Governo do Distrito de Govuro

Governo do Distrito de Govuro A Presente Pagina tem como objectivo divulgar informacoes sobre as realizacoes do Governo do Distrito

*Provisão de Água  Potável à população de Machacame-Sede.* Perto de 15 milhões de Meticais, foram aplicados na construçã...
08/05/2025

*Provisão de Água Potável à população de Machacame-Sede.*

Perto de 15 milhões de Meticais, foram aplicados na construção do Sistema de Abastecimento de Água de Machacame, em Govuro.

O referido sistema, comporta dentre várias componentes, um furo de 50 metros de profundidade, um tanque elevado com capacidade de armazenamento de 45 mil litros, 4 fontanários, 1 dessalinizador movido com base a um sistema de painéis solares que geram energia até 25KW/h, permitindo a transformação de água salubre em potável.

O Administrador do Distrito, *Fernando Doda Muzobingua*, realizou, na manhã desta quarta-feira, 07/05/25, uma visita àquela infra-estrutura de abastecimento de água e ficou satisfeito com o que viu, mas nem com isso deixou de recomendar a finalização de detalhes, visando o cumprimento dos prazos para entrega do sistema à população.

*Doda*, salientou que a construção do sistema representa um balão de oxigénio para a vida da população de Machacame, pois irá reduzir as distâncias percorridas pelos populares à procura do precioso líquido.

A empreitada é da STRAIN construção Lda, e espera-se, com a conclusão do empreendimento, prover 25 ligações domiciliárias e operacionalizar 4 fontanários para as restantes famílias e que neste momento 3 famílias modelos já têm água a jorar em regime experimental.

Ainda em Machacame, o Administrador do Distrito reuniu-se com a população num encontro caracterizado por elogios e reconhecimento do governo à população de Machacame e, esta ao governo moçambicano pelos esforços na busca de soluções para a paz e estabilidade, com particular realce para a contenção das manifestações pós eleitorais e a contínua promoção do desenvolvimento a todos os níveis.

O dirigente, enumerou algumas promessas transformadas em realidade em Machacame, cujo destaque foi para a expansão de energia da rede nacional, a construção do sistema de abastecimento de água, bem como da implantação da torre que garante o sinal de telefonia móvel da Vodacom para Machacame, e não só.

Govuro de Velha à Nova-Mambone Promovendo a Resiliência Climática e o Desenvolvimento Sustentável

*XV Reunião dos Acordos de Desenvolvimento Local - ADLs, em Govuro* .O Administrador de Govuro, Desafia a Unidade Execut...
12/03/2025

*XV Reunião dos Acordos de Desenvolvimento Local - ADLs, em Govuro* .

O Administrador de Govuro, Desafia a Unidade Executiva-Sasol, a flexibilidade na execução das obras bem como reduzir os procedimentos durante a contratação de empresas para prestação de serviços.

O repto foi feito, pelo Administrador do Distrito *Fernando Doda Muzobingua*, na manhã de hoje, 10 de Março de 2025, quando procedia a abertura da décima quinta, reunião dos Acordos de Desenvolvimento Local ( ADLs), uma reunião tri-partida, envolvendo o Governo, a Sasol e as comunidades abrangidas pelo projecto de exploração do gás natural de Pande e Maluvane, em Nova-Mambone.

Indo em partes, o Administrador do Distrito, destacou
A necessidade de adopção de mecanismos para a ligação com base em painéis solares dos sistemas de abastecimento de água que estão distantes da rede de energia Elétrica Nacional.

Na componente de emprego, para os jovens, o dirigente encorajou o grupo de trabalho conjunto sobre emprego -GTCE, para continuar a promover um ambiente de transparência, durante o processo de seleção dos potenciais candidatos a emprego, visando assegurar a credibilidade com as comunidades locais.

No quadro da formação profissional, o Chefe do Executivo de Govuro, instou a Sasol, para continuar a promover bolsas de estudos para as comunidades locais, no quadro da responsabilidade social, com vista a doptar os jovens em diversos conhecimentos, com destaque para o empreendedorismo e o auto-emprego.

