CNN Cabinda

CNN Cabinda Somos um grupo de pessoas que falam sobre Cabinda e não só a CNN Cabinda é uma página internacional

ÚLTIMA HORA 👉 PRESIDENTE PORTUGUES MARCELO RIBEIRO DE SOUSA  RECONHECEU ONTEM QUE CABINDA É UM ESTADO OCUPADO.50 anos de...
21/05/2025

ÚLTIMA HORA 👉 PRESIDENTE PORTUGUES MARCELO RIBEIRO DE SOUSA RECONHECEU ONTEM QUE CABINDA É UM ESTADO OCUPADO.

50 anos de guerra entre a FLEC-FAC e o governo angolano, o governo português reconheceu ontem que cabinda é um estado ocupado não é uma província de Angola.

JÁ ESTÁ👉 FLEC FAC E A UNITA já estão na sala da conferência de imprensa diante da União Europeia Fonte TV União
30/04/2025

JÁ ESTÁ👉 FLEC FAC E A UNITA já estão na sala da conferência de imprensa diante da União Europeia

Fonte TV União

HOJE A NOSSA EQUIPE DA TV UNIÃO VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE 👉Martins Chicócolo, homem que o Governo do MPLA recrutou para...
19/04/2025

HOJE A NOSSA EQUIPE DA TV UNIÃO VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE 👉Martins Chicócolo, homem que o Governo do MPLA recrutou para ludibriar a situação militar em Cabinda

Martins Chicócolo fazia parte do Movimento do Bento Bembe, conhecido como FLEC RENOVADA. Sentindo-se marginalizado, pois seu nome foi excluído do processo de integração nas Forças Armadas Angolanas, em 2017 ele solicitou sua integração na FLEC FAC, liderada por Emmanuel Nzita. Essa integração foi facilitada pelo Comandante Semedo, que acolheu Martins e outros militares oriundos da FLEC RENOVADA de António Bento Bembe.

Martins Chicócolo recebia mensalmente 500 dólares como pagamento e outros valores que escusamos citar. No entanto, parte desse valor deveria ser canalizada para apoiar as tropas. Ele recebeu duas motos e vários apoios financeiros destinados a auxiliar os militares, mas, infelizmente, nunca apresentou nenhum relatório sobre os valores ou as motos recebidas. Em vez disso, canalizou esses materiais para sua própria família.

Além disso, Martins Chicócolo teve comportamentos questionáveis em Lukula, onde engravidou várias meninas. O Ministro da Defesa, Jean Claude Nzita, teve que intervir em várias situações devido às constantes violações cometidas por ele. Tanto Martins quanto Alberto Zing foram expulsos em decorrência dessas atitudes.

Vale lembrar que esse grupo oriundo da FLEC RENOVADA realizou apenas um ataque desde 2017 até a presente data. Em breve, iremos exibir um vídeo com o depoimento das meninas que Martins Chicócolo engravidou e abandonou à sua própria sorte.

Adicionalmente, é importante ressaltar que o comportamento de Martins Chicócolo não apenas estava a manchar sua reputação pessoal, mas também estava a afectar a imagem da FLEC FAC e a luta pela independência de Cabinda. A confiança entre os membros do movimento estava comprometida e muitos questionava a integridade de suas acções e compromissos com a causa.

Deixa o seu comentário aqui abaixo 👇 sobre esta situação que afligem toda população de cabinda.

OUTRA MAKA+👉 Ministro da Defesa da FLEC FAC, Jean Claude Nzita, diz que MPLA está desesperado porque perdeu o monopólio ...
18/04/2025

OUTRA MAKA+👉 Ministro da Defesa da FLEC FAC, Jean Claude Nzita, diz que MPLA está desesperado porque perdeu o monopólio da questão de Cabinda

Após o anúncio do cessar-fogo unilateral da Frente de Libertação do Estado de Cabinda – Forças Armadas Cabindesas (FLEC-FAC), o Porta-Voz e Ministro da Defesa do movimento, Jean Claude Nzita, respondeu às energéticas reacções do Governo angolano.

“O Governo do MPLA, com a declaração de cessar-fogo unilateral, entrou em desespero, demonstrando a sua descoordenação, contradições e obsessão em negar o conflito em Cabinda, que só o MPLA nega”, disse Jean-Claude Nzita.

“Por um lado o MPLA nega existir um conflito em Cabinda, que na realidade dura há mais de 50 anos, e por isso diz não ter em conta o cessar-fogo. Simultaneamente, e estranhamente logo depois do anúncio do cessar-fogo, o MPLA organiza uma conferência de imprensa, na presença de toda a imprensa estatal, onde apresenta seis autoproclamados desertores das FLEC-FAC, que confirmam a existência de guerra em Cabinda. Para cúmulo do ridículo”, prossegue Jean-Claude Nzita, o “Ministério angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, protestou formalmente contra a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) devido à televisão estatal portuguesa ter noticiado o cessar-fogo da FLEC, numa clara ingerência na liberdade de imprensa em Portugal. Absolutamente ridículo”, sublinha Jean-Claude Nzita.

“O presidente angolano João Lourenço deveria rodear-se de gente mais capaz. Está com incompetentes que querem que a guerra prossiga em Cabinda, como também muitos generais das FAA que enchem os bolsos com os seus tráficos em Cabinda. O fim da guerra será a falência destes generais, e provavelmente a sua condenação”, disse Jean Claude Nzita.

“As hilariantes rajadas de contradições e descoordenação do Governo de João Lourenço, são uma prova clara que o MPLA é uma organização que não é credível, nem capaz para negociar o fim da guerra em Cabinda, ou em qualquer outro território do continente africano. Ingenuamente eu acreditava que o MPLA tinha pessoas competentes, mas enganei-me”, disse o Porta-Voz da FLEC-FAC.

Sobre a apresentação em Luanda de responsáveis militares da FLEC-FAC, Jean-Claude Nzita confirmou que “dois eram realmente da FLEC, Martins Chincocolo e Afonso Sungo ‘Zing Zong’. Eram pequenos oficiais que estavam sob o comando do Tenente General Semedo. Integraram a FLEC em 2017, tendo sido expulsos em 2024, acusados de conivência com o inimigo. Os outros não sei quem são, como ninguém em Cabinda, nas cidades e nas matas, os conhece”.

Segundo Jean-Claude Nzita, a FLEC-FAC e os nacionalistas cabindeses “estão habituados que o MPLA, que diz não haver guerra em Cabinda, apresente como guerrilheiros indivíduos que nunca pertenceram à FLEC e nem sabem pegar numa arma. São pagos para dizerem que são FLEC. Esta prática é sobejamente conhecida em Cabinda. O MPLA aprendeu esta técnica obsoleta de propaganda com o poder colonial português, que utilizou o mesmo método quando o MPLA estava nas matas”, disse.

Para o Porta-Voz da FLEC-FAC, o “MPLA entrou em desespero total porque compreendeu que perdeu o monopólio da questão de Cabinda. E neste desespero descredibiliza-se mais ainda. Dispara em todas as direcções, apresenta guerrilheiros quando garante que não há guerra. Ataca a UNITA por estar disponível para falar sobre paz com a FLEC. Ataca a comunicação social portuguesa por esta fazer o seu trabalho sem o controlo da censura angolana. O que é certo, é que vamos prosseguir com o processo que expomos no último comunicado”.

“O presidente João Lourenço tem de rodear-se de políticos e conselheiros capazes, com sabedoria, que conheçam a realidade cabindesa, desprovidos da propaganda do MPLA. É possível negociar a paz em Cabinda, com sabedoria, serenidade e seriedade. João Lourenço tem de afastar-se de personagens tóxicas que ridicularizam a sua imagem em Angola e no Continente africano”, concluiu Jean-Claude Nzita.

Fonte: e-global.pt

BOA NOTÍCIA PARA OS INDEPENDENTISTA DE CABINDA 👉 FLEC FAC ANUNCIA CESSAR-FOGO UNILATERAL , COM INICIO NESTA SEGUNDA-FEIR...
14/04/2025

BOA NOTÍCIA PARA OS INDEPENDENTISTA DE CABINDA 👉 FLEC FAC ANUNCIA CESSAR-FOGO UNILATERAL , COM INICIO NESTA SEGUNDA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2025

A Frente de Libertação do Estado de Cabinda – Forças Armadas Cabindesas (FLEC-FAC) declarou um cessar-fogo unilateral, com início nesta segunda-feira, 14 de Abril de 2025. A decisão foi anunciada após declarações de Liberty Chiyaka, líder da bancada parlamentar da UNITA, que revelou a intenção de apresentar na Assembleia Nacional de Angola o Projecto de Lei da Autarquia Supramunicipal de Cabinda.

Através de um comunicado, assinado pelo Tenente-General João da Cruz Mavinga Lucifer, chefe da direcção das Forças Especiais das FAC, justifica que o cessar-fogo “insere-se num desejo claro de criar um clima propício para um diálogo sério com as autoridades angolanas para pôr fim ao conflito em Cabinda”, bem como na sequência da “divulgação da iniciativa do partido angolano UNITA”.

A FLEC-FAC “compromete-se a criar um ambiente favorável que não afecte o desenrolar da iniciativa do partido angolano UNITA”, que a guerrilha independentista considera ser “uma oportunidade para dar um passo para o diálogo”.

No mesmo documento o Tenente-General João da Cruz Mavinga Lucifer informa que a FLEC-FAC reserva o direito de “responder militarmente a qualquer provocação das Forças Armadas Angolanas (FAA) no território de Cabinda” e de “reagir vigorosamente quando a população de Cabinda for vítima de actos de violência e repressão”.

O cessar-fogo unilateral permanecerá em vigor até às 23 horas de sábado, 14 de junho de 2025. Caso não sejam obtidos resultados concretos da iniciativa proposta pela UNITA até essa data, a FLEC-FAC anunciou que retomará as operações militares.

BOA NOTÍCIA PARA OS INDEPENDENTISTA DE CABINDA 👉 A FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE ESTADO DE CABINDA FLEC-FAC O MINISTRO DA DEFE...
09/04/2025

BOA NOTÍCIA PARA OS INDEPENDENTISTA DE CABINDA 👉 A FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE ESTADO DE CABINDA FLEC-FAC O MINISTRO DA DEFESA JEAN CLAUDE NZITA.

Para aumentar o número de reservistas da FLEC-FAC , os jovens Cabindeses de 18 anos receberão em breve cartas que os informarão sobre o serviço militar voluntário, na sequência de uma iniciativa recentemente anunciada pelo ministro da defesa da FLEC-FAC Jaenn Claude Nzita, na última reunião da sexta-feira na base militar dos heróis da FLEC-FAC.

ÚLTIMA HORA 👉 UNITA DEFENDE "PAZ DEMOCRÁTICA " PARA CABINDA QUE VIVE GUERRILHA LIDERADA PELA FLEC-FAC Em Angola, a UNITA...
24/03/2025

ÚLTIMA HORA 👉 UNITA DEFENDE "PAZ DEMOCRÁTICA " PARA CABINDA QUE VIVE GUERRILHA LIDERADA PELA FLEC-FAC

Em Angola, a UNITA defendeu hoje uma "paz democrática", cujos termos devem ser discutidos em sede do Parlamento, para a região de Cabinda, a província que vive uma "guerrilha conduzida pela FLEC-FAC ".

O posicionamento foi apresentado pelo presidente do grupo parlamentar do maior partido na oposição, Liberty Chiyaka, que entende que o enclave tem questões políticas específicas a resolver e volvidos 50 anos após a era colonial, a situação daquele território "é tão triste" quanto a vivida nas restantes províncias de Angola.

O povo de Cabinda, defendeu, precisa de uma nova abordagem para concretizar as suas "legítimas aspirações de paz, liberdade e prosperidade, tendo sido goradas várias expetativas de entendimento com vários dignitários de Cabinda".

"Temos propostas concretas para esta nova abordagem. Entendemos que a Assembleia Nacional, no quadro das suas competências políticas e representativas, deve tomar a iniciativa política e agendar a discussão específica de propostas que conduzam à paz democrática em Cabinda", frisou.

