
25/09/2025
MOÇAMBIQUE CELEBRA HOJE 61 ANOS DAS FORÇAS ARMADAS DE DEFESA
Sob o lema "61 anos servindo com honra, defendendo com coragem e unindo com patriotismo", comemoram-se hoje, 25 de setembro, feriado nacional, os 61 anos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
A história do país registra que, nesta data, em 1964, guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), liderados por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, dando início à Luta Armada de Libertação Nacional.
Na Zambézia, as cerimônias centrais decorreram na Praça dos Heróis Moçambicanos e foram presididas pelo secretário de Estado na província, Avelino Muchine.
Durante a celebração, a estudante representante da Escola Secundária Geral 25 de Setembro afirmou:
"Esta data não deve ser apenas uma celebração ou feriado nacional, mas um convite à reflexão sobre os valores da liberdade e da justiça, para que as conquistas do passado se traduzam em novas oportunidades para as gerações futuras."
O governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, destacou o papel das forças de defesa e segurança na proteção do país:
"Ao defenderem a pátria, as nossas forças de defesa protegem todos nós. É graças ao compromisso e à coragem destes homens e mulheres que podemos viver em segurança."
O secretário de Estado, Avelino Muchine, reforçou o sacrifício das forças de defesa e segurança, lembrando as condecorações recentes:
"Desde 13 de fevereiro de 2019, foram condecorados 2.622 combatentes na Zambézia, incluindo 39 homenageados hoje em Quelimane. Estes reconhecimentos refletem a dedicação e o espírito de sacrifício das nossas forças."
As comemorações deste dia reforçam a importância de valorizar a dedicação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, cuja missão continua sendo garantir a segurança, a paz e a união do país, lembrando a todos os moçambicanos o valor da coragem, da honra e do patriotismo.