08/12/2025
𝗦𝗲𝘀𝘀ã𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝟮𝟱 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗙𝗮𝗿𝗺𝗮𝗰𝗼𝘃𝗶𝗴𝗶𝗹â𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 | 𝗣𝗮𝗶𝗻𝗲𝗹 𝟭
Hoje, apresentamos o Painel 1, dedicado ao tema “𝗘𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗲 𝗥𝗲𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗮𝗿𝗺𝗮𝗰𝗼𝘃𝗶𝗴𝗶𝗹â𝗻𝗰𝗶𝗮”, que reunirá especialistas com contributos determinantes para o fortalecimento da vigilância de segurança dos medicamentos, a nível nacional e internacional.
Este painel contará com a presença de Márcia Silva, Diretora da Direção de Gestão do Risco de Medicamentos do INFARMED, I.P., cuja intervenção se será sobre a evolução e os desafios do Sistema Nacional de Farmacovigilância.
Estará também presente Paula Barão de Sousa Ferreira, Coordenadora da Unidade de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém e Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, que irá abordar o contributo dos estudos de pós-autorização para a segurança dos medicamentos no contexto europeu.
A visão global será assegurada por Peter Hjelmstrom, CEO do Uppsala Monitoring Centre, entidade colaboradora da World Health Organization (WHO) responsável pelo Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos. A sua intervenção destacará a importância das redes internacionais e da cooperação entre sistemas de saúde na deteção precoce de riscos e na partilha de conhecimento científico.
Este será um momento privilegiado para refletir sobre como as estruturas e redes de farmacovigilância se têm adaptado e inovado ao longo dos últimos 25 anos, consolidando-se como pilares essenciais da segurança dos doentes.
A sessão comemorativa realiza-se no dia 11 de dezembro, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.