Fonte Lusa

OUTRA MAKA+👉 TENENTE-GENERAL DA FLEC FAC AFIRMOU QUE OS MILITARES QUE ATACARAM AS FAA SAÍRAM HÁ POUCO DA FORMAÇÃO.João C...
05/03/2025

OUTRA MAKA+👉 TENENTE-GENERAL DA FLEC FAC AFIRMOU QUE OS MILITARES QUE ATACARAM AS FAA SAÍRAM HÁ POUCO DA FORMAÇÃO.

João Cruz Mavinga Lúcifer afirmou, durante a entrevista mantida ao telefone com o CEO, que os soldados que praticaram a ação militar no Mayombe são recém-formados. Esses militares tiveram uma formação de 6 meses, e o primeiro teste militar foi atacar os soldados das FAA, rematou.

O Tenente-General da FLEC FAC, chefe da Direção das Forças Especiais das FAC, disse que os soldados recém-formados vêm agora de uma formação de 6 meses, mais de 30 homens. Por isso, notamos durante os vídeos alguns com dificuldade de desbloquear a arma, e havia um orientador a comandar a operação.

O Tenente-General da FLEC FAC confirmou que foram mortos 32 militares das Forças Armadas Angolanas e disse que os soldados da FAC (Forças Armadas Cabindensas) usaram uma arma de morteiro que tem muito alcance. Ele deixou um aviso ao Presidente angolano, João Lourenço, de que ele não br**ca com a luta pela autodeterminação. A FLEC FAC tem sido clara em dizer que quer a independência para Cabinda; logo, se continuar a se pronunciar com desprezo quando fala do problema de Cabinda, obrigará a FLEC FAC a intensificar os ataques contra os militares que ilegalmente ocupam nosso território", garantiu.

Sobre o uso da arma de morteiro, ele disse que usaram aquilo para mostrar ao Governo Angolano e ao seu presidente irresponsável os estragos que a arma de morteiro pode causar; por isso, foram disparados 19 vezes.

A entrevista durou 17 minutos. O Tenente-General da FLEC FAC preferiu responder às nossas perguntas por chamada.

Numa data a anunciar, vamos entrevistar o ministro da Defesa da FLEC FAC, Jean Claude Nzita, que prometeu falar à nossa equipa.

Deixa o seu comentário aqui abaixo 👇

*Deputado Gervásio Zau: Um Símbolo de Coragem, Integridade e Compromisso com o Povo Angolano*Gervásio Zau não é apenas u...
22/02/2025

*Deputado Gervásio Zau: Um Símbolo de Coragem, Integridade e Compromisso com o Povo Angolano*

Gervásio Zau não é apenas um deputado, mas um verdadeiro guerreiro da democracia, cuja bravura e determinação têm iluminado o cenário político nacional. Dotado de uma sensibilidade humana rara e de um profundo senso de justiça, tem sido uma voz incansável na defesa dos interesses do povo de Cabinda, recusando-se a curvar-se diante das adversidades e dos ataques injustificados dos activistas da meia tigela, pagos pelo MPLA em Cabinda.

O seu rigoroso cumprimento das funções parlamentares tem incomodado aqueles que temem a verdade e o progresso. É por isso que os seus opositores recorrem a estratégias desonestas, tentando descredibilizá-lo com calúnias e difamações. No entanto, o deputado Zau não se deixa abalar. Pelo contrário, cada ataque transforma-se em combustível para reforçar ainda mais a sua missão de lutar por um país mais justo e democrático.

Ele não se limita a ocupar um cargo no seu partido político, a UNITA, mas exerce o seu mandato com um compromisso inabalável, demonstrando um amor profundo por Angola e pelo seu povo. Como representante legítimo da vontade popular, Gervásio Zau não permitirá que o sofrimento da população de Cabinda seja ignorado ou negligenciado. O seu carisma e frontalidade fazem dele um dos mais destacados e influentes deputados da nossa praça política, em Cabinda e no país, alguém que não se esconde nos bastidores, mas que enfrenta os desafios de frente, sem medo e sem hesitação.

Para os activistas da meia tigela, não há espaço no seu caminhão. Um activista do regime do MPLA, em Cabinda, não pode representar uma vasta família de activismo na região. Somos cerca de 1 milhão de habitantes, o que significa que um activista de meia tigela não pode representar esse milhão que somos hoje.

O seu papel na UNITA transcende a política partidária. Ele é um verdadeiro defensor da liberdade, um tribuno do povo, que coloca o interesse colectivo acima de qualquer ambição pessoal. A sua firmeza de carácter e a sua paixão pela justiça fazem dele uma referência incontestável, um nome que ecoa nos corações daqueles que sonham com um futuro melhor para Angola.

Gervásio Zau não é apenas um deputado. Ele é um líder, um inspirador, um combatente incansável, que não recua diante das dificuldades. E é exactamente por isso que seguirá firme no seu propósito, independentemente das pedras no caminho, porque a sua missão é maior do que qualquer obstáculo: lutar por um país mais justo, democrático e digno para todos os angolanos.

Por: Jornalista Filomão Futi, CEO da TV-União.

A FILHA DE CABINDA NÁDIA SILVA É UMA VERDADEIRAMENTE INDEPENDENTISTA DE CABINDA DISSE CLARAMENTE QUE ANGOLA É INGRATO CO...
11/02/2025

A FILHA DE CABINDA NÁDIA SILVA É UMA VERDADEIRAMENTE INDEPENDENTISTA DE CABINDA DISSE CLARAMENTE QUE ANGOLA É INGRATO COM CABINDA

A apresentadora da RTP África, Nádia Silva, expressou sua insatisfação com a situação de Cabinda, afirmando que a província recebe pouco investimento, apesar de sua contribuição para Angola, especialmente no setor petrolífero.

Angola explora o petróleo, madeira, diamante, ouro em Cabinda, o que nós os cabindas beneficiamos com esta exploração?

Não ganhamos cause nada, nós somos um povo rico mais vivemos na linha da pobreza por causa da ingratidão de Angola.

Durante sua participação no podcast do Mercado Lusófono, ela lamentou a falta de infraestrutura, como estradas e eletricidade, e destacou que Cabinda tem sido negligenciada.

Nádia também mencionou que Aníbal foi o único governador que realmente trabalhou pelo progresso da região, sendo por isso ainda valorizado pela população.

O que tens a dizer??

Deixa o seu comentário aqui abaixo 👇 sobre esta situação que afligem toda população de cabinda

Fonte TV União

DENÚNCIA PÚBLICA HÁ UM PLANO PARA ASSASSINAR O ENGENHEIRO MAURÍCIO GIMBI EM CABINDA PELAS FORÇAS DA E SEGURANÇA DO REGIM...
28/12/2024

DENÚNCIA PÚBLICA

HÁ UM PLANO PARA ASSASSINAR O ENGENHEIRO MAURÍCIO GIMBI EM CABINDA PELAS FORÇAS DA E SEGURANÇA DO REGIME DO JOÃO LOURENÇO

Bom dia caros irmãos,

Bom dia povo de Cabinda,

De 11 a 15 de Dezembro, o engenheiro Maurício Gimbi foi convidado para participar numa conferência internacional sobre o desenvolvimento de África organizada pela FIJADA- Forum des Jeunes Africain pour le développement de l'Afrique, onde na mesma ocasião expós o problema de Cabinda e que como não é de admirar, irritou alguns sectores do stablishment que tem estado a refletir em como retaliar contra a sua coragem, isto é, lhe colocando na cadeia por muito tempo ou assassinando-lhe, pois de acordo com eles, nenhum Cabinda tem o direito de falar da sua terra e dos seus problemas em nenhuma ocasião, principalmente para o mundo lá fora e continuar a morar em Cabinda sem no entanto se exilar.

Primeiro tentaram falsificar um processo contra ele, de que ele tivera ido para Kinshasa com intuito de ter uma formação com apoio dos deputados de Cabinda da UNITA juntamente com alguns activistas de Moçambique para desestabilizar Cabinda em 2025. E para contrapor estás falsas acusações e intensões, orientamos as nossas plataformas de informação que publicassem todas as imagens e informações das diligências e intervenções de modo que todas as dúvidas fossem dissipadas quanto a sua participação e presença em Kinshasa na República Democrática do Congo.

