19/06/2026
O Auditório Madalena Biscaia Azeredo Perdigão acolheu na passada terça feira,
pelas 21h30, o espetáculo poético-musical “O poema começa com um nó na
garganta”, protagonizado por Ana Zanatti, acompanhada por José Anjos na guitarra
e interpretação musical.
Ao longo da sessão, integrada no Ciclo “Terças com Poesia”, o público foi convidado
a percorrer um vasto universo poético, através da leitura de textos de autores
portugueses e internacionais, clássicos e contemporâneos, entre os quais Jorge de
Sena, Mário-Henrique Leiria, Cláudia R. Sampaio, José Carlos Barros, Ana Hatherly,
Alberto Pimenta, Ana Luísa Amaral, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Ary
dos Santos, Mário Cesariny, Linda Pastan e José Emílio Pacheco.
Mais do que um recital de poesia, o espetáculo constituiu um encontro sensível
entre a palavra, a música e a experiência humana, proporcionando momentos de
reflexão sobre a criação literária, a memória, os afetos e a condição humana.
A expressividade da leitura de Ana Zanatti, aliada à envolvência musical de José
Anjos, conferiu especial intensidade às obras apresentadas. Entre os momentos
mais marcantes da noite destacou-se a interpretação do poema “Elas Cantam”, da
autoria de Ana Zanatti, dedicado à escritora Maria Velho da Costa, numa evocação
emotiva da sua relevância no panorama literário português. Num ambiente de
grande proximidade e partilha, o espetáculo revelou a capacidade da poesia para
unir diferentes sensibilidades e gerações, confirmando a sua permanente
atualidade enquanto forma de expressão artística e de diálogo com o mundo.
A iniciativa registou uma expressiva adesão do público, que correspondeu com
atenção e entusiasmo a uma proposta cultural onde literatura e música se
cruzaram de forma harmoniosa e inspiradora.