Num outro desenvolvimento, o Administrador do Distrito, frisou que o financiamento a pequena, média e grandes empresas, é fundamental para o desenvolvimento da balança económica local, neste contexto, apelou à Sasol para a simplificação de procedimentos e requisitos, visando permitir o fácil acesso ao crédito disponibilizado pela Empresa.

Por seu turno, Mateus Mosse, representante da Sasol no encontro, garantiu que no quadro dos ADLs, a sasol vai continuar a financiar bolsas de estudos para a formação Profissional de Inhassoro, tutelado pelo IFPELAC, visando promover a melhoria da vida dos jovens nas comunidades abrangidas, e não só.

Mosse, avançou igualmente que, a Sasol em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia, tem estado a promover através de instituto de bolsas de Moçambique, bolsas de estudos para o estrangeiro (Malásia), anualmente, a melhores estudantes graduados da 12ª classe, das Escolas Secundárias de Govuro e Inhassoro, assim como ao país em geral, mas só são legíveis os que apresentarem uma media mínima de 14 valores, concluiu.

Mais adiante, o representante da Sasol deu a conhecer que, a Sasol vai alocar 12,5 milhões de dólares Norte Americanos para implementação do ADL-II, nos próximos 5 anos, no qual já há novos integrantes, Distrito de Vilankulo e localidade de Nova Mambone em Govuro, passando das 37 para 71 comunidades beneficiárias do ADL-II.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

II Sessão Ordinária do Governo Distrital, 2025.O Governo Distrital de Govuro realizou a sua II Sessão Ordinária.Em sede ...
27/02/2025

II Sessão Ordinária do Governo Distrital, 2025.

O Governo Distrital de Govuro realizou a sua II Sessão Ordinária.

Em sede da reunião do executivo realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025, o Governo apreciou e debateu, dentre várias matérias, as seguintes:

I. Apresentação e aprovação do relatório Mensal das atividades do executivo referentes ao mês de Fevereiro.

II. O relatório sobre o arranque do ano lectivo escolar, 2025;

III. Lançamento dos preparativos das celebrações da 4ª edição do Festival de Mangamba, 2025;

IV. Ponto de situação epidemiológica e disponibilidade de medicamentos essenciais;

V. Ponto de situação sobre a ordem segurança e tranquilidade públicas;

VI. Ponto de situação de salários e remunerações de FAE's, subsídio de líderes comunitários e pensionistas, referentes ao mês de Fevereiro.

Ainda na mesma sessão, o órgão deu a conhecer a disponibilidade de 20 toneladas de semente de milho, em processo de distribuição à população de todo o Distrito, visando fazer face à presente safra agrícola.

O executivo informou ainda que o Distrito, reduziu nos últimos 30 dias casos de Malária ao notificar 81, contra 568 casos, em Fevereiro de 2024.

O órgão repudia as ondas de manifestações violentas que têm estado a decorrer um pouco por todo o País, acções que impactam negativamente a economia e sossego da população.

Govuro, de Velha à Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

*I Reunião com Investidores Agropecuários de Govuro* .Investidores do ramo agropecuário em Govuro, lamentam a perda de i...
20/02/2025

*I Reunião com Investidores Agropecuários de Govuro* .

Investidores do ramo agropecuário em Govuro, lamentam a perda de investimento por roubo de gado e vandalização de infraestruturas.

Os investidores manifestaram o sentimento ao Administrador do Distrito, na manhã de hoje, 19 de Fevereiro de 2025, durante a realização da primeira reunião anual com os investidores locais, no quadro da partilha de informações sobre a implementação dos seus projectos ao nível do Distrito.

Os fazendeiros explicaram na ocasião que os roubos são perpetrados pelas comunidades locais, com o envolvimento de alguns trabalhadores das respectivas entidades.
O grupo clama igualmente, pela danificação da vedação por paquidermes, factores que segundo os investidores têm vindo a criar prejuízos incalculáveis e a reduzir duma certa medida os seus investimentos. Por isso, pedem apoio incondicional do Governo do Distrito, bem como das Instituições da Administração da justiça para a responsabilização dos infractores, com vista a reduzir os índices de roubo de gado.

O fraco sinal da rede de telefonia móvel, foi apontado pelos investidores como grande constrangimento para as comunidades locais, pois não permite a tempo Record reportar quaisquer acções criminosas que carecem da intervenção imediata das autoridades, daí que reiteraram o esforço do Governo local para a melhoria das condições de comunicação.

Em resposta às inquietações dos criadores, o Administrador do Distrito, *Fernando Doda Muzobingua* , começou por reconhecer a contribuição dos investidores no crescimento do efectivo pecuário no Distrito, bem ainda no aumento de empregos nas comunidades locais.

*Doda* , frisou que as preocupações dos homens da pecuária, constituem também do Governo, daí que já está em curso uma conversa com as autoridades do Parque Nacional do Zinave, visando a captura dos paquidermes que tem estado a danificar as áreas vedadas das fazendas.

O Administrador do Distrito, num outro desenvolvimento, fez o apelo para a necessidade dos investidores, cumprirem com a sua responsabilidade social e manter contacto e bom relacionamento com as comunidades locais. Citou como exemplo ou acções que podiam ser rotineiros, a transferência de tecnologias e o melhoramento da raça do gado local.

Refira-se que Govuro, conta com 12 investidores do ramo agropecuária entre nacionais e estrangeiros que operam no Distrito.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável

*I Reunião com Funcionários e Agentes do Estado FAE's.* O Administrador de Govuro, sauda o esforço dos Funcionários e Ag...
15/02/2025

*I Reunião com Funcionários e Agentes do Estado FAE's.*

O Administrador de Govuro, sauda o esforço dos Funcionários e Agentes do Estado no exercício das suas tarefas.

*Fernando Doda Muzobingua*, expressou este sentimento, na manhã desta sexta-feira, 14 de Fevereiro, quando dirigia a I-reunião anual com os servidores públicos do Distrito, a qual tinha em vista, dentre outros assuntos, auscultar sobre as diferentes matérias relativas ao seu dia-a-dia, bem como das instituições onde estão afectos.

Dirigindo-se aos FAE's, *Doda* começou por saudar o empenho e o contributo dos profissionais, pelo trabalho desenvolvido por aquela classe no exercício social e económico de 2024.

O Administrador do Distrito descreveu a importância dos servidores públicos, quanto a sua contribuição para a redução da dependência da ajuda externa, mas para o efeito, segundo o dirigente, os FAE's devem abdicar-se de actos de corrupção e outros males que afligem o tecido da administração pública.

O mau atendimento, em diversas unidades do Estado, foi apontado, como um malefício que deufrada duma certa medida o pleno exercício da máquina da Administração Pública do Estado, ao que pediu a mudança do paradigma, pós afirmou que o país conhece uma nova realidade com directrizes claros aos que tentarem violar os princípios da Administração Pública.

Nestes termos o chefe do executivo do distrito instou aos Funcionários e Agentes do Estado a terem o hábito de consulta dos instrumentos legais e normativos, com vista a assegurar o conhecimento pleno do que devem fazer, como fazer e com que finalidade, bem assim conhecer os seus direitos e deveres como servidores públicos.

Num outro desenvolvimento, *Fernando Doda Muzobingua*, convidou os profissionais a resgatarem o espírito patriótico e a valorização da história que considera estar dilacerada, por pensamentos de discórdia e diferenças políticas. Mas temos que nos lembrar que Moçambique é um Estado de Direito e democrático, uno e indivisível, onde todos nós somos cobertos pela bandeira multicolor, sem espaço do tribalismo, e outras diferenças, seja que pretexto for, frisou o dirigente.

