18/10/2025
VIDA E OBRA NO ELVINO DIAS 🇲🇿🔖
NB: VENÂNCIO MONDLANE:,MORTE DE ELVINO DIAS ABRIU OS OLHOS DOS MOÇAMBICANOS
Por ocasião do primeiro aniversário da morte de Elvino Dias, realizou-se no Cemitério de Michafutene, uma cerimónia de deposição de flores em homenagem à vida e à obra do advogado
Durante a cerimónia, Venâncio Mondlane, em entrevista ao canal internacional RTP, que foi o único canal visível no local, falou sobre a importância do legado deixado por Elvino Dias.
“ A verdade é uma, e que responderam pelos tiros, mas o legado do Elvino Dias não morreu naquele dia. Foi o corpo do Elvino, mas o espírito, as ideias, o legado continuam”, disse Mondlane, sublinhando que, mesmo após a morte física, a influência de Elvino permanece viva na sociedade moçambicana.
O líder político destacou ainda o impacto que a vida e obra do advogado tiveram no despertar da consciência cívica do povo:
“E por isso que hoje eu considero ele a pessoa mais importante para os olhos que se abriram dos moçambicanos a partir da data que ele morreu. Abriram-se os olhos de todos moçambicanos. A morte dele física, em termos de ganho para a nossa nação, para a nossa cultura cívica e política, foi enorme”, afirmou.
Durante o acto, Venâncio Mondlane anunciou que, amanhã, será inaugurada uma sede distrital do Kamuvukwana, em memória de Elvino Dias, reforçando o compromisso de manter viva a sua lembrança e os ideais que ele defendeu ao longo da sua vida.
O acto reuniu familiares, amigos, colegas, admiradores, membros e simpatizantes, que quiseram recordar e celebrar a trajetória de um homem que marcou a história do país na defesa dos direitos dos cidadãos e na promoção da justiça.