11/26/2025
NOVA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS DOS MÉDICOS IMPOSTA PELO MPLA NEGA RENUCIAR O CARGO DE DIRECTORA DO HOSPITAL GERAL HERÓIS DE KIFANGONDO
Segundo apuramos, a eleição da actual bastonária da Ordem dos Médicos ocorreu num clima de tensão, tendo sido eleita a Dra. Jovita André sob manobras do MPLA, ministra da saúde , Dra. Silvia Lutucuta e com envolvimento dos agentes dos serviços de investigação criminal ( SIC) da polícia nacional .
A fonte informou a NSISA REFLEXÕES que, o candidato favorito dos Médicos Angolanos, Dr. Pedro da Rosa, foi afastado através de instauração de um processo crime e ameaças de morte por ousar concorrer com uma candidata escolhida pelo partido no poder .
Doutor Pedro da Rosa, é médico Ortopedista do Hospital do Kapalanca onde exerce as suas funções com zelo e dedicação - vale realçar que sempre teve ligações com o presidente do sindicato dos Médicos, Dr. Adriano Manuel que é uma figura incansável na defesa dos direitos da classe - vários médicos afirmam que, o regime temia a sua ascensão por conta disso .
Após submeter a sua candidatura, dias depois , foi surpredido por agentes do SIC na sua residência, sofreu ameaças para desistir do processo - consequentemente, foi-lhe imputado o crime de roubo de Berbequim, um material bastante usando pelos ortopedistas durante as cirurgias nos hospitais, todavia alegação de roubo terá sido planeado pela direção do Hospital de Kapalanca e o SIC com o principal objetivo de intimidá-lo.
Ainda consta a noção a redação que, como condição para cancelar a sua candidatura, prometeram-lhe cargos de alto nivel no ministério da saúde, porém declinou todas as propostas .
Sob pressão do SIC e constantes ameaças de morte por supostamente não ter aceite as promessas colocadas a mesa, sentiu-se obrigado não mais avançar com a candidatura quando faltavam 4 dias para a eleição ao cadeirão máximo da Ordem dos Médicos em Angola, porque segundo a fonte, Dr. da Rosa prefiriu salvaguardar a vida .
Com a desistência forçada do candidato que muitos esperavam ser o substituto do antigo responsável da calass médica em Angola , foi realizada a eleição, entretanto o facto surpreendente é a fraca adesão dos médicos no processo de eleição da nova bastonária, porque participaram apenas 658 médicos quando o ministério dispõe mais de 12 mil médicos em todo país.
A candidata do regime, Dra. Jovita, obteve 326 votos e foi anunciada como a nova bastonária da ordem dos médicos - vários médicos ouvidos pela nossa redação, afirmam que o regime visa controlar a classe, por isso impôs a sua militante para evitar que os médicos exijam as melhorias das condições de trabalho e consequentemente melhoria salarial que são pontos fracturantes das constantes greves realizadas pela classe em Angola .
A nova bastonária da ordem dos médicos , ou seja candidata do regime como é apelidada nos bastidores da classe médica, tomou posse no hoje 21 de novembro do ano em curso, porém comulativamente exerce a função de Director Geral do Hospital Heróis de Kifangondo, causando uma total contradição daquilo que são os princípios da Ordem dos Médicos de Angola como uma instituição Independente - ainda consta, ela recusa renunciar o cargo porque talvez conte com a proteção do seu partido .
A Ordem dos Médicos de agora em diante, tornou-se uma instituição partidária, onde os médicos não serão tidos e nem achados, realçou um médico .
A Dr. Jovita André é militante do MPLA activa que com apoio e influência da Ministra da Saúde conseguiu vencer as eleições na ordem dos médicos .