06/09/2025
Livro "Caim, o Primeiro Vampiro" foi escrito por Georgina Cavendish. Ela é um pseudônimo de Bárbara Ferreira, uma jovem paraense, que fez sua estreia literária com este livro. O livro também é conhecido pelo título "Caim; O Primeiro Vampiro".
ℹ️ A história gira em torno de Caim, uma figura bíblica que é conhecido como o primeiro assassino da história, tendo matado seu irmão Abel. Na versão de Vianco, Caim é transformado em vampiro como punição por seu ato de violência e condenação. A partir desse momento, ele se torna imortal e vive ao longo dos séculos, enfrentando os dilemas de sua condição e as consequências de suas ações.
∆ Caim viaja através do tempo, testemunhando eventos históricos e interagindo com diferentes culturas. Ele se depara com outros vampiros e seres sobrenaturais enquanto tenta encontrar um propósito para sua existência eterna. A narrativa explora temas como culpa, redenção e a busca por um significado na vida.
novela baseada na narrativa bíblica que envolve os primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, com pouco mais de cem páginas e leitura fluida. Vale ressaltar o uso impecável da língua portuguesa e a postura de Georgina ao dizer, logo nas primeiras páginas da obra, sobre a lenda com o personagem bíblico Caim como o primeiro vampiro já ser conhecida porém sem versão definitiva em romances.
Mesmo sendo uma narrativa bíblica conhecida, ao menos em suas características principais, os aspectos psicológicos percebidos por meio dos sentimentos e observações do fio condutor Caim na relação com outros personagens são muito interessantes. A primeira relação sexual de Caim e Annabel é retratada de uma forma muito natural, consciente e com toques de inocência. Ele se torna uma pessoa com rancor visível, causa medo àqueles que chegam a região. Tem também uma espécie de sentimento de posse em relação a esposa, quando se dá conta pergunta-se de onde vem aquilo. O conflito interno causado pela culpa e a lembrança daqueles a quem decepcionou faz parte da construção do personagem que sofre e não vê vantagens em não morrer...