
08/13/2025
De acordo com um comunicado do parque, o adolescente de 17 anos estava em uma caminhada na área de gêyseres do Yellowstone, quando seu pé rompeu uma fina crosta na borda da área termal.
Seu pé mergulhou na água escaldante, cuja temperatura pode variar de 71 a 98 graus Celsius, causando queimaduras significativas no pé e no tornozelo.
A equipe médica de emergência atendeu ao incidente e transportou o paciente para um hospital não divulgado para tratamento adicional. O incidente está sob investigação e o parque não possui informações ou fotos adicionais para compartilhar.
Este é o primeiro ferimento relacionado a uma piscina termal em Yellowstone em 2025.
Essa área é acessível por uma antiga estrada de serviço, mas não possui calçadão de madeira ou outras comodidades como outras regiões de gêiseres.
“Calçadões e trilhas protegem você e as delicadas formações termais”, relata o parque. “A água em fontes termais pode causar queimaduras graves ou fatais, e a água escaldante forma a base da maior parte da crosta fina e quebradiça ao redor das fontes termais.”
Mais de 20 pessoas morreram nas fontes termais de Yellowstone na história registrada, geralmente após caírem acidentalmente através de finas crostas geotérmicas espalhadas pelas bacias termais do parque. Não se sabe se a vítima de estava caminhando fora da trilha quando o incidente ocorreu.
Os ferimentos e mortes causados pelas piscinas termais de Yellowstone são causados pela água extremamente quente que flui para elas. Elas não são resultado de queimaduras ácidas, como muitas pessoas acreditam.
“As pessoas pensam nas piscinas como sangue alienígena ou algo assim”, disse Mike Poland, cientista responsável pelo Observatório do Vulcão de Yellowstone. “Não é assim que as piscinas funcionam. As grandes fontes termais são quase todas neutras, mas estão fervendo. É isso que causa danos a pessoas e animais.”
Quando no Yellowstone, respeite a sinalização, caminhe pelas calçadas de madeira e trilhas demarcadas, não se aproxime das fontes termais, o terreno é instável!
Fonte: Cowboy State Daily