12/01/2021
Qual a relação entre a produção de leite e duração do cio?
🔬🧑🌾 por traz hoje dados de Lopez et al 2004.
Nesse trabalho podemos observar como há uma relação negativa entre a produção de leite (kg/d) e a duração do cio (h). Isso ocorre possivelmente devido ao maior metabolismo observado em vacas de alta produção. O aumento da atividade hepática, devido ao metabolismo energético necessário para suprir a demanda nutricional de uma vaca de alta produção, acaba afetando e metabolizando outros componentes como hormônios relacionados a reprodução, progesterona e estrógeno. Desta forma, animais de alta produção acabam tendo um menor tempo com pico de estrogênio e consequentemente um menor tempo com exposição de cio. De forma prática, isso faz com que seja mais difícil detectar o cio nesses animais e isso acaba diminuindo os índices reprodutivos do rebanho.
Sabemos que a detecção de animais em estro é uma das chaves para a eficiência dos rebanhos leiteiros, tendo direta relação entre o intervalo entre parto (IEP) e produção de leite do rebanho. Com o uso de protocolos hormonais e biotecnologias disponíveis no mercado podemos melhorar a taxa de serviço (animais inseminados), taxa de concepção (animais prenhes após IA), e consequentemente a taxa de prenhes (velocidade que os animais f**am prenhes como consequência do número de serviços e concepção).
Quer saber mais? Acesso o artigo completo:
Lopez et al., 2004. Relationship between level of milk production and estrous behavior of lactating dairy cows. Animal Reproduction Science 81 (2004) 209–223
Deixe seu comentário com sugestões de assuntos que vocês gostariam que abordássemos nas próximas publicações deste quadro!
_____________________________________
Se ainda não nos segue:
🐄🐄🇺🇸🇧🇷🐄🐄