Governo do Distrito de Govuro

Governo do Distrito de Govuro A Presente Pagina tem como objectivo divulgar informacoes sobre as realizacoes do Governo do Distrito

*A Administradora do Distrito de Govuro defende a higiene e harmonização dos preços aos proprietários das moagens*O dado...
26/09/2025

*A Administradora do Distrito de Govuro defende a higiene e harmonização dos preços aos proprietários das moagens*

O dado foi avançado nesta Sexta-feira, 26 de Agosto de 2025, na reunião com Operadores das Moegens em Govuro, cujo objectivo era compreender e uniformizar a forma de servir e oferecer os serviços de moagens de farinha de milho, Arroz e Mapira, dada a reclamação da população pelos preços e procedimentos aplicados nas moageiras.

Durante a reunião, ficou acordado que todas as moageiras do Distrito, deverão aplicar a tabela de preços abaixo:
Pilar Milho e Arroz custa 50MT por lata.

Pilar Mapira custa 70MT por lata, e Moer milho e Mapira custa 50MT por lata.

Na ocasião, a Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo,* instou aos operadores das moagens para aplicação dos preços harmonizados, e zelar pela higiene dos trabalhadores assim como do local de trabalho, uso de uniforme (Bata, máscara e lenço para as mulheres).

Os operadores não devem obrigar a comunidade a deixar ou exigir valor adicional para terem acesso ao farelo, isto é, a comunidade deverá ser livre de levar ou deixar o farelo, sem implicância de cobranças extras, disse *Chivambo* .

E, dado Maior número de Moageiras não licenciadas a chefe do executivo do Distrito chamou atenção à todos os operadores para legalização das suas moageiras até 31 de Dezembro de 2025, pelo que apartir de Janeiro de 2026, todos os operadores ilegais serão multados nos termos da Lei.

No fim, *Chivambo* sensibilizou aos operadores das Moagens para tratar cartões de saúde para os trabalhadores e proprietários de Moagens para garantir a Legalidade total dos seus estabelecimentos.

_Govuro, de Velha à Nova-Mambone, Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável_

*A Administradora de Govuro, defende valorização da história do nosso país.* A Excelentíssima Senhora Administradora do ...
25/09/2025

*A Administradora de Govuro, defende valorização da história do nosso país.*

A Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito, *Natália Chivambo* falava hoje, 25.09.2025 por ocasião das comemorações do Sexagésimo primeiro aniversário (61⁰) das Forças Armadas de Defesa de Moçambique sob o lema " _FADM, 61 anos servindo com honra, defendendo com coragem e unidos com patriotismo"_

As comemorações desta data começaram com a deposição de coroa de flores na praça dos heróis Moçambicanos pela Administradora do Distrito, *Natália Fernando Chivambo* . Igualmente, foram marcadas pelas diversas manifestações culturais e desportivas como Ginástica (salto a corda), Desfile de moda, música ligeira, dança moderna e futebol 11 envolvendo os Sub-20 de Govuro contra Sub-20 de Machanga.

No seu discurso, *Chivambo* Expressou gratidão e respeito para com todos os membros das FADM pelo sacrifício incansável para garantir a segurança e estabilidade, sobretudo no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
Ainda no seu discurso, a dirigente exortou aos presentes para que valorizassem a liberdade e a soberania, sejam patriotas e respeitem os combatentes que lutaram pala nossa liberdade.

Terminando, *Chivambo* apelou aos pais e/ou encarregados de educação para inscrever/ matricular as crianças da primeira classe, Alfabetização e Educação de Adultos respectivamente, processo que vai arrancar no próximo dia 01 de outubro a 31 de Dezembro de 2025.

Ainda na mesma senda, apelou à todas raparigas com idade compreendida entre 12 a 18 anos para que adiram à vacinação contra Cancro do Colo do Útero(CCU) e Vírus de Papiloma Humano(HPV) nos centros de saude, nas escolas e sede dos bairros, nos dias 29 de Setembro a 03 de Outubro do ano em curso.

Govuro, de Velha à Nova-Mambone Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentavel

22/09/2025

O Conselho Municipal de Nampula veio a público, através de um despacho assinado pelo Presidente Luís Madubula Giquira, esclarecer que nem a instituição nem o seu dirigente atribuíram qualquer valor monetário ao pugilista Orlando Orjana, conhecido como “Lil Wayne”.

*Comemorações do Dia Mundial da Limpeza em Govuro*  A Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo* ...
21/09/2025

*Comemorações do Dia Mundial da Limpeza em Govuro*

A Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo* , dirigiu na manhã deste Sábado, 20 de Setembro de 2025, as comemorações do Dia Mundial da Limpeza, sob lema: _Vamos todos Prevenir e Combater a Poluição de Plásticos_ , com objectivo principal de promover a consciência ambiental, chamando a atenção para os problemas do lixo, da poluição e da má gestão dos resíduos.

