07/09/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado norte-americano. A medida, segundo carta oficial enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrará em vigor no dia 1º de agosto.
Na mensagem, Trump expressa profunda insatisfação com a forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo tratado pelas autoridades brasileiras. “Conheci e tratei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países”, afirmou.
Ainda segundo Trump, “a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos EUA, é uma vergonha internacional”. O republicano ressaltou que a imposição da tarifa também decorre de ações hostis do governo brasileiro contra empresas de tecnologia dos Estados Unidos.
Ele destacou ainda a atuação do Supremo Tribunal Federal como elemento-chave nessa decisão. “Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos norte-americanos”, afirmou o mandatário.
Trump foi enfático ao condenar a postura do STF, que, segundo ele, “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”.
Segundo a carta, a tarifa de 50% será aplicada de maneira ampla, independentemente de eventuais isenções existentes por setor. “Cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA, separada de todas as tarifas setoriais existentes”, decretou.
E você, o que pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários 🤔
📌 Siga o nosso perfil e COMPARTILHE esse post.