06/09/2025
EXTRA! EXTRA!
Greta Thunberg é detida em águas internacionais, durante missão humanitária rumo à Faixa de Gaza, e Ministro Israelense declara: "O show acabou!"
Em uma operação noturna no Mediterrâneo, forças israelenses interceptaram e tomaram o controle do iate britânico Madleen, que levava ajuda humanitária simbólica à Faixa de Gaza.
A embarcação era parte da coalizão pró-palestina Freedom Flotilla Coalition (FFC) e tinha como objetivo denunciar a crise humanitária em Gaza.
A bordo estavam 12 ativistas, incluindo a ativista climática sueca Greta Thunberg e a eurodeputada francesa Rima Hassan.
Segundo a FFC, a abordagem ocorreu em águas internacionais por volta das 1h da manhã desta segunda-feira (EST).
Uma foto divulgada mostra os tripulantes com coletes salva-vidas, mãos ao alto, em sinal de rendição.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que a embarcação foi levada com segurança à costa israelense.
"O iate dos ‘famosos’ está a caminho. Todos foram alimentados com sanduíches e água.
O show acabou”, publicou o ministério na rede X, com tom de deboche.
O Madleen carregava uma pequena quantidade de mantimentos, arroz, fórmula infantil e itens básicos. Israel afirmou que a carga será encaminhada à Faixa de Gaza “por canais humanitários reais”, destacando que a ação da flotilha era mera “propaganda pró-Hamas”.
O ministro da Defesa, Israel Katz, já havia ordenado a interceptação no domingo, acusando a missão de tentar enfraquecer o bloqueio naval imposto a Gaza desde 2007.
Desde o início da ofensiva militar israelense, em outubro de 2023, após um ataque do Hamas que matou mais de 1.200 israelenses, mais de 54 mil palestinos já perderam a vida, segundo autoridades de saúde de Gaza.
A ONU alerta que os mais de 2 milhões de habitantes da região estão à beira da fome.
Apesar disso, o governo israelense defende que o bloqueio marítimo é essencial para impedir o contrabando de armas ao grupo extremista.
A relatora especial da ONU para os direitos humanos nos territórios palestinos, Francesca Albanese, declarou apoio à flotilha e incentivou novos desafios ao bloqueio.
"A viagem do Madleen pode ter acabado, mas a missão continua. Cada porto do Mediterrâneo deve enviar barcos com ajuda e solidariedade a Gaza”, escreveu ela em sua conta na rede X.
Marcello Malcher
The Brazilian Post