18/05/2026
🚨 ÚLTIMA HORA 🚨
OMS declara emergência global por surto de Ebola em dois países da África, Congo e Uganda
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional após um novo surto de Ebola atingir a República Democrática do Congo e Uganda, na África. Segundo a entidade, ao menos 80 mortes suspeitas já foram registradas, além de oito casos confirmados em laboratório.
Em um comunicado publicado no X (antigo Twitter), a OMS informou que o surto é provocado pelo vírus Bundibugyo, uma variante rara do Ebola. Apesar da gravidade, a agência destacou que a situação ainda não atende aos critérios de uma pandemia. Mesmo assim, países vizinhos da região africana são considerados sob alto risco de contaminação.
Até sábado (16), autoridades de saúde contabilizavam 246 casos suspeitos na província de Ituri, no leste da República Democrática do Congo. Os registros envolvem ao menos três zonas de saúde: Bunia, Rwampara e Mongbwalu. Também houve a confirmação de um caso na cidade de Goma, importante centro urbano da região.
O Ministério da Saúde congolês alertou que o número real de infectados pode ser ainda maior. Isso porque muitas amostras analisadas apresentaram alta taxa de positividade, enquanto novos casos suspeitos continuam sendo notif**ados diariamente.
Siga a página Gondola News e f**a Informado