NSISA REFLEXÕES

NSISA REFLEXÕES Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from NSISA REFLEXÕES, Digital creator, Canada, KS.
(307)

A NSISA REFLEXÕES é uma organização sem fins lucrativos de direito 100% angolano que trabalha nos processos de investigação e divulgação dos esquemas de corrupção, violação dos Direitos Humanos e democracia .... WhatsApp denúncias : +44 7873 6648 44

11/27/2025

o que o país ou especificamente a província do Zaíre ganha com a exploração do petróleo e do gás natural depois de quase 50 anos ????

AGENTES DA POLÍCIA RAPTAM UM JOVEM E ESTÁ DESAPARECIDO  HÁ 7 MESES Boa tarde NSISA REFLEXÕES , Carlos Agostinho Baya é  ...
11/27/2025

AGENTES DA POLÍCIA RAPTAM UM JOVEM E ESTÁ DESAPARECIDO HÁ 7 MESES

Boa tarde NSISA REFLEXÕES , Carlos Agostinho Baya é meu marido e está desaparecido há 7 meses desde que tinha sido raptado por homens armados da polícia em casa .

Até hoje, o meu marido nunca mais voltou em casa, porque ninguém sabe onde ele foi levado.

Já giramos todos os departamentos da polícia, nas morgues e nos hospitais até hoje ninguém sabe o paradeiro do meu marido .

Nos ajude por favor , eu e os filhos choramos todos dias .

Nos ajuda a encontrar o Carlos por favor . Já não sabemos mais o que fazer ….

Ajude a partilhar para encontrarmos o Sr. Carlos Por favor ….

11/26/2025

André Ventura desmonta um analista que defendia em debate na SIC que o banco Espírito Santo estava tudo bem, mas depois da falência o mesmo nunca mais teve o mesmo discurso.

GUINÉ-BISSAU: apesar de sua prisão anunciada, Umaro Sissoco Embaló permanece surpreendentemente acessível.Ele continua f...
11/26/2025

GUINÉ-BISSAU: apesar de sua prisão anunciada, Umaro Sissoco Embaló permanece surpreendentemente acessível.

Ele continua fazendo ligações telefônicas, tranquilizando chefes de Estado, comunicando-se com líderes empresariais e concedendo entrevistas à imprensa internacional.

Esta é uma situação bastante incomum em meio a um golpe de Estado.

GENERAL QUE FEZ CAMPANHA A FAVOR DE UMARO SISSOCO SUSPENDEU O PROCESSO ELEITORAL NA GUINÉ BISSAU👉🏿 O chefe de Estado-Mai...
11/26/2025

GENERAL QUE FEZ CAMPANHA A FAVOR DE UMARO SISSOCO SUSPENDEU O PROCESSO ELEITORAL NA GUINÉ BISSAU

👉🏿 O chefe de Estado-Maior das Formas armadas da Guiné-Bissau, General Biagué Nan Tam que fez companha a favor do presidente Umaro Sissoco Embaló, suspendeu hoje dia 26 de Novembro de 2025, o processo eleitoral em que Umaro Sissoco foi derrotado logo na primeira volta.

A suspensão do processo eleitoral aconteceu hoje, através de camufladas detenções de presidente cessante Umaro Sissoco, do proprio chefe das forças armadas, Biagué Nan Tam e do ministro do Interior, Botche Candé.

O presidente cesaante, Umaro Sissoco Embaló, tenta a todo custo alterar os resultados, simulando a sua própria detenção, juntamente com o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biague Nan Tam e o ministro do Interior, Botche Candé, de acordl com uma fonte militar oficial que pediu anonimato.

Segundo a mesma fonte militar o objectivo visa simular um golpe de Estado disfarçado para ganhar tempo de alterar os resultados eleitorais, enquanto os militares controlam o país e a CNE.

Via: Bissau Online

A INFANTILIDADE DOS POLÍTICOS GUINEENSES, É A RAZÃO PELA QUAL OS MILITARES CHARLATÕES TÊM PALCOO grande problema na Guin...
11/26/2025

A INFANTILIDADE DOS POLÍTICOS GUINEENSES, É A RAZÃO PELA QUAL OS MILITARES CHARLATÕES TÊM PALCO

O grande problema na Guiné Bissau nunca foram os Militares mas sim os Políticos que nunca souberam entender-se na construção e constituição de um Pacto Nação que pudesse conduzir a Guiné Bissau para um desenvolvimento pleno, estabilidade social e na resolução dos seus maiores problemas.

Se os Políticos se entendessem, e mais do que entenderem-se, fossem ADULTOS, porque os Políticos mais INFANTIS do mundo são os Guineenses, não teria espaço para teatros Militares, portanto, quanto menos os Políticos que têm a legitimidade e obrigação de conduzirem os destinos do País não forem sérios em qualquer sociedade, haverá sempre palco para charlatões que se autodenominam MILITARES que julgam terem melhores fórmulas para resolução dos problemas em relação aos Políticos.

Contudo, é legítimo afirmar e confirmar que a Guiné Bissau é sem sobras de dúvidas um Estado falhado, porém, é preciso compreender e ter em atenção que esta acção dos Militares pode ser uma encenação do Presidente cessante como forma de se manter no Poder, já que os resultados indicavam a sua derrota e como é de hábito em África quem governa não perde o poder mesmo perdendo as eleições pelo voto popular. Outrossim, pode ser mesmo um golpe de Estado que não tenha nada que ver com o actual Presidente e só o tempo dará as respostas necessárias e mostrará quem estará por detrás de mais um acto habitual de golpes nesta Nação falhada.

= Osvaldo Tchingombe = Sociólogo Independente & Comunicador/Analista Político..."Salúte"...

11/26/2025

Militares confirmam golpe de está na Guiné Bissau enquanto se aguardava o anúncio dos resultados das eleições ....

NOVA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS DOS MÉDICOS IMPOSTA PELO MPLA NEGA RENUCIAR O CARGO DE DIRECTORA DO HOSPITAL GERAL HERÓIS D...
11/26/2025

NOVA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS DOS MÉDICOS IMPOSTA PELO MPLA NEGA RENUCIAR O CARGO DE DIRECTORA DO HOSPITAL GERAL HERÓIS DE KIFANGONDO

Segundo apuramos, a eleição da actual bastonária da Ordem dos Médicos ocorreu num clima de tensão, tendo sido eleita a Dra. Jovita André sob manobras do MPLA, ministra da saúde , Dra. Silvia Lutucuta e com envolvimento dos agentes dos serviços de investigação criminal ( SIC) da polícia nacional .

A fonte informou a NSISA REFLEXÕES que, o candidato favorito dos Médicos Angolanos, Dr. Pedro da Rosa, foi afastado através de instauração de um processo crime e ameaças de morte por ousar concorrer com uma candidata escolhida pelo partido no poder .

Doutor Pedro da Rosa, é médico Ortopedista do Hospital do Kapalanca onde exerce as suas funções com zelo e dedicação - vale realçar que sempre teve ligações com o presidente do sindicato dos Médicos, Dr. Adriano Manuel que é uma figura incansável na defesa dos direitos da classe - vários médicos afirmam que, o regime temia a sua ascensão por conta disso .

Após submeter a sua candidatura, dias depois , foi surpredido por agentes do SIC na sua residência, sofreu ameaças para desistir do processo - consequentemente, foi-lhe imputado o crime de roubo de Berbequim, um material bastante usando pelos ortopedistas durante as cirurgias nos hospitais, todavia alegação de roubo terá sido planeado pela direção do Hospital de Kapalanca e o SIC com o principal objetivo de intimidá-lo.

Ainda consta a noção a redação que, como condição para cancelar a sua candidatura, prometeram-lhe cargos de alto nivel no ministério da saúde, porém declinou todas as propostas .

Sob pressão do SIC e constantes ameaças de morte por supostamente não ter aceite as promessas colocadas a mesa, sentiu-se obrigado não mais avançar com a candidatura quando faltavam 4 dias para a eleição ao cadeirão máximo da Ordem dos Médicos em Angola, porque segundo a fonte, Dr. da Rosa prefiriu salvaguardar a vida .

Com a desistência forçada do candidato que muitos esperavam ser o substituto do antigo responsável da calass médica em Angola , foi realizada a eleição, entretanto o facto surpreendente é a fraca adesão dos médicos no processo de eleição da nova bastonária, porque participaram apenas 658 médicos quando o ministério dispõe mais de 12 mil médicos em todo país.

A candidata do regime, Dra. Jovita, obteve 326 votos e foi anunciada como a nova bastonária da ordem dos médicos - vários médicos ouvidos pela nossa redação, afirmam que o regime visa controlar a classe, por isso impôs a sua militante para evitar que os médicos exijam as melhorias das condições de trabalho e consequentemente melhoria salarial que são pontos fracturantes das constantes greves realizadas pela classe em Angola .


A nova bastonária da ordem dos médicos , ou seja candidata do regime como é apelidada nos bastidores da classe médica, tomou posse no hoje 21 de novembro do ano em curso, porém comulativamente exerce a função de Director Geral do Hospital Heróis de Kifangondo, causando uma total contradição daquilo que são os princípios da Ordem dos Médicos de Angola como uma instituição Independente - ainda consta, ela recusa renunciar o cargo porque talvez conte com a proteção do seu partido .

A Ordem dos Médicos de agora em diante, tornou-se uma instituição partidária, onde os médicos não serão tidos e nem achados, realçou um médico .

A Dr. Jovita André é militante do MPLA activa que com apoio e influência da Ministra da Saúde conseguiu vencer as eleições na ordem dos médicos .

11/26/2025

DEPOIS DE 3 ANOS, ADRIANO MENDES DE CARVALHO ATÉ AGORA AINDA NÃO NOMEOU ADMINISTRADORES ADJUNTOS EM VÁRIOS MUNICÍPIOS NO ZAÍRE .

Para assegurar o cargo de governador, todas as semanas compra peixe no Nzeto para enviar à presidência da república...

O nosso messenger está cheio, porque os moradores do Uíge dizem que, depois de simular choros durante o desaparecimento ...
11/26/2025

O nosso messenger está cheio, porque os moradores do Uíge dizem que, depois de simular choros durante o desaparecimento do Angosat 1, foi enviado naquela província para fazer nada .

NSISA REFLEXÕES, este governador é extremamente preguiçoso e incompentente, desde que chegou na província , Uíge parou no tempo e o único ganho que vale destacar é o aumento da bajulação…

O Rocha está rochar no Uíge kkkkkkkkk

DEPOIS DE 42 ANOS DE SERVIÇO DIRECTOR DE INSPEÇÃO DO MININT NO UÍGE NEGA A REFORMA A permanência do Director de Inspecçã...
11/26/2025

DEPOIS DE 42 ANOS DE SERVIÇO DIRECTOR DE INSPEÇÃO DO MININT NO UÍGE NEGA A REFORMA

A permanência do Director de Inspecção da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint) na província angolana do Uíge, Superintendente de Investigação Criminal Chefe Egilo Ernesto, tem provocado forte descontentamento entre efectivos da delegação, que denunciam tratamento privilegiado e manobras para evitar a reforma obrigatória, segundo relatos recolhidos junto de funcionários locais.

Fontes internas da NSISA REFLEXÕES afirmam que, apesar de já ter cumprido 42 anos de efectividade — quando a legislação em vigor aponta para 30 anos de efectividade — o Director continua em funções enquanto colegas da mesma geração já foram notificados e colocados em reforma. Funcionários descrevem uma atmosfera de insatisfação e humilhação no posto de trabalho, citando arrogância no trato com subordinados e atitudes que, dizem, tornam a vida profissional “cara” para os efectivos.

De acordo com relatos, o nome de Egilo Ernesto teria sido inicialmente incluído numa lista de notificação para reforma durante a gestão do falecido Delegado Monteiro Matias Francisco dos Santos. Ainda assim, alegam funcionários, o seu nome foi retirado da lista após intervenção do chefe da área administrativa, Júlio Chita, considerado o seu braço direito. Mais recentemente, com a notificação de outros ex-directores — Informação e Análises, Infraestruturas e Equipamentos, e Telecomunicações — circulou a versão de que o Director de Inspecção terá recorrido a instâncias em Luanda para manter-se no cargo.

O clima interno é descrito como de indignação generalizada. Trabalhadores da delegação afirmam sentir-se desrespeitados e desmotivados, apontando para a necessidade de critérios claros e aplicação igualitária das normas de reforma. Há também queixas sobre a existência de uma figura que o Director aparenta assumir — “Delegado Adjunto” — função que, segundo os denunciantes, não existe formalmente nas delegações provinciais.

Fontes consultadas pela nossa redação, sublinham que qualquer permanência além dos limites legais deve estar devidamente fundamentada em actos administrativos públicos e transparentes. A ausência de explicações oficiais alimenta suspeitas de favorecimento e de procedimentos administrativos irregulares. Os efectivos pedem que a Direcção de Recursos Humanos do Minint e as instâncias competentes esclareçam os critérios usados para as notificações de reforma e a eventual tramitação de recursos.

Procurámos obter uma posição oficial junto da Delegação Provincial do Minint-Uíge e da Direcção de Recursos Humanos em Luanda, mas até à publicação desta notícia não recebemos resposta.

A redação apela às autoridades competentes que esclareçam publicamente a situação, garantindo que a aplicação das normas de reforma seja feita com isenção e em conformidade com a lei.

Enquanto persistirem dúvidas e a falta de transparência, a permanência do Director de Inspecção continuará a alimentar desconfiança e a prejudicar o ambiente de trabalho na delegação. Os efectivos exigem respostas claras e a aplicação igualitária das regras que regem a carreira militar e policial no país. A sociedade e os órgãos de fiscalização têm o direito de saber se houve ou não tratamento diferenciado e quais os fundamentos legais para tal decisão

NOTA DE CONTESTAÇÃO, REPÚDIO E EXIGÊNCIA DE RESPONSABILIZAÇÃOO Administrador Municipal do Sequele, Adão Pacheco (o famos...
11/25/2025

NOTA DE CONTESTAÇÃO, REPÚDIO E EXIGÊNCIA DE RESPONSABILIZAÇÃO

O Administrador Municipal do Sequele, Adão Pacheco (o famoso “barba branca”), oriundo do Icolo e Bengo, precisa de ser confrontado com a verdade crua e nua: é inadmissível, vergonhoso e politicamente imoral assistir a população do Sequele a sofrer diariamente sem água, sem condições básicas de vida, sem dignidade, enquanto a administração municipal transforma os recursos públicos em combustível para passeios turísticos disfarçados de “trabalho”.

Enquanto o povo carrega baldes e bidões de madrugada em busca de água, o Administrador e a sua equipa viajam de província em província, esbanjando dinheiro do erário público, acompanhados de amigos, concubinas e uma corte improvisada de jovens da chamada “sociedade civil”, apenas para tentar legitimar uma farsa política que não corresponde à realidade vivida pelos munícipes.

Esta tentativa de “tapar o sol com a peneira” é uma afronta direta ao sofrimento do povo, uma falta de respeito às famílias que esperam soluções e não teatrinhos de propaganda.

Senhor Administrador Adão Pacheco:
nós não vamos recuar, nem silenciar.
Vamos garantir que toda a verdade venha à tona.

Exigimos imediatamente:

1. O relatório completo e detalhado de todos os custos desta viagem;

2. A origem dos fundos utilizados, província por província, rubrica por rubrica;

3. A justificação técnica e administrativa que sustenta uma despesa desta magnitude enquanto o Sequele enfrenta uma crise social e hídrica sem precedentes.

O Sequele não é propriedade privada de ninguém.
O dinheiro público não é para financiar luxos pessoais.
E a paciência do povo tem limites.

Por: coletivo de ativistas.

Address

Canada, KS

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when NSISA REFLEXÕES posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Share