
08/27/2025
Tiroteio em escola católica de Minneapolis deixa duas crianças mortas e 17 feridos
Minneapolis (EUA) — O início do ano letivo na escola católica Anunciação, em Minneapolis, foi marcado por uma tragédia na manhã desta quarta-feira (27). Um jovem, identificado pelas autoridades como Robin Westman, de cerca de 20 anos, abriu fogo contra fiéis e alunos que participavam de uma missa, matando duas crianças de 8 e 10 anos e ferindo outras 17 pessoas, entre elas 14 menores de idade e três idosos.
Vestido de preto e agindo sozinho, Westman disparou dezenas de tiros com uma espingarda, um rifle e uma pi***la através das janelas da igreja. Logo em seguida, tirou a própria vida.
Autor do ataque
De acordo com a polícia, o atirador não possuía um histórico criminal extenso. No entanto, investigações preliminares revelam que ele deixou vídeos e anotações com mensagens extremamente violentas, além de um pedido de desculpas à família e até mesmo um desenho do interior de uma igreja. As autoridades investigam o caso como possível crime de ódio contra católicos e ato de terrorismo doméstico.
Testemunhas
O episódio deixou a comunidade em choque. Tyler, pai de dois alunos da escola, contou à rede NBC News que recebeu uma mensagem desesperada da esposa informando sobre o tiroteio e que apenas um de seus filhos havia sido localizado naquele momento. “Saí imediatamente do trabalho. Estava em choque, não podia acreditar que isso estava acontecendo na escola Anunciação”, relatou. Felizmente, ele conseguiu se reencontrar com as duas crianças.
Outro morador da região, Mike Garrity, de 64 anos, relatou ter ouvido os disparos quando voltava da academia. Ao se aproximar da igreja, viu dezenas de alunos correndo em desespero. “Pelo menos três estavam cobertos de sangue”, disse.
Resposta das autoridades
Equipes do FBI e da polícia local continuam investigando o caso. A governadora de Minnesota lamentou profundamente o episódio e prestou solidariedade às famílias das vítimas. Organizações religiosas da região também convocaram vigílias de oração em memória das crianças e em apoio aos sobreviventes.