Hoje, temos connosco informações fidedignas de que mais uma vez os inimigos do povo de Cabinda, fingindo estarem calados, mas muito irritados com a viagem que o nosso jovem presidente engenheiro Maurício Gimbi fez para RDC por ocasião do Fórum Internacional dos jovens africanos para o desenvolvimento de África, estão arquitetando um plano silenciosamente e cautelosamente para a a sua eliminação física. Colocaram espiões em todo canto onde ele frequenta, no seu local de serviço, no seu bairro e na sua vizinhança para o controlar e fizeram o mesmo para todos os membros da sua família e da UCI organização independentistas que lidera.

Dizem eles, " os independentistas pensam o que? Pensam que não iremos fazer nada? Verão a bomba que estamos preparando contra eles". Essa bomba é a morte do Maurício Gimbi.

Querem lhe assassinar em Cabinda em qualquer esquina no período noturno com recurso a armas silenciosas pelo facto de defender a causa justa do povo de Cabinda de forma destemida e corajosa e nunca aceitar se corromper e por ser insistente num diálogo sério, abrangente que envolve as organizações da comunidade internacional para a resolução de conflito político-militar vigente em Cabinda.

Há já pistolas silenciosas, balas e homens preparados para a missão, são homens grandes fisicamente, bem preparados e formados.

É de informar que nós os Cabindas não temos medo dos planos de satanás, o mal só atinge a aquele que está na maldade e nós não estamos. Acreditamos na justiça de Deus e no seu poder. Não temos problemas com ninguém, somente defendemos o nosso povo e lutamos pelos nossos direitos enquanto povo.

Queremos com isso apelar a comunidade internacional e a todas as organizações políticas e de direitos humanos sobre os planos maquiavélicos deste esquadrão da morte, pois toda ação gera uma reação e que em caso de qualquer comportamento agressivo contra a nossa integridade física, nós não nos responsabilizaremos das possíveis retaliações que hão de surgir por conta desses pensamentos macabros.

A vida humana é uma dádiva de Deus, ninguém tem o direito de sair por ali tirando vida das pessoas e ficar impune, se possível, havemos de lutar até ao fim para preservar as nossas vidas e a do nosso Presidente.

SE M@TA UM, M@TA TODOS!

Cabinda pátria imortal!

CABINDA: MAUS ESTADO DA ESTRADA NACIONAL DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS PREOCUPA OS AUTOMOBILISTAS.A rua das forças armada...
28/12/2024

CABINDA: MAUS ESTADO DA ESTRADA NACIONAL DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS PREOCUPA OS AUTOMOBILISTAS.

A rua das forças armadas angolanas, no município de Cabinda, na província com o mesmo nome, encontra-se abandonada desde na época dos governadores, Matilde da Lomba, Eugênio Laborinho, Marcos Nhunga e Mara Quiosa, todo dinheiro direcionado para esta estrada foi roubado pelos ex-Governadores de cabinda.

Na chegada da actual governadora, Suzana de Abreu, a mesma rua continua piorar a cada dia que passa sem nenhuma intervenção até ao momento.

Os automobilistas que circulam dia à dia naquela via, clamam por seu estado de degradação, concretamente no famoso Zinga-Manuel que alastrou até na paragem do Yema com tantos buracos, que tem provocado vários danos das viaturas e congeteonamento, para não falarmos os desgastes de amorcedores diariamente. Outro problema prende-se o nível amontoado de lixo, na farmácia Tchiowa, Lujobar, rotunda da paragem do Yema, copo-frio concretamente na pracinha com o mesmo nome, e que o problema piora ainda na época chuvosa.

Os populares encarem a província ou município de Cabinda, como não tivesse governador ou administrador, pelo que pedem a intervenção a quem de direito.

De recordar que a rua das forças armadas angolanas, anda abandonada quase há duas décadas sem nenhuma reparação.
_____________________________
Fonte :TV União, sempre a pesquisar para manter os seus fiéis internautas informado e actualizados.

Address

Rua Da Marathon
Cape Town

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when CNN Cabinda posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to CNN Cabinda:

Share

Category