09/07/2025
Vamos...
Prezados Manhicenses,
É com profundo pesar e indignação que me dirijo a vós, na sequência do bárbaro assassinato da jovem Ana Maria, ocorrido no passado dia 25 de Junho de 2025, na nossa Vila de Manhiça.
Ana Maria foi violada sexualmente e, logo depois, cruelmente assassinada, um acto hediondo que fere toda a nossa consciência coletiva e ameaça os valores mais básicos da dignidade humana. A sua morte não é apenas um crime contra uma jovem, mas sim uma agressão contra todas as mulheres deste distrito, deste país, deste mundo.
Face a esta tragédia, as mulheres da Manhiça e com elas todos os homens de boa vontade, desejam exercer um direito constitucional: marchar pacificamente para clamar por justiça, por segurança e por respeito à vida.
Infelizmente, tem sido prática recorrente as autoridades impedirem manifestações legítimas, enquanto marchas políticas partidárias são autorizadas por motivos fúteis. Não podemos aceitar que o clamor por justiça seja silenciado, enquanto se celebra o trivial.
Exortamos, por isso, as autoridades competentes a não colocarem barreiras à voz das mulheres. Não impeçam quem chora, quem sofre e quem luta por um futuro livre do medo e da impunidade. O silêncio cúmplice diante da violência só perpetua o ciclo da dor.
Ananias Alfredo Manhiça
Representante do Povo na Assembleia Municipal da Vila de Manhiça