A efeméride foi caracterizada pela limpeza nas vias públicas em arredores da Vila de Nova Mambone, palestra sobre o saneamento do meio, higiene pessoal e coletiva e preservação do meio ambiente.

Na sua intervenção, a Administradora do Distrito desafiou os membros do governo a intensificar as actividades de limpezas institucionais e, igualmente, recomendou ao sector do SDPI, pela área do ambiente, para traçar estratégia acertadas com vista a massificação de jornadas de limpezas.

Outrossim, enfatizou que a comemoração do dia mundial de Limpeza trata-se de uma actividade de vital importância, pois, para além da recolha de lixo, as crianças aprendem, através da prática, valores de responsabilidade ambiental, incorporando no seu dia-a-dia atitudes como não deitar lixo no chão. Ao mesmo tempo, levam esta mensagem para as suas casas, influenciando as famílias a tornarem-se agentes de mudança.

_Govuro, de Velha à Nova-Mambone, Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável._

*EM GOVURO* A Administradora do Distrito considera o Fundo de Desenvolvimento Económico Local_FDEL, uma iniciativa com i...
16/09/2025

*EM GOVURO*

A Administradora do Distrito considera o Fundo de Desenvolvimento Económico Local_FDEL, uma iniciativa com impacto significativo e que visa impulsionar as Economias Distritais

As palavras, foram avançadas nesta segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, pela Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo* , durante o discurso de abertura da Reunião de Capacitação da Comissão de Avaliação de Projectos e Outros Intervenientes, no âmbito do FDEL a nível do Distrito.

A formação contou com a presença de Formadores Provinciais, Membros do Governo, Membro da Assembleia Provincial Residente, Chefes dos Postos Administrativos e Localidades, Representantes da Sociedade Civil, Agentes Económicos e personalidades Influentes locais.

Na ocasião, a dirigente lançou o apelo aos formandos, com destaque para a comissão de avaliação dos projectos, de modo a considerar a capacitação como um momento de reflexão e de busca de ferramentas base para o sucesso dos processos de selecção, avaliação e apuramento dos projectos que possam espelhar e/ou responder aos problemas das comunidades, impulsionando deste modo o desenvolvimento do Distrito.

Para terminar, *Chivambo* pediu aos Chefes dos Postos Administrativos e de Localidades, assim como aos demais, para a necessidade de fazer a réplica da capacitação e divulgar os manuais de procedimentos, usando os meios de comunicação social disponíveis localmente e reuniões Comunitárias para que todo cidadão de Govuro, em especial jovem, tenha conhecimento dos termos e condições de acesso ao FDEL.

Refira-se que os Funcionários Públicos e todos aqueles que são devedores(Mutuários) do Fundo do Desenvolvimento Local-FDD não são elegíveis ao FDEL.

*Govuro, de Velha à Nova Mambone Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável.*

*Administradora do Distrito de Govuro quer Obras Resilientes e Futuristas* *Natália Fernando Chivambo,* Administradora d...
05/09/2025

*Administradora do Distrito de Govuro quer Obras Resilientes e Futuristas*

*Natália Fernando Chivambo,* Administradora do Distrito de Govuro, avançou o apelo, nesta sexta-feira 05 de Setembro de 2025, durante a visita de monitoria de qualidade das Obras de Reabilitação do Centro de Saúde de Doane e de Requalificação do Centro de Saúde de Pande.

Na ocasião, *Chivambo* avaliou positivamente os trabalhos e exortou a empreitada para observância da resiliência e alta qualidade das obras, tendo em conta a vulnerabilidade do Distrito à eventos extremos.

Outrossim, apelou a seriedade da empreitada na execução das obras, devendo cumprir com os prazos pre-estabelecidos.

De realçar que as obras de reabilitação de CS de Doane, que contam com a construção de bloco que comporta uma Farmácia, laboratório e sala para pequenas sirurgias, estão a cargo de YUNA CONSTRUÇÕES, num valor de 27.950.482,41MT, financiadas pela SASOL, no âmbito dos Acordos de Desenvolvimento Local_ADL's.

As obras, encontram-se na fase de remoção da estrutura da enfermaria, seguido de reabilitação de bloco por bloco.

As Obras de Requalificação do Centro de Saúde de Pande estão a cargo de TAUZEN CONSTRUÇÕES, num valor de 68.508.578,54MT, financiadas pela SASOL no âmbito dos ADL. Estando agora na fase de construção do estaleiro e demarcação dos locais das obras.

