RVP TV Rádio e Televisão vista do povo

06/03/2024
SERNIC neutraliza assaltantes em MaciaO Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve dois indivíduos indici...
23/02/2024

SERNIC neutraliza assaltantes em Macia

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve dois indivíduos indiciados de roubos e assaltos nas vias pública, da vila de Macia, na província de Gaza.

Trata-se de um jovem de 25 anos de idade, detido em cumprimento de um mandado de captura emitido pelo Tribunal Judicial do Distrito de Bilene, suspeito de arrombar uma residência e roubar diversos bens, na vila da Macia.

Segundo o Notícias, no acto da detenção, o SERNIC recuperou uma geleira, um arro de alumínio para janela, duas portas de madeira, uma máquina de soldar e uma coluna de som, que se encontravam na posse do jovem.

Quanto ao segundo indivíduo, de 46 anos, recolheu às celas suspeito de assalto à mão armada a um agente de moeda electrónica, tendo se apoderado de 58 mil meticais e telemóveis. Na ocasião, dois integrantes da quadrilha colocaram-se em fuga.

Presidente da República insta a guarda-fronteira a ser mais vigilanteO Presidente da República, Filipe Nyusi, insta a po...
23/02/2024

Presidente da República insta a guarda-fronteira a ser mais vigilante

O Presidente da República, Filipe Nyusi, insta a polícia da guarda-fronteira a reforçar a fiscalização na linha fronteiriça com a Tanzânia, para evitar a entrada de terroristas, na Província de Cabo Delgado.

O Chefe de Estado falava, esta quinta-feira, na vila de Mueda, com agentes de vários ramos da Polícia da República de Moçambique (PRM).

“Queremos dizer continuem firmes, agora mais que nunca, porque é um momento em que o terrorista acha que deve aumentar a sua actividade, mas achamos que está totalmente em desespero. Entra numa aldeia, dispara para o ar, afugenta a população e rouba, queima uma ou duas casas para dizer que atacou. Então, quero directamente dizer que vocês que são guarda-fronteira, continuem firmes”, disse Nyusi.

Tempestade Eleanor vai enfraquecer a partir da tarde de hojeA tempestade tropical severa Eleanor, localizada na bacia do...
23/02/2024

Tempestade Eleanor vai enfraquecer a partir da tarde de hoje

A tempestade tropical severa Eleanor, localizada na bacia do Oceano Índico, a leste de Madagáscar, continua a se mover para o sul da bacia. As projecções actuais indicam que o sistema meteorolόgico vai enfraquecer para tempestade tropical moderada, a partir da tarde de hoje.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Meteorologia explica que o fenómeno poderá mudar a direcção para a costa leste de Madagáscar nas próximas horas.

O INAM diz estar a monitorar a evolução do sistema e “apela a população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes”.

Governo diz não ter dinheiro suficiente para atender deslocados do terrorismoO primeiro-ministro admite que o Governo nã...
23/02/2024

Governo diz não ter dinheiro suficiente para atender deslocados do terrorismo

O primeiro-ministro admite que o Governo não tem dinheiro suficiente para responder ao drama humanitário dos deslocados do terrorismo na província de Cabo Delgado. Adriano Maleiane lamenta o recrudescimento dos ataques e as deslocações das populações.

O ressurgimento dos ataques terroristas em Cabo Delgado apanhou o Governo moçambicano desprevenido para fazer face à nova vaga de deslocados que deixam a província com destino a Nampula.

À saída do Parlamento, esta quinta-feira, onde participou da abertura solene de mais uma sessão, o primeiro-ministro moçambicano admitiu a insuficiência de recursos.

“Os recursos nunca chegam, nós estamos preparados para a época chuvosa, agora esta situação está a necessitar de apoios adicionais”, disse Maleiane.

Trata-se de uma crise que, segundo o primeiro-ministro, está a provocar fome e falta de bens diversos de primeira necessidade. Por isso, o Executivo promete levar o assunto para a sessão do Conselho de Ministros da próxima terça-feira.

