a higiene e harmonização dos preços aos proprietários das moagens*
O dado foi avançado nesta Sexta-feira, 26 de Agosto de 2025, na reunião com Operadores das Moegens em Govuro, cujo objectivo era compreender e uniformizar a forma de servir e oferecer os serviços de moagens de farinha de milho, Arroz e Mapira, dada a reclamação da população pelos preços e procedimentos aplicados  nas moageiras.
Durante a reunião, ficou acordado que todas as moageiras do Distrito, deverão aplicar a tabela de preços abaixo:
Pilar Milho e Arroz custa 50MT por lata.
Pilar Mapira custa 70MT por lata, e Moer milho e Mapira custa 50MT por lata.
Na ocasião, a Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo,* instou aos operadores das moagens para aplicação dos preços harmonizados, e zelar pela higiene dos trabalhadores assim como do local de trabalho, uso de uniforme (Bata, máscara e lenço para as mulheres).
Os operadores não devem obrigar a comunidade a deixar ou exigir valor adicional para terem acesso ao farelo, isto é, a comunidade deverá ser livre de levar ou deixar o farelo, sem implicância de cobranças extras, disse *Chivambo* .
E, dado Maior número de Moageiras não licenciadas a chefe do  executivo do Distrito chamou atenção à todos os operadores para legalização das suas moageiras até 31 de Dezembro de 2025, pelo que apartir de Janeiro de 2026, todos os operadores ilegais serão multados nos termos da Lei.
No fim, *Chivambo* sensibilizou aos operadores das Moagens para tratar cartões de saúde para os trabalhadores e proprietários de Moagens para garantir a Legalidade total dos seus estabelecimentos.
 _Govuro, de Velha à Nova-Mambone, Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável_