Mutambu Notícias

Mutambu Notícias Espaço de informação e entretenimento, os factos que marcam o dia-a-dia em São Tomé e Prínci

ANTIGO COORDENADOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NA ILHA DO PRÍNCIPE FOI INOCENTADO DA ACUSAÇÃO DE ABUSO SEXUAL DE UMA MENOR. O ...
24/09/2025

ANTIGO COORDENADOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NA ILHA DO PRÍNCIPE FOI INOCENTADO DA ACUSAÇÃO DE ABUSO SEXUAL DE UMA MENOR.

O processo de querela envolvendo o arguido Sonice Pires da Costa( na foto) antigo coordenador da polícia Judiciária na Região do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, e a ofendida Daniela culminou com a absolvição do réu após apreciação judicial da matéria de facto e de direito.

O réu esteve preso preventivamente desde 19 de janeiro de 2025 até à leitura da sentença em 24 de setembro de 2025, sendo libertado após o julgamento, perante o coletivo de juizes.

A defesa do Sonice Pires da Costa segundo apuramos, alegou que a acusação do Ministério Público foi infundada, não apresentando provas suficientes que sustentassem a culpa do réu.

Segundou apurou-se ainda, o tribunal, agindo dentro dos termos legais, reconheceu a ausência de elementos probatórios conclusivos, aplicando o princípio do in dubio pro reo (na dúvida, decide-se a favor do réu).

Ainda durante o julgamento, ocorrido hoje na cidade de Santo António, na Ilha do Príncipe,a prisão preventiva, considerada injusta pela defesa, é apontada como uma violação dos direitos fundamentais à liberdade e à presunção de inocência, garantidos constitucionalmente.

A defesa anunciou que irá responsabilizar o Estado santomense por meio de ação judicial, buscando reposição dos direitos violados e reparação pelos danos sofridos ou seja o Estado vai ter que pagar uma indmenização ao meu constituinte, frisou o advogado de defesa.

De acordo ainda com o advogado de defesa, o desfecho deste caso serve como alerta para a necessidade de maior rigor investigativo e respeito aos direitos processuais dos cidadãos. A justiça santomense é chamada a reforçar os mecanismos de proteção contra detenções arbitrárias e garantir que o poder punitivo do Estado seja exercido com base em provas concretas e legítimas.

Mutambu Notícias, 24/9/25

Calema fazem história com concerto inesquecível no Estádio da Luz. No dia 7 de junho de 2025, o Estádio da Luz, em Lisbo...
08/06/2025

Calema fazem história com concerto inesquecível no Estádio da Luz.

No dia 7 de junho de 2025, o Estádio da Luz, em Lisboa, foi palco de um momento histórico na música lusófona: os Calema tornaram-se os primeiros artistas de expressão portuguesa a esgotar este emblemático recinto em nome próprio .

Celebrando 15 anos de carreira, os irmãos António e Fradique Mendes Ferreira proporcionaram um espetáculo memorável, repleto de emoção, surpresas e convidados especiais . […]

Crédito: Gonçalo Gomes / Notícias Em Direto

08/06/2025

Estamos a celebrar 11 anos no Facebook. Obrigado pelo vosso apoio. Esta conquista não seria possível sem a vossa ajuda. 🙏🤗🎉

Acidente grave. Foi registado mais um caso de acidente na localidade de água p***a, no distrito de água grande, neste Do...
08/06/2025

Acidente grave.

Foi registado mais um caso de acidente na localidade de água p***a, no distrito de água grande, neste Domingo,8, não houve vítimas mortais, mas duas pessoas feriadas em estado muito graves, foram encaminhados para hospital Dr. Ayres Menezes, em São Tomé.

Fotos: Kafuca Sangazuza.

FOI POSTA EM LIBERDADE A ESPOSA DO ARGUIDO “BIG HANAX” ACUSADO DE DESVIO DO DINHEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL EM SÃO TOMÉ. Úl...
23/05/2025

FOI POSTA EM LIBERDADE A ESPOSA DO ARGUIDO “BIG HANAX” ACUSADO DE DESVIO DO DINHEIRO DA SEGURANÇA SOCIAL EM SÃO TOMÉ.

Última hora!

O Tribunal da 1 instância, ordenou a libertação imediata esta última quinta-feira, 22 de Maio, da Gizela da Conceição Bonfim, esposa do arguido Hananias Almeida, vulgarmente conhecido por BIG HANAX, que encontra-se em prisão preventiva e acusado no âmbito do desvio de mais de quatro milhões de euros da segurança social, em São Tomé e Príncipe.

A Gizela Bonfim, foi posta em liberdade esta quinta-feira, 22, fruto das diligências processuais desencadeado por um conceituado escritório de advogado que defende o casal, informou uma fonte judicial ao portal Mutambu Notícias.

Gizela Bonfim, vai aguardar agora em liberdade condicional, o julgamento do caso de desvio de dinheiro da segurança Social.

Importa referir que, Gizela a Bonfim, esposa do arguido principal do processo de desvio de dinheiro da segurançaco social , foi conduzida a cadeia central no dia 26 de março do corrente ano, indiciada da prática da associação criminosa.

/5/25

PRISÃO PREVENTIVA PARA ADVOGADO MIQUES JOÃO.O juiz de instrução criminal, em São Tomé , decretou prisão preventiva para ...
09/05/2025

PRISÃO PREVENTIVA PARA ADVOGADO MIQUES JOÃO.

O juiz de instrução criminal, em São Tomé , decretou prisão preventiva para o advogado e activista Miques João Bonfim, no âmbito da acusação de abuso sexual de menor.

O advogado foi conduzido para a cadeia central, ficando a aguardar o julgamento em prisão preventiva.

Recorde-se, que recai sobre Miques João forte acusações de abuso sexual de uma menor, por sinal sua afilhada, facto ocorrido no ano de 2021.

JURISTA E ACTIVISTA SOCIAL MIQUES JOÃO VAI PASSAR A NOITE NA POLÍCIA NACIONAL PARA SER PRESENTE ESTA QUINTA-FEIRA NO  IN...
07/05/2025

JURISTA E ACTIVISTA SOCIAL MIQUES JOÃO VAI PASSAR A NOITE NA POLÍCIA NACIONAL PARA SER PRESENTE ESTA QUINTA-FEIRA NO INTERROGATÓRIO JUDICIAL NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA.

Miques João está a ser acusado de abuso sexual de menor em São Tomé.

Notícia em atualização.
7.5.25

ÚLTIMA HORA 7.5.2025O jurista e activista político social, Miques João, encontra-se detido na cela da procuradoria Geral...
07/05/2025

ÚLTIMA HORA
7.5.2025

O jurista e activista político social, Miques João, encontra-se detido na cela da procuradoria Geral da República em São Tomé. Em causa está uma denúncia de abuso sexual de uma menor, facto ocorrido segundo os familiares no ano de 2021.

Notícias em actualização.

ÚLTIMA HORA!TRIBUNAL DE LEMBÁ, NO NORTE DE SÃO TOMÉ, MANDOU PARA CASA O PAI SUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DA FILHA MENOR DE 1...
27/03/2025

ÚLTIMA HORA!

TRIBUNAL DE LEMBÁ, NO NORTE DE SÃO TOMÉ, MANDOU PARA CASA O PAI SUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DA FILHA MENOR DE 17 ANOS QUE FALECEU HÁ DUAS SEMANAS NO HOSPITAL CENTRAL.

O Tribunal LEMBÁ mandou para casa com termo de identidade e residência, o pai da menor Alaúde Marcos Elísia, de 17 anos que faleceu há duas semanas no hospital Dr. Ayres de Menezes, depois de ser vítima de abuso sexual.

A menor de 17 anos que residia em Santa Catarina, distrito de LEMBÁ, norte de São Tomé, faleceu depois de ter contraído infeções complicada que levou a morte, era muda e sofria de perturbação psicológica.

O pai da menor è único suspeito da prática de abuso sexual de menor dependente, ao pedido de ministério público foi conduzido pela polícia judiciária até o tribunal de LEMBÁ para ser presente ao interrogatório judicial, segundou soube Mutambu Notícias, o pai da menor acabou por ser posto em liberdade pelo juiz por falta de elementos no processo.

MUTAMBU NOTÍCIAS@ 27.3.2025

FALECEU ANTIGO DEPUTADO FRANCISCO NAZARÈ- Chico NAZARÈ, pai do Deputado Levy NAZARÈ. Confira nota de pesar da Assembleia...
26/03/2025

FALECEU ANTIGO DEPUTADO FRANCISCO NAZARÈ- Chico NAZARÈ, pai do Deputado Levy NAZARÈ.

Confira nota de pesar da Assembleia Nacional.

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

É com profundo pesar que a Assembleia Nacional tomou conhecimento do passamento físico do Senhor Francisco Lima Nazaré, no passado dia 23 de Março de 2025, em São Tomé, domingo, antigo Deputado à Assembleia Constituinte (1975), bem como na Primeira Legislatura (1975-1980), pelo partido MLSTP, na VII e VIII Legislaturas (2002-2006) e (2006-2010), respectivamente, pela Coligação MDFM/PCD, no Círculo Eleitoral de Água-Grande.

Francisco Lima Nazaré nasceu em São Tomé, no dia 17 de Novembro de 1945. O malogrado foi membro da Associação Cívica Pro-MLSTP e no período antes da Independência desempenhou as seguintes actividades profissionais: Professor e Director da Escola de Conde, funcionário da Fazenda Nacional, e do Banco Nacional Ultramarino, e será sempre recordado pelo seu papel pacificador e acérrimo defensor dos valores patrióticos.

Neste momento de luto e de dor, Sua Excelência Presidente da Assembleia Nacional, exprime em seu nome próprio e no dos Deputados, Deputadas, Funcionários e Funcionárias desta Instituição as suas mais sentidas e profundas condolências aos familiares do malogrado e ao povo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, pela perda do ilustre filho.

Assembleia Nacional, aos 26 de Março de 2025.

ÚLTIMA HORA.EXCLUSIVO. Depois de alguns questionamento sobre quem são afinal as outras pessoas suspeitas no envolvimento...
26/03/2025

ÚLTIMA HORA.EXCLUSIVO.

Depois de alguns questionamento sobre quem são afinal as outras pessoas suspeitas no envolvimento no desvio de quatro milhões de euros da segurança social, o Mutambu notícias está na pose de informações:

Foi conduzido a previsão preventiva o cidadão de nome Hananias Almeida, artisticamente conhecido por Big HANAX, Bartok Alves Escrivanes e uma terceira pessoa,uma senhora por sinal esposa de Big HANAX.

O cidadão Bartok Alves funcionava com “laranja”do principal arguido, a pessoa de confiança que movimentava avultada soma do dinheiro do principal arguido, Big HANAX.

Também foi conduzido esta quarta-feira, 26, para prisão preventiva uma senhora, por sinal esposa do BIG HANAX principal arguido, segundo apurou o Mutambu notícias de fonte judicial boa parte dos bens apreendido na operação pensionista estação em seu nome.

Os três arguidos, nomeadamente BIG HANAX e sua esposa e o Bartok Alves, foram conduzidos à cadeia central onde ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Mutambu notícias, 26.3.25

ÚLTIMA HORA. JUIZ DE INSTRUÇÃO CRIMINAL MANDOU PARA PRISÃO PREVENTIVA O MÚSICO E PRODUTOR DE EVENTO BIG HANAX MAIS DUAS ...
26/03/2025

ÚLTIMA HORA.

JUIZ DE INSTRUÇÃO CRIMINAL MANDOU PARA PRISÃO PREVENTIVA O MÚSICO E PRODUTOR DE EVENTO BIG HANAX MAIS DUAS OUTRAS PESSOAS NO ÂMBITO DO PROCESSO DE DESVIO DE 4 MILHÕES DE EUROS DA SEGURANÇA SOCIAL.

Confira o comunicado da Procuradoria Geral da República.

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe torna público o seguinte:

I. No âmbito da investigação de um (1) auto de instrução, registado na Procuradoria da

República de São Tomé, o Ministério Público, ordenou a detenção, fora de flagrante delito, de três (3) suspeitos por crimes de Abuso de Confiança Agravado; Branqueamento de Capitais e Associação Criminosa.

II. Efetivada as detenções, e submetidos ao primeiro interrogatório judicial e em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foi aplicado aos arguidos a medida de coação de 𝐩𝐫𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚.

IV. O referido processo, que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.

São Tomé, 26 de Março de 2025

A Procuradoria-Geral da República

Endereço

São Tomé

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mutambu Notícias publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar