06/10/2025
Jules Rimet, lendário presidente da FIFA, foi o idealizador da primeira Copa do Mundo de futebol, em 1930. Seu objetivo era unir os povos dos dois hemisférios por meio do esporte, refletindo seu caráter visionário e conciliador.
A Taça Jules Rimet, nomeada em sua homenagem, foi o troféu original do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, concedido de 1930 a 1970. Criada em 1928, ela foi entregue pela primeira vez na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, marcando o início de uma era.
Em 1950, o Uruguai, liderado por uma seleção histórica, conquistou a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, no episódio conhecido como Maracanazo. No ano seguinte, representado majoritariamente pelo Club Nacional de Football, o time uruguaio participou da primeira Copa do Mundo de Clubes, em 1951. Este torneio, chamado Copa Rio, é considerado o precursor do atual Mundial de Clubes da FIFA.
A Copa Rio de 1951, organizada com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e da prefeitura do Distrito Federal do Brasil (1891–1960), teve a chancela de Jules Rimet, que reconheceu sua relevância. O Palmeiras sagrou-se campeão, e o próprio Rimet entregou a taça ao capitão do time, consolidando o torneio como um marco histórico.
Devido ao sucesso da competição, o Fluminense organizou uma segunda edição da Copa Rio em 1952, para celebrar seu cinquentenário. Embora tenha mantido o formato internacional, o torneio teve menor prestígio, mas refletiu o impacto causado pela edição anterior.
Segundo o jornal italiano La Stampa, a Copa Rio de 1951 foi realizada com “grandes recursos e grande publicidade” na capital do Brasil, entre junho e julho. Em 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da FIFA reconheceu, por unanimidade, o Palmeiras como o primeiro campeão mundial de clubes da história, em decisão tomada durante a reunião que planejou as competições da FIFA de 2015 a 2019.
Essa é parte da história de Jules Rimet e da taça que leva seu nome. Considerado o maior presidente da FIFA, Rimet não apenas criou a Copa do Mundo, mas também deixou sua marca na primeira Copa do Mundo de Clubes.
Em 2025, o Mundial de Clubes retorna em um novo formato, honrando o legado desse visionário.