“Combater o terrorismo não é fácil, mas nossas forças devem continuar a trabalhar. É lamentável, porque há toda aquela população que se está a movimentar de um lado para o outro, o que está a criar problemas de alimentação e, por isso, temos de encontrar soluções”, justificou o primeiro-ministro.

Contudo, Adriano Maleiane apela para o espírito de solidariedade para com as vítimas do terrorismo, enquanto o Governo busca solucões junto dos parceiros.

Recorde-se que grande parte da população dos distritos mais a sul de Cabo Delgado tem estado a deslocar-se para a província de Nampula, para fugir dos ataques terroristas.

Eleições gerais vão custar mais de 19 mil milhões de MeticaisAs eleições gerais deste ano vão custar quase 20 mil milhõe...
23/02/2024

Eleições gerais vão custar mais de 19 mil milhões de Meticais

As eleições gerais deste ano vão custar quase 20 mil milhões de Meticais. Deste valor, apenas 6,5 milhões e que já foram disponibilizados pelo Governo.

“O orçamento actualizado para suportar as despesas da realização das sétimas eleições gerais, presidenciais e legislativas e das quartas dos membros das assembleias provinciais e do governador da província, marcadas para 09 de outubro do corrente ano, é de 19.993.186.146 meticais”, referiu a CNE, em comunicado de imprensa.

A CNE explicou que, neste momento, decorrem os preparativos para o recenseamento eleitoral, que vai decorrer entre 15 de Março e 28 de Abril em no país, e entre 30 de Março e 28 de Abril, no estrangeiro.

O órgão eleitoral espera inscrever mais de sete milhões de pessoas este ano, num processo que vai contar com a criação de, entre outros, 9.165 postos de recenseamento e 6.330 brigadas, estando em curso a distribuição, pelo país, de parte do material para o processo.

A Comissão Nacional de Eleições garante estarem criadas as condições para que todos sejam abrangidos pelo recenseamento eleitoral, incluindo os deslocados do terrorismo.

Terroristas atacam Ocua e obrigam população a fugirChiúre, em Cabo Delgado, vive um drama humanitário devido a ataques t...
21/02/2024

Terroristas atacam Ocua e obrigam população a fugir

Chiúre, em Cabo Delgado, vive um drama humanitário devido a ataques terroristas. Os malfeitores queimaram, na tarde desta terça-feira, um camião de combustível e confrontaram-se com as Forças de Defesa e Segurança no Posto Administrativo Ocua.

A situação causou pânico e obrigou milhares de pessoas a abandonarem suas casas e a seguirem para a vila sede que, neste momento, está sobrecarregada e há pessoas a viverem na rua.

A noite de terça-feira foi de terror para a população do distrito de Chiúre em Cabo Delgado. Relatos que chegam daquele distrito indicam que os ataques iniciaram há duas semanas e nos últimos dias intensificaram-se.

Depois de terem passado por Mazeze e Chiúre-velho, esta terça-feira os terroristas chegaram a Ocua, tendo passado pela aldeia Mahipa. Sem atacar, o grupo armado seguiu em direcção a Namapa, sede do distrito de Eráti, em Nampula, mas quando chegaram à Estrada Nacional Número Um, queimaram um camião de combustível e confrontaram-se com as Forças de Defesa e Segurança no cruzamento para o posto administrativo de Ocua em Chiúre.

França apela ao Ruanda para que pare de apoiar o M23A França denunciou, esta terça-feira, os ataques à integridade terri...
21/02/2024

França apela ao Ruanda para que pare de apoiar o M23

A França denunciou, esta terça-feira, os ataques à integridade territorial da República Democrática do Congo e apelou ao Ruanda para que “cesse todo o apoio” aos rebeldes do M23.

“A França está muito preocupada com a situação no leste da República Democrática do Congo, no Kivu do Norte e, em particular, em torno de Goma e Saké. Os ataques à fiscalização territorial da RDC e a situação da população civil são inaceitáveis”, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela DW.

No documento, a França condena a “continuação das intervenções do M23, com o apoio do Ruanda, e a presença de forças ruandesas em território congolês”.

Os combates entre o M23 , apoiados por unidades do exército ruandês, e as forças armadas congolesas intensificaram-se há vários dias em Sake, uma cidade situada a cerca de 20 quilómetros a oeste da capital provincial de Goma .

O M23 é um dos mais de 100 grupos armados activos no leste da RDC, muito rico em ouro, metais raros fundamentais às maiores tecnologias mundiais e vários outros recursos minerais. A RDC acusa Ruanda de apoiar o M23.

IGEPE exige que PGR investigue alegados desvios na LAM O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) quer qu...
21/02/2024

IGEPE exige que PGR investigue alegados desvios na LAM

O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) quer que a Procuradoria Geral da República investigue os alegados desvios e sabotagem nas Linhas Aéreas de Moçambique.

“Tendo em conta a gravidade das informações vindas a público, o IGEPE, representante do accionista-Estado na LAM e entidade que gere e coordena o sector empresarial do Estado, instruiu a FMA e a LAM a apurarem os factos e canalizarem imediatamente as suspeitas às autoridades competentes, tendo sido apresentada uma solicitação de investigação na Procuradoria da Republica da Cidade de Maputo”, lê-se num comunicado a que o nosso jornal teve acesso.

O IGEPE diz que “reitera o seu compromisso com a lisura, transparência e legalidade na gestão de capitais públicos e manifesta a sua disponibilidade em colaborar com as investigações com vista ao apuramento da verdade”, lê-se num comunicado.

No dia 12 deste mês, o director de reestruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) denunciou um esquema de desvio de dinheiro, com prejuízos em lojas de venda de bilhetes, através de máquinas dos terminais de pagamento automático (POS) que não são da companhia.

Reagindo ao escândalo, o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, disse que, se ficar provado que houve desvio de dinheiro nas Linhas Aéreas de Moçambique, conforme denunciou a Fly Modern Ark, haverá responsabilização dos gestores da empresa através de entidades competentes.

“Se a regra de gestão foi violada, isto tem de ser corrigido, e há instrumentos legais, financeiros, para a resolução do problema. Todos os problemas na gestão vão surgindo, infelizmente, o importante é termos solução, para não termos problemas que temos e, se de facto existir alguma má intenção nesse processo, então temos as instituições que tratam desse problema. Portanto, temos de ajudar a empresa e os gestores a encontrarem o caminho correcto.”

Hospitais provinciais só atenderão pacientes transferidosDoentes poderão não ser atendidos em hospitais centrais sem que...
21/02/2024

Hospitais provinciais só atenderão pacientes transferidos

Doentes poderão não ser atendidos em hospitais centrais sem que tenham passado por um hospital provincial. Este último só receberá pacientes transferidos de centros de saúde e hospitais distritais.

A medida é uma das inovações trazidas na proposta de Lei de Saúde pública, que esteve a ser discutida esta terça-feira, em Chimoio.

“Há regras do sistema de referência e contra-referência. Estas regras não estão dispostas na lei. Como disse, há um documento que nós chamamos de zona de captação. Mesmo um hospital central ou geral tem aquilo que chamamos de zona de captação. Mas o mesmo não podemos responder, por exemplo, para um hospital provincial de Chimoio. E, nas suas redondezas, a alguns quilómetros, temos centros de saúde. Cada unidade sanitária vai ser tratada com a devida especificidade”, explicou Sérgio Seni, director nacional de Assistência Médica do Ministério da Saúde.

Este processo, assegurou Sérgio Seni, “não é para prejudicar nenhum paciente”. Segundo explicou, “os pacientes de carácter urgente, e que tenham necessidade, são atendidos em primeira instância. Nós estamos, aqui, a falar daqueles serviços de atenção, que pensamos que podem ser primários e podem ser atendidos ao nível dos cuidados mais básicos de saúde. Isto para que os médicos, ao nível das unidades mais baixas, possam, realmente, olhar para pacientes que necessitem”, observou.

A província de Cabo Delgado está, desde finais de Janeiro último, a registar casos de conjuntivite, uma doença que afect...
21/02/2024

A província de Cabo Delgado está, desde finais de Janeiro último, a registar casos de conjuntivite, uma doença que afecta a vista e é considerada altamente contagiosa.

Devido à gravidade da situação, uma boa parte dos alunos, especialmente os do ensino primário, deixou de frequentar aulas, por recomendação das direcções da escola que tentam, sem sucesso, travar a propagação da doença.

“Eu já não vou à escola há quase uma semana por causa de conjuntivite, e não fui o único a ser retirado da sala de aulas”, revelou Dumbi Suale, um aluno que frequenta a quinta classe numa das escolas de Pemba, capital de Cabo Delgado, que contraiu a doença por duas vezes em duas semanas.
Apesar das medidas de prevenção tomadas, tanto pelos pais e encarregados de educação assim como pelas direcções da escola, o nível de contágio continua elevado e preocupante.

“Para tentar controlar a propagação da doença, fomos forçados a dispensar alunos com conjuntivite, mas, a cada tempo que passa, as salas vão ficando parcialmente vazias devido ao aumento de casos”, confirmou o director de uma das escolas da cidade de Pemba, que pediu anonimato para evitar alarmar aos pais e encarregados de educação.

As autoridades da saúde confirmam o surto da conjuntivite em Cabo Delgado e prometem fornecer mais detalhes oportunamente.

Todos autocarros de transporte público foram vandalizados em NampulaEram 40 e estão inoperacionais, com sinais de vandal...
21/02/2024

Todos autocarros de transporte público foram vandalizados em Nampula

Eram 40 e estão inoperacionais, com sinais de vandalização: todos estão sem as rodas e outros acessórios, alguns dos quais desmontados recentemente. O Município de Nampula endividou-se em mais de 165 milhões de meticais.

Resultou de uma visão de Mahamudo Amurane, edil falecido, que em 2014 recorreu a um banco comercial da praça para através de um contrato a leasing adquirir 40 autocarros de marca Tata para o transporte público de passageiros. O valor do contrato foi de 165.316.432 MZN (cento e sessenta e cinco milhões, trezentos e dezasseis mil, quatrocentos e trinta e dois meticais), a uma taxa de juro de 1475%.

Nos últimos cinco anos assistiu-se a uma inoperacionalização gradual dos autocarros de tal sorte que neste momento não existe transporte público de passageiros na terceira maior cidade de Moçambique, também conhecida como sendo a “capital do Norte”.

Nas instalações da Empresa Municipal de Saneamento de Nampula, impressiona o número de autocarros parados, mas não só isso: todos estão “pendurados” nos troncos e pedregulhos, sem as rodas e outros com outros componentes desmontados recentemente. A imagem sugere tratar-se de uma acção de vandalização para o aproveitamento desses acessórios, por sinal, bastante procurados no mercado de Nampula que tem um parque considerável de camiões e autocarros.

No terreno, a nossa equipa de reportagem contabilizou pelo menos 27 autocarros.
A carroçaria, assim como os assentos, estão em perfeito estado de conservação. Todavia, o mais importante não existe para que aqueles meios possam servir os munícipes.

“Queremos o transporte público Municipal voltar a funcionar. Adquiram mais autocarros e revitalizem as rotas de Muhala Expansão-Faina, via tipografia”, orientou Luís Giquira, edil de Nampula, no acto de tomada de posse dos vereadores, esta terça-feira.

Sobre a situação das estradas que se encontram esburacadas no centro da cidade, o elenco liderado por Luís Giquira está a recorrer à velha opção de tapamento de buracos com recurso a saibro. “Queremos que o pelouro de Manutenção e Obras faça de tudo que estiver ao seu alcance para que comecemos a intervenção, não só de tapamento de buracos, mas também na melhoria de vias de acesso aos bairros. Estamos ainda na época chuvosa. Contudo, queremos que nos próximos 100 dias da nossa governação possamos garantir as mínimas condições de transitabilidade”, concluiu.

Endereço

Tete/Francisco Manyanga
Tete
REMEDE

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando RVP TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria