Portuguese Tribune

Portuguese Tribune The Portuguese Tribune is the best Portuguese bilingual newspaper in the United States.

11/30/2025

O Contrabando na Ilha do Pico

Durante a leitura do livro de Manuel de Ávila Coelho - A Freguesia de Nossa Senhora da Piedade na ilha do Pico, já me tinha deparado com este assunto. Esta semana adquiri mais dois livros de Ermelindo Ávila, Figuras e Factos, I e II, e o tema voltou a surgir. Segue-se o resultado.

O contrabando foi uma prática comum na Ilha do Pico desde o século XVIII até ao início do século XX, sendo uma forma de combater a pobreza que reinava cá na ilha. Terá começado com os navios baleeiros vindos da Nova Inglaterra. Esses barcos faziam “aguada” e reparações, e estes contactos tornaram possível a troca de mercadorias.

Os produtos mais procurados eram o tabaco americano e tecidos como o “angrin” e a “cabeça de índio”.
O monopólio real do tabaco em Portugal tornava o contrabando especialmente atraente: embora fosse um produto altamente tributado, as restrições nos Açores forçavam muitos a buscar meios informais para obtê-lo ou comercializá-lo.
Além deste contrabando, estes navios recebiam também, os jovens que embarcavam ilegalmente para os Estados Unidos.

Os veleiros exploravam a extensa costa da ilha para evitar a fiscalização. Ricardo Manuel Madruga da Costa, por exemplo, relata nas suas obras como a autoridade alfandegária tinha dificuldades em fiscalizar completamente esse comércio, especialmente nas ilhas periféricas.

Essa fiscalização era assegurada pelos guardas fiscais e pelo “bote da ronda”, tripulado por marinheiros da Armada, destacando-se nos portos do Calhau da Piedade ou da Calheta de Nesquim. Apesar dos esforços das autoridades, muitas operações escapavam graças à astúcia dos locais e às características geográficas favoráveis da ilha.

Um exemplo é o relato de Luiza de José António, residente nas Lajes, que negociava tabaco para complementar os rendimentos familiares. Quando soube que a Alfândega iria revistar a sua casa, escondeu o tabaco no fundo do poço da Rochinha, transportando a água em várias idas para despistar os guardas. Contava, com entusiasmo, como conseguia enganar a fiscalização sem que descobrissem o contrabando (Ermelindo Ávila).

Outro episódio ocorreu na freguesia da Piedade, no lugar da Engrade. Um contrabandista, ao saber da aproximação dos guardas, organizou uma refeição sobre a celha do lagar onde o tabaco estava escondido, convidando os próprios guardas a participar. Os fiscais, ignorando o conteúdo oculto, saíram sem apreender o material, evidenciando como a astúcia era essencial na prática do contrabando (Manuel de Ávila Coelho).

Nem todas as operações terminavam sem incidentes. A chegada de navios de contrabando podia resultar em tragédias, como a morte de jovens atingidos por disparos acidentais da fiscalização, ou em agressões físicas e perdas materiais significativas. Mesmo os contrabandistas mais experientes, na maioria das vezes, não acumulavam riqueza, sendo os riscos constantes para todos os envolvidos e para as famílias (Manuel de Ávila Coelho).

O contrabando no Pico revela muito sobre a vida local: era uma actividade arriscada, mas a necessidade era superior ao risco. Estes relatos mostram a relação entre as autoridades e a população, marcada por repressão versus estratégias de sobrevivência e testemunham uma época em que a subsistência dependia da coragem e da engenhosidade das pessoas.

Até breve!

11/30/2025

Missa Dominical: Domingo, 30 de Novembro de 2025 – I Domingo do Advento – Ano C.

Sejam benvindos à Igreja Nacional Portuguesa das Cinco Chagas em San José da Califórnia nos Estados Unidos da América.
Esta Santa Missa é celebrada em português pelo nosso administrador Rev. Padre Manuel Pato.
Façam o favor de visualizar as nossas Missas diariamente de segunda-feira a sábado pelas 9:00 da manhã (bilingue), sábado (vigília) pelas 5:30 da tarde (bilingue) e aos domingos pelas 9:00 da manhã em inglês, 10:30 em português e 5:30 da tarde em Latim.
Ficamos agradecidos em fazerem parte da nossa comunidade católica. Se acharem por bem contribuir para este ministério, agradecemos que enviem os seus donativos para https://fivewoundschurch.churchgiving.com/

11/30/2025

Holy Mass: Sunday, November 30th, 2025 – 1st Sunday in Advent – Year C.
Welcome to Five Wounds Portuguese National Church in San Jose, California, United States of America.
This Holy Mass is celebrated by our administrator Rev. Father Manuel Pato.
Please view our Masses daily from Monday to Saturday at 9:00 am (bilingual), Saturday vigil at 5:30 pm (bilingual), and Sundays at 9:00 am in English, 10:30 am in Portuguese and 5:30 pm in Latin.
We are grateful that you are part of our Catholic community. If you would like to contribute to this ministry, we appreciate you sending your donations to https://fivewoundschurch.churchgiving.com

Lindo
11/29/2025

Lindo

Lake Tahoe
Todays California Photo! - by bradfordadventures

11/28/2025

Somos Campeões do Mundo Sub17🇵🇹🌍❤️

Viva Portugal🎉

Address

1975 Emory Street
San Jose, CA
95126

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Portuguese Tribune posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Portuguese Tribune:

Share