_Govuro, de Velha à Nova-Mambone, Promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável._

*VIII Sessão Ordinária do Governo de Govuro* O Executivo do Distrito de Govuro reuniu-se, esta quinta-feira, 28 de Agost...
28/08/2025

*VIII Sessão Ordinária do Governo de Govuro*

O Executivo do Distrito de Govuro reuniu-se, esta quinta-feira, 28 de Agosto, na sua VIII Sessão Ordinária, sob presidência da Administradora Distrital *Natália Fernando Chivambo.*

Durante a sessão foram analisadas diversas matérias de interesse público, destacando-se:

I. O relatório mensal do Governo Distrital;

II. O balanço semestral das atividades do núcleo distrital de combate ao HIV/SIDA;

III. A informação sobre o estágio das obras em curso no distrito;

IV. A situação da ordem, segurança e tranquilidade públicas;

V. A situação epidemiológica e a disponibilidade de medicamentos essenciais;

VI. Os preparativos das celebrações de 22 de Dezembro, Dia da Vila de Nova-Mambone;

VII. A apreciação dos programas alusivos às celebrações de 7 e 25 de Setembro, Dias da Vitória e das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, respetivamente.

No final dos debates, o Executivo aprovou a criação de um plano conjunto e institucional de promoção de jornadas de limpeza em todas as comunidades e instituições públicas do distrito, com o objetivo de prevenir a eclosão de doenças de origem hídrica.

Ainda na mesma sessão, o órgão deliberou a realização de uma reunião do Conselho Consultivo Distrital, com objectivo de avaliar o projecto *_Agro Chimunda BH__* Projecto Integrado de Produção e Moagem de Milho de Chimunda, pertencente a empresa chinesa *_BIN HUANG, SU, LDA_ ,* que pretende operacionalizar o regadio de Chemuda.

O órgão saudou igualmente, com grande satisfação a recente visita de trabalho da Excelentíssima Senhora *Natália Fernando Chivambo* Administradora Distrital às Localidades de Jofane, Luido e Machacame, Posto Administrativo de Save, nos dias 26 e 27 do mês em curso, onde manteve encontros com a população e diferentes grupos sociais.

_Govuro de Velha à Nova-Mambone promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável._

*Juventude de Govuro participa em reunião de divulgação do fundo de desenvolvimento económico local e exige a transparên...
27/08/2025

*Juventude de Govuro participa em reunião de divulgação do fundo de desenvolvimento económico local e exige a transparência*

A Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Fernando Chivambo* , reuniu-se esta quarta-feira, 27 de Agosto, com jovens locais para divulgar as modalidades de acesso ao financiamento do Fundo de Desenvolvimento Económico Local.

Durante o encontro, a dirigente explicou detalhadamente os critérios de acesso e utilização dos recursos, com o objetivo de fomentar iniciativas de empreendedorismo e projectos comunitários no Distrito.

Por seu turno, os jovens presentes aproveitaram a ocasião para desafiar o Governo local a garantir maior transparência na gestão do fundo, apelando à necessidade de se evitar desigualdades na sua atribuição e assegurar que os recursos beneficiem efetivamente a comunidade.

O diálogo insere-se no quadro de um esforço contínuo do Governo distrital para promover a participação juvenil e fortalecer a governação inclusiva em Govuro

Govuro de Velha à Nova-Mambone promovendo a Resiliência e o Desenvolvimento Sustentável

*Govuro: População de Machacame clama por devastação de campos agrícolas por hipopótamos.* A população da localidade de ...
27/08/2025

*Govuro: População de Machacame clama por devastação de campos agrícolas por hipopótamos.*

A população da localidade de Machacame, no distrito de Govuro, manifestou esta quarta-feira, 27 de Agosto, a sua preocupação com a devastação de áreas agrícolas por hipopótamos, situação que ameaça a segurança alimentar das famílias.

O descontentamento foi expresso durante uma reunião popular dirigida pela Administradora do Distrito, *Natália Fernando Chivambo* , no quadro da Governação Aberta e Inclusiva.

Segundo os residentes, o problema “já ganhou barba branca”, pois arrasta-se há vários anos e tem estado a destruir machambas, colocando em causa os esforços comunitários na produção de comida. Neste sentido, desafiaram o Governo a encontrar mecanismos eficazes para pôr fim ao conflito homem-fauna bravia.

Durante o encontro, a população levantou ainda outras preocupações, com destaque para a produção e provisão de água potável, bem como a expansão da rede elétrica, consideradas prioridades para a melhoria das condições de vida.

Na ocasião, a Administradora destacou a importância da participação comunitária na identificação de problemas locais, sublinhando que o Executivo está empenhado em encontrar soluções duradouras para os desafios enfrentados pelas comunidades.

No decurso da visita à Machacame, *Chivambo* escalou o sistema de abastecimento de água, que já conta com 27 ligações domiciliárias e tem capacidade de bombear 6 metros cúbicos de água por hora, equipado com um dissalinizador que transforma água salobre em potável

Govuro de velha à Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

*Juventude em Luido defende políticas públicas céleres para promoção do emprego e desporto* A Juventude da Localidade de...
26/08/2025

*Juventude em Luido defende políticas públicas céleres para promoção do emprego e desporto*

A Juventude da Localidade de Luido defendeu, esta terça-feira (26), a necessidade de maior celeridade na implementação de políticas públicas voltadas para a promoção do emprego e auto-emprego.

O posicionamento foi expresso através de uma mensagem dirigida à Administradora do Distrito, *Natália Fernando Chivambo* , durante uma reunião popular enquadrada na iniciativa de Governação Aberta e Inclusiva, no âmbito da visita de trabalho que a dirigente efetuou àquela região.

No documento, os jovens desafiaram igualmente o Governo distrital a apostar na promoção do desporto, em particular o futebol 11, pelo que pediram a construção de um campo desportivo em Luido e a disponibilização de material desportivo, como forma de ocupar e entreter a juventude, bem como massificar a prática do desporto-rei.

Além do apelo à geração de emprego, os jovens sublinharam a importância de uma gestão sustentável e inclusiva do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), de modo a garantir que o grupo-alvo beneficie de forma efetiva. Reiteraram ainda a necessidade de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Luido, visando a melhoria das condições de atendimento aos pacientes.

No decurso da sua visita, a Administradora distrital escalou sucessivamente a Secretaria da Localidade, o Centro de Saúde, a Escola Primária e o sistema de abastecimento de água com componente de dessalinização, construído com apoio do Banco Mundial.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

*Administradora de Govuro procedeu a entrega de infraestruturas sociais, em Jofane* A Administradora do Distrito de Govu...
26/08/2025

*Administradora de Govuro procedeu a entrega de infraestruturas sociais, em Jofane*

A Administradora do Distrito de Govuro, *Natália Chivambo* , procedeu esta terça-feira, (26), à entrega de dois empreendimentos públicos à comunidade de Nhavene, na localidade de Jofane.

Trata-se de um sistema de abastecimento de água, bem como de duas salas de aula acompanhadas pelo respectivo bloco administrativo, construídos no âmbito dos esforços do Governo para melhorar as condições sociais básicas da população.

Na ocasião, *Chivambo* apelou à comunidade para conservar as infraestruturas, sublinhando que a rápida degradação compromete a continuidade do investimento público em mais projetos sociais.

Durante a sua visita de trabalho, enquadrada na Governação Aberta e Inclusiva, a dirigente orientou uma reunião popular em Nhavene, onde destacou a importância do envolvimento comunitário na materialização da agenda governativa local. Entre as prioridades apontadas, destacou-se a produção de alimentos, a construção de mais fontes de água, a expansão da rede elétrica, o aumento da oferta educativa e a promoção de iniciativas de emprego para os jovens.

Ainda em Jofane, a Administradora visitou a Secretaria Administrativa local e o Centro de Saúde da região, onde constatou a carência de energia elétrica, situação que limita o pleno funcionamento daquela unidade sanitária, localizada a mais de 150 quilómetros da Vila-sede do distrito.

No final, a timoneira fez o apelo para a necessidade de tomada de medidas de prevenção, ( lavagem constante das mãos, o uso de máscaras, entre outras), face a eclosão da doença da varíola dos Macacos, já com casos identificados em alguns pontos do Pais.

Govuro de velha à Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

*A Comissão da Agricultura destaca potencial agrícola de Govuro* A Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente da Assem...
21/08/2025

*A Comissão da Agricultura destaca potencial agrícola de Govuro*

A Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente da Assembleia da República destacou, esta quinta-feira, 21 as potencialidades agrícolas do distrito de Govuro, considerando-as suficientes para garantir a segurança alimentar local e contribuir para o abastecimento das províncias vizinhas.

Durante a visita de trabalho ao Distrito de Govuro, os parlamentares reuniram-se com o Governo distrital e visitaram o regadio de Chemuda, onde constataram a disponibilidade de extensas áreas aráveis, solos férteis e condições agroecológicas favoráveis à produção de culturas diversas, desde cereais até hortícolas.

A delegação incentivou o reforço do investimento em infraestruturas de irrigação, acesso a insumos agrícolas e melhoria das vias de acesso, como forma de potenciar ainda mais a produtividade e facilitar o escoamento da produção da população.

o Distrito manifestou-se disponível para trabalhar em parceria com o setor privado e as comunidades, de modo a transformar Govuro num polo de produção agrícola de referência.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

Endereço

Nova Mambone

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Governo do Distrito de Govuro publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Governo do Distrito de Govuro:

Compartilhar