Por seu turno os funcionários pedem ao Governo para a necessidade de continuar a melhorar as suas condições de trabalho, bem ainda da actualização permanente sobre algumas reformas dentro da função pública.

Não obstante, os profissionais do Aparelho do Estado, em Govuro não deixaram de questionar o nível de andamento do processo de pagamento de horas extraordinárias dos professores e profissionais de saúde, bem como de outras dividas de exercícios findos.

Em resposta, o Administrador do Distrito, disse que o Governo já está a trabalhar com gradualismo para a liquidação das referidas dívidas, tendo frisado que o processo já iniciou nos sectores de educação e saúde

Govuro, de Velha à Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o Desenvolvimento Sustentável.

*Iª Reunião Com Directores de Escolas de Govuro.* O Administrador de Govuro Exige a Contínua Melhoria do Processo de Ens...
05/02/2025

*Iª Reunião Com Directores de Escolas de Govuro.*

O Administrador de Govuro Exige a Contínua Melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem.

*Fernando Doda Muzobingua*, falava, na manhã desta terça-feira, 04/02/2025, durante a 1ª reunião anual com os Directores das Escolas do Distrito, no quadro do arranque do ano lectivo Escolar 2025.

Para o efeito, *Doda*, disse que há necessidade de haver colaboração entre País e/ou Encarregados de Educação (comunidade escolar), Professores e alunos, sendo que o Professor é chamado à responsabilidade para ser exemplar na sua actuação, na qualidade de espelho da sociedade.

O dirigente avançou ainda que, a permanencia dos Gestores de Escolas e Professores é fundamental para manter a confiança na comunidade escolar, facto que pode incentivar as comunidades a contribuir para o sucesso da educação no Distrito.

Outrossim, o Governante pediu aos diretores das escolas para monitorar as actividades dos professores, desde a planificação, a transmissão de conteúdos aos alunos e a avaliação por forma a garantir a qualidade e o melhor aproveitamento pedagógico.

O Chefe do Executivo do Distrito, reconhece que diante das dificuldades os professores continuam a trabalhar para garantir a leccionação de aulas no Distrito. No entanto, o Governo continua a envidar esforços no sentido de devolver a normalidade da situação daquela classe de profissionais, no que diz respeito a melhoria das condições de trabalho.

Sobre a transparência e gestão do erário público, com destaque para o fundo do ADE-Apoio Direito às Escolas, o dirigente recomendou para que seja feita em colaboração com os Conselhos de Escolas locais.

A vedação de recintos escolares, fluxo de informação, assiduidade dos professores, voltaram a ser matérias de destaque durante a reunião com gestores das diversas unidades escolares no Distrito, visando dar privacidade às escolas, bem como melhorar a presença dos professores na sala de aulas.

Num outro desenvolvimento, sem avançar os números, *Doda*, assegurou que no presente ano serão construídas mais salas de aulas, em todo o Distrito, (Luido, Jenga, Doane, entre outras escolas), com vista a colocar as crianças a estudarem em condições desejadas.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

*Dia dos Heróis Moçambicanos, em Govuro.* O Administrador de Govuro, defende a consolidação do legado dos Heróis Moçambi...
04/02/2025

*Dia dos Heróis Moçambicanos, em Govuro.*

O Administrador de Govuro, defende a consolidação do legado dos Heróis Moçambicanos para a conquista da Independência Económica no País.

*Fernando Doda Muzobingua*, falava hoje, 3 de Fevereiro, momentos depois da deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, por ocasião da celebração de 3 de Fevereiro, data em que se recorda a morte do Professor Doutor Eduardo Mondlane, em 1969, bem como se homenagea os Heróis desta terra, que deram sua contribuição para libertar o País.

O Administrador do Distrito, salientou que a independência económica só será alcançada com a mudança de atitude de cada um dos Moçambicanos, através do espírito de trabalho e de consolidação da Paz, Unidade Nacional e respeito pelos princípios de Estado de Direito Democrático.

Na ocasião, *Doda*, lamentou sobre algumas formas de desestabilização no País, factores que segundo o dirigente, retrocedem os esforços do Governo e das conquistas de um povo, cujo seu percurso histórico tem reconhecimento no conserto das Nações, tendo no entanto realçado que não existe espaço para que os irmãos da mesma terra estejam em conflito, mesmo que pretexto for.

A margem da celebração da efeméride, o Administrador do Distrito, procedeu a entrega de prémios às equipas que estiveram nos lugares de pódio ( 1º,2⁰,3⁰, e 4⁰ lugares), do torneio alusivo as comemorações dos 76 anos da Vila de Nova-Mambone, ora adiadas, a 22 de Dezembro passado, por conta da tensão pós-eleitoral bem como do Campeonato Recreativo Distrital.
A premiação, incluiu valores monetários, taças e medalhas, num esforço do Governo local, visando a massificação do futebol no Distrito.

No conjunto das premiações, foram honradas todas as equipes e jogadores singulares, bem assim dirigentes, com prêmios de participação e mérito.

Refira-se que as equipes do 1⁰ de Maio de Matique e Batata Futebol Clube, sagraram-se vencedores do torneio 22 de Dezembro e Campeonato Recreativo Distrital, 2024, respectivamente.

Govuro, de Velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

*Arranque do Ano lectivo Escolar 2025, em Govuro* .A Escola secundária Filipe Jacinto Nyusi de Maluvane, acolhe a cerimó...
31/01/2025

*Arranque do Ano lectivo Escolar 2025, em Govuro* .

A Escola secundária Filipe Jacinto Nyusi de Maluvane, acolhe a cerimónia solene 2025.

A escolha daquela unidade escolar para acolher o acto, prende-se com a sua elevação do I ciclo para a categoria da escola secundária do II ciclo, facto que vai aliviar o sofrimento de muitas crianças que necessitavam deste nível escolar para dar continuidade com os seus estudos.

O Administrador do Distrito de Govuro, *Fernando Doda Muzobingua* foi quem dirigiu o acto solene do arranque das aulas, o qual foi antecedido pelo plantio de árvores de fruta e sombras no recinto escolar, bem como a realização de feira de saúde e registo de nascimento.

A apresentação pública dos professores, a distinção dos melhores profissionais que se evidenciaram em 2024, bem ainda dos alunos e presidentes do conselho de escola, marcaram igualmente a festa do início do ano lectivo em Govuro, na manhã desta sexta-feira, 31 de Janeiro.

No presente ano, segundo as projecções do plano económico e social 2025, o distrito de Govuro prevê matricular um pouco mais de 14.700 alunos da 1ª a 12ª classes e 529 para o subsistema de alfabetização e educação de jovens e adultos.

No campo de livro escolar, o distrito vai distribuir no presente ano lectivo 40.463 livros escolares da 1ª a 9ª classes, incluindo a modalidade bilingue e manuais para professores.

Discursando pela ocasião, o Administrador do Distrito reiterou o compromisso do governo, em tudo fazer para a contínua valorização da educação que considerou de espinha dorsal para a formação do homem do amanhã, pelo que deixou o rigoroso apelo para os professores, alunos, pais e ou encarregados de educação, para a necessidade de encararem o processo de ensino e aprendizagem com responsabilidade para assegurar a sua eficiência, qualidade duma educação que queremos, rumo a erradicação do analfabetismo no Distrito.

O dirigente destacou o aprimoramento de mecanismos que asseguram a retenção da rapariga nos centros de ensino, bem como as crianças com necessidades educativas especiais. Só assim faremos juz ao nosso lema" POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRIÓTICA E DE QUALIDADE" frisou o dirigente.

Govuro, de Velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

*Em sede da l Sessão ordinária do governo* O Governo de Govuro, reunido na sua primeira sessão ordinária, na manhã de ho...
31/01/2025

*Em sede da l Sessão ordinária do governo*

O Governo de Govuro, reunido na sua primeira sessão ordinária, na manhã de hoje, 30 de Janeiro de 2025, sob presidência do Excelentíssimo Senhor *Fernando Doda Muzobingua* , Administrador do Distrito.

Na primeira sessão do ano, o governo do Distrito levou para agenda do debate e discussão, dentre várias matérias as seguintes:

I. Balanço da quadra festiva de Natal e do fim do ano-2024;

II. Apresentação e aprovação do Balanço mensal do Governo do Distrito, referente ao mês de Janeiro de 2025;

III. Apresentação e aprovação do plano anual do saneamento do meio e promoção de higiene 2025;

IV. Apresentação do orçamento e perspectivas de investimento- PESOD-2025;

V. Balanço do Aproveitamento Pedagógico-2024 e ponto de situação sobre os preparativos de abertura do ano lectivo escolar-2025;

VI. Ponto de situação da epidemiológica e disponibilidade de medicamentos essenciais;

VII. Ponto de situação sobre ordem, segurança e tranquilidade públicas;

VIII. Ponto de situação de salários e remunerações dos funcionários e agentes do estado, subsídio de líderes comunitários e pensionistas referentes ao mês de Janeiro e;

IX. Apresentação e aprovação das propostas dos programas, alusivos a 3 de Fevereiro, dia dos Heróis moçambicanos.

Relativamente a estas e outras matérias, o órgão deliberou para a necessidade de infra-estruturação de parcelas para atribuição de jovens do Distrito, com finalidades de construir habitações e outras infraestruturas económicas e sociais.

Durante a sessão, mereceram igualmente atenção, a necessidade da melhoria do atendimento hospitalar aos cidadãos nas diversas unidades sanitárias do Distrito, como também no controlo e uso sustentável dos medicamentos nas unidades sanitárias, para evitar a rotura de stock por conta de uso indevido dos fármacos.

A busca de parcerias públicas-privadas, foi apontada durante a reunião do executivo como de extrema importância visando contribuir para elevar o nível de desenvolvimento económico e social do Distrito.

Ainda na mesma sessão, o órgão reflectiu sobre a necessidade de uso racional dos meios publicos e na transparência na gestão dos bens públicos, bem como do combate serrado contra a corrupção, nas instalações do Estado e privadas.

A sessão desta quinta-feira foi alargada aos chefes dos postos administrativos e de localidades.

Govuro, de Velha à Nova Mambone Promovendo a Resiliência Climática e o Desenvolvimento Sustentável.

*A Cruz vermelha de Moçambique vai revitalizar os comités locais de Gestão de Risco de Desastres em Govuro.* A revitaliz...
31/01/2025

*A Cruz vermelha de Moçambique vai revitalizar os comités locais de Gestão de Risco de Desastres em Govuro.*

A revitalização inclui o seu apetrechamento em meios e kits de prontidão, face à ameaça dos eventos climáticos e extremos.

A informação neste sentido foi partilhada, hoje, 29 de Janeiro, durante uma audiência concedida à Secretária Provincial da Cruz vermelha de Inhambane *Alice Bernardo* , pela *Cecília Da Glória Alberto Mauaie* , Secretaria Permanente do Distrito no seu gabinete de trabalho, em representação do Administrador do Distrito, *Fernando Doda Muzobingua.*

A visita da Alice Bernardo em Govuro tinha em vista a monitoria das obras em curso no distrito, sob gestão daquela instituição humanitária.

Por seu turno, a Secretária Permanente distrital, defendeu a necessidade das obras em curso observarem os padrões de qualidade desejados por formas a resistir aos eventos climáticos, tendo salientado que o Distrito é propenso aos desastre a naturais.

Govuro de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

De visita a Secretária Distrital.O Administrador de Govuro defende a transparência, inovação e trabalho em equipa.Foi no...
28/01/2025

De visita a Secretária Distrital.

O Administrador de Govuro defende a transparência, inovação e trabalho em equipa.

Foi no quadro de visita as instituições públicas que o Administrador do Distrito, Fernando Doda Muzobingua, na manhã desta terça-feira, 28 de Janeiro, deixou o repto para os funcionários da Secretaria Distrital durante uma reunião com aqueles servidores públicos.

Doda, disse que a transparência, a inovação e trabalho em equipa é fundamental para uma acção visionária e coordenada bem como trazer mudanças em matérias de servir e bem servir ao cidadão ao nível do Distrito, e não só. Mas para o efeito, o dirigente defendeu o respeito pelos ideiais de cada um, primando pelo diálogo durante o exercício das suas actividades.

A preservação de bens públicos, e a responsabilização dos empreiteiros que abandonam as obras do Estado, foram algumas das recomendações do chefe do executivo durante a conversa com a massa laboral da Secretaria Distrital.

Na componente de receita, a secretaria Distrital, foi instada a redobrar mais esforços por formas a incrementar os niveis de arrecadação de receitas.

No concernente a organização e funcionamento o timoneiro exigiu dos gestores da instituição, para primarem pela mobilidade de FAE's, responsabilidade individual e colectiva, e evitar a todo custo, os actos de corrupção, bem assim, todos os males que minam a imagem da classe.

Na secretaria Distrital, o Administrador do Distrito, comecou a sua visita por interagir com os chefes das repartições, na qual foi explicado do funcionamento e relação entre os quadros.

Govuro, de velha á Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

Com a designação: "*Farmácia Pande-1* "A localidade de Pande, conta a partir deste Sábado com uma farmácia privada.De ca...
25/01/2025

Com a designação: "*Farmácia Pande-1* "

A localidade de Pande, conta a partir deste Sábado com uma farmácia privada.

De capital nacional, a farmácia vai beneficiar mais de 8 mil habitantes da localidade de Pande, num investimento de perto de 2 milhões de meticais.

Para o início da operacionalização da unidade farmacêutica, o Administrador do Distrito de Govuro, Fernando Doda Muzobingua, foi convidado para proceder a inauguração do empreendimento, na manhã deste Sábado, 25 de Janeiro de 2025, numa cerimónia que foi colorida pela actuação de grupo cultural Pande Choral Voice.

Intervindo na ocasião, o Administrador do Distrito, enalteceu o esforço dos proprietários da farmácia Pande-1, pela iniciativa de implantação daquela unidade farmacêutica, que segundo o dirigente vai reduzir a deslocação da população a distâncias acima de 40 km, a procura de fármacos para a cura de diversas enfermidades.

Doda, instou a proprietária, e os gestores da farmácia, bem como a população de Pande para uma colaboração intrínseca, com vista a garantir a prestação de servicos de qualidade e conservação da infra-estrutura, para que a mesma sirva por muitos e longos anos.

O chefe do executivo do distrito, defende a necessidade de prescrição médica para aquisição dos medicamentos na farmácia para evitar a toma de medicamentos sem indicação médica, facto que pode resultar em desconforto e até mesmo em mortes de pacientes.

Por seu turno a proprietária do empreendimento, agradeceu o apoio do Governo pela colaboração na legalização de expediente que garantiu a edificação da farmácia, com tudo, reiterar o contínuo apoio para oferecer melhores serviços de qualidade aos utentes.

No final o Administrador do Distrito, convidou mais investimentos em diversas areas ( restauração, alojamento, hotelaria e turismo, comércio, entre outras), com vista a incrementar os níveis de arrecadação de receitas, tanto ainda o aumento da empregabilidade dos jovens locais, em suma de desenvolvimento da local de Pande.

A cerimônia, juntou alguns membros do governo, líderes comunitários e outras entidades influentes no ramo comercial, convidados e a população em geral.

Govuro, de Velha à Nova-Mambone promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável.

Endereço

Nova Mambone

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Governo do Distrito de Govuro publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Governo do Distrito de Govuro:

Compartilhar