Mpalabanda News Cabinda

Mpalabanda News Cabinda A Página noticiosa Mpalabanda News Cabinda uma página sem fins lucrativos que visa divulgar tudo que acontece em Cabinda.

ACTUALIDADE: Onze feridos do trágico acidente que ocorreu na madrugada do sábado passado no município de Buco Zau já rec...
23/04/2024

ACTUALIDADE:
Onze feridos do trágico acidente que ocorreu na madrugada do sábado passado no município de Buco Zau já receberam alta médica no Hospital Provincial de Cabinda, informou o Diretor-Geral daquela unidade hospitalar, Dr. Pombalino de Oliveira.

O sinistro aconteceu no último sábado, na aldeia do Micuma Terceiro.

O acidente envolveu uma viatura URU, de cor azul, com matrícula LD-60-29-CL, que transportava passageiros e mercadorias com destino à cidade de Cabinda.

O veículo despistou e capotou, causando a morte imediata de 5 ocupantes.

QUEM AMEAÇOU O GENERAL?Em mais uma Nota de Esclarecimento da sua Consultoria de Posicionamento Estratégico, datada de 21...
23/04/2024

QUEM AMEAÇOU O GENERAL?

Em mais uma Nota de Esclarecimento da sua Consultoria de Posicionamento Estratégico, datada de 21 de Abril, domingo, o general Francisco Lopes Higino Carneiro, auto define-se como “dedicado Soldado da Pátria”, que se mantém “firme na defesa da integridade, do respeito pela Constituição e pelos estatutos do MPLA, defendendo que todos os angolanos devem observar a Lei Magna, essencial para a estabilidade do país e para a regulação das relações entre cidadãos e instituições”.

Na sexta-feira anterior, Higino Carneiro disse à Lusa que “nunca pensou” em candidatar-se à liderança do MPLA.

“Eu sou um soldado da pátria, eu sirvo onde o meu partido naturalmente me solicitar”, disse, acrescentando que “nunca lhe passou pela cabeça” tal pretensão.

Expediente recorrentemente usado por dirigentes do MPLA quando se veem em curvas apertadas, Higino Carneiro culpou as redes sociais por todas as abordagens que associam o seu nome à liderança do partido.
Segundo ele, nas redes sociais “se escreve e se fala tanto” e “se promovem intrigas para criar a divisão”.

Como um “dedicado Soldado da Pátria”, o general Higino Carneiro conhece (ou era suposto) a Constituição da República de Angola e, seguramente, sabe que ela fixa um limite máximo de dois mandatos. O n.º 2 do Artigo 113.º da Constituição da República estabelece que cada “cidadão pode exercer até dois mandatos como Presidente da República”.

Eleito em 2017 e reeleito em 2022, a CRA fecha hermeticamente ao actual Presidente da República as portas a um terceiro mandato. Ou seja, a partir de agora está aberto, a todos “os cidadãos angolanos de origem, com idade mínima de trinta e cinco anos, que residam habitualmente no País há pelo menos dez anos e se encontrem em pleno gozo dos seus direitos civis, políticos e capacidade física e mental”, o período de manifestação de vontade de candidaturas para o cargo de Presidente da República.

Até prova em contrário, o grande “Soldado da Pátria” que o general Higino Carneiro diz ser, é elegível à mais alta magistratura da Nação.
Por outro lado, intransigente defensor do Estatuto do MPLA, como também diz ser, o general Higino Carneiro não desconhecerá o n.º 120º do Estatuto do seu Partido.

Ao proclamar que “Presidente do Partido encabeça a lista de candidatos, pelo círculo nacional, sendo candidato a Presidente da República”, o MPLA mata, incinera e enterra todas e quaisquer veleidades de João Lourenço de se “perpetuar” quer na liderança do Partido quanto na Presidência da República. O Artigo 111.º do Estatuto do MPLA estabelece que podem “eleger e ser eleitos todos os militantes no pleno gozo dos seus direitos, que constem dos cadernos de registo de militantes na sua organização de base, desde que não estejam abrangidos por alguma inelegibilidade ou incompatibilidade legal ou estatutária”.

O artigo subsequente, o 112.º, diz que a candidatura a Presidente do Partido deve ser suportada por 5.000 militantes “no pleno gozo dos seus direitos estatutários, sendo, pelo menos, 250 militantes inscritos em cada uma das províncias do País”.

O Estatuto do MPLA e a Constituição da República de Angola não colocam a Higino Carneiro qualquer impedimento à sua legítima aspiração de liderar o Partido de que é membro e por via dele concorrer a Presidente da República. Se o General HC está em pleno gozo dos seus direitos civis, políticos e tem capacidade física e mental, por que razão se desdobra em desmentidos sempre que o seu nome é associado à liderança do MPLA?
Sugerida por ele próprio no seu livro “Soldado da Pátria” e nunca desmentida convincentemente numa célebre entrevista à LAC, a pretensão de Higino Carneiro de disputar a liderança do MPLA deve ter esbarrado numa forte ameaça. Seguramente, alguém terá prometido ao general a abertura de gavetas onde “jazem” alguns processos criminais se ele persistir num jogo que já tem cartas marcadas.

Os recorrentes pronunciamentos de Higino Carneiro não combinam com alcunhas como Peito Alto, Buldozer ou 4x4, que davam dele a imagem de homem destemido.

Por: Graça Campos

ÚLTIMA HORAAS FAA EXECUTAM SUMARIAMENTE CIVIS EM CABINDA.Numa nota que tivemos acesso, a FLEC-FAC denuncia as execuções ...
22/04/2024

ÚLTIMA HORA

AS FAA EXECUTAM SUMARIAMENTE CIVIS EM CABINDA.

Numa nota que tivemos acesso, a FLEC-FAC denuncia as execuções sumárias extrajudiciais contra civis inocentes cometidas pelas Forças Armadas Angolanas (FAA) em Tando-Nzinze.

Às 05:00 desta segunda-feira, 22.04.2024, as Forças Armadas Angolanas (FAA) lançaram uma operação punitiva contra a população e assassinaram 4 civis inocentes, e sete foram gravemente feridos, na aldeia de Tchiobo na região do Tando-Nzinze. A população da aldeia de Tchiobo temendo a fúria das FAA foi obrigada a fugir em direcção à fronteira Mbaka-Nkosi na RDC.

Comandante Provincial da Polícia em Cabinda, Francisco Notícia, envolvido em associação criminosa.O Comandante Provincia...
22/04/2024

Comandante Provincial da Polícia em Cabinda, Francisco Notícia, envolvido em associação criminosa.

O Comandante Provincial da Polícia Nacional em Cabinda, Francisco Notícia Baptista, está envolvido em um escândalo após o Inspector Agostinho Chibinda, chefe de secção municipal de trânsito, acusá-lo de estar ligado a uma associação criminosa. A detenção de Chibinda ocorreu devido ao desvio de avultadas somas de dinheiro provenientes de multas e diversos emolumentos.

Segundo informações obtidas pelo Lil Pasta News, o Serviço de Investigação Criminal de Cabinda efetuou a prisão de Agostinho Chibinda e, durante o interrogatório, o inspector fez a grave acusação contra o comandante provincial. Chibinda afirmou que Francisco Notícia Baptista teria ordenado a formação de uma equipe de inquérito com o intuito de suspender o Superintendente Ambrósio Rodrigues, membro do SIC/Cabinda.

As acusações levantadas pelo inspector Agostinho Chibinda são extremamente sérias e envolvem um alto oficial da Polícia Nacional.

SÓ NOS RESTA UMA REBELIÃO A ESCALA NACIONALPor: Venâncio MondlaneA Renamo Moçambique  para as eleições 2023 portou-se co...
14/12/2023

SÓ NOS RESTA UMA REBELIÃO A ESCALA NACIONAL

Por: Venâncio Mondlane

A Renamo Moçambique para as eleições 2023 portou-se como um estudante com alta experiência de repetir a mesma classe. Mas, desta vez, procurou "tapar todos os furos": formou a sua gente, preparou delegados de candidatura atempadamente, fiscalizou todas as mesas e implementou uma estratégia de contagem paralela sem precedentes. No fim, conseguiu ter resultados das mesas - apuramento parcial - muito antes da TVM e dos Órgãos eleitorais.

Esta planif**ação e estratégia é que levou a vitória inquestionável da perdiz nas principais e mais importantes autarquias em 2023, com destaque para as maiores cidades do País com excepção do caldeirão do chiveve: Maputo, Matola e Nampula. Mas, mesmo perante evidências documentais, actas e editais, o venenoso frelimicídio foi implementado ora usando a força brutal da polícia, ora ordenando os Órgãos eleitorais a rasurar e falsif**ar resultados e, no final da picada, instruindo o Conselho Inconstitucional a realizar o golpe de misericórdia: colocar a coroa sobre a cabeça do chefe da máfia.

Desta vez, tudo que não foi feito com sucesso deste o distrito até a CNE, a mamã Lúcia tratou dos acabamentos, chegando a incrível inovação de mexer nos números, fazer trabalho operacional que não é e nunca foi competência de um órgão daquela dimensão que tem atribuição de apreciar apenas decisões e procedimentos (competência jurisdicional).

Nestas repetições de eleições, dia 11 de Dezembro de 2023, o venenoso frelimicídio voltou a ribalta mas com maior intensidade. Em Marromeu, como um papel químico, se repetiu o mesmo cenário de Maputo e Matola, os resultados saídos da mesa foram rasurados e adulterados. Antes da consumação de tal bandidagem um ingrediente foi usado como tempero habitual: interromper a contagem de votos, recusar assinar editais e produzir novos resultados de forma mágica e diabólica.

Em paralelo aos resultados rasurados, o venenoso frelimicídio, desta vez, sobretudo em Gurué, colocou forças anti-motins - Unidade de Intervenção Rápida - no recinto dos postos de votação, violando grosseiramente a lei, espancou delegados de candidatura da oposição, torturou cidadãos indefesos e disparou contra população causando mortos e feridos ainda por apurar a magnitude.

Estimados irmãos, Moçambicanos e Moçambicanas! Perante este figurino é muito justo e certeiro dizer que o venenoso frelimicídio matou a democracia. Aboliram eleições. Instalaram ditadura pura e crua.

Assim, só um e exclusivo caminho nos resta: UMA REBELIÃO A ESCALA NACIONAL até a queda do regime.

Salvem Moçambique das mãos da FRELIMO.🤧👇🏿https://www.mediafire.com/download/pe8bfaijf7sq9qz

👉Burkina Faso junta-se ao Mali e abandona o francês como língua oficialO governo do Burkina Faso, liderado pelo capitão ...
08/12/2023

👉Burkina Faso junta-se ao Mali e abandona o francês como língua oficial

O governo do Burkina Faso, liderado pelo capitão Ibrahim Traoré, que assumiu o poder em setembro de 2022, aprovou, na quarta-feira, 6 de dezembro, um projeto de lei que revisa a Constituição e estabelece as línguas nacionais como oficiais, substituindo o francês, que agora será apenas uma "língua de trabalho".

Essa medida faz parte da concretização de uma das principais missões da transição, que envolve reformas políticas, administrativas e institucionais para fortalecer a cultura democrática e consolidar o Estado de direito, conforme destacado no relatório do Conselho de Ministros.

Assim como o Burkina Faso, o Mali, também sob governo militar, abandonou o francês como língua oficial em janeiro deste ano. Desde a chegada do Capitão Traoré ao poder, o Burkina Faso afastou-se da França, antiga potência colonial e parceira histórica, aproximando-se da Rússia.

😭😭"PEDIDO DE AJUDA " 😭😭😭A ÚNIÃO FAZ A FORÇA, BOCADO CHEGA PARA TODOS, VAMOS AJUDAR NOSSO IRMÃO ANGOLANO! 🙏AJUDA PARTILHA...
28/11/2023

😭😭"PEDIDO DE AJUDA " 😭😭😭

A ÚNIÃO FAZ A FORÇA, BOCADO CHEGA PARA TODOS, VAMOS AJUDAR NOSSO IRMÃO ANGOLANO! 🙏

AJUDA PARTILHAR E SALVA VIDA🙏

Antes de tudo, peço as minhas sinceras Desculpas,pelo meu atrevimento.Se estou a escrever, é por minha Filha.

Sou Sebastião Biliquissi, de 39 anos de idade. Natural da Província de Cabinda.
Mas,vivo em Luanda em busca das melhores condições de Vida,desde 2017.
Vivo com a Minha Mulher nossa Filha de 4 anos e uma Sobrinha.
Em Abril de 2021 descemos a Cabinda, porque caí doente. E lá onde vive toda nossa família tanto Paterno e Materno. Esperando que teria uma ajuda.
Mas infelizmente...apenas os meus sogros,amigos e a Mulher.
Fomos fazendo tratamento atrás de tratamento tradicional,nada resultava. Fui ao hospital o Médico nada disse-me o que tinha.Mesmo fazendo baterias de exames e chapas.Ficando sem Norte,voltei nos tratamentos tradicionais,onde gastamos mais de 300mil kwanzas.Todo esses valores,vindo dos meus amigos e Sogros. Comecei a frequentar as Igrejas,com esforço da minha Mulher.Voltamos mais ao Hospital Provincial de Cabinda.Onde fui diagnosticado com "ASCITE" BARRIGA DE ÁGUA.
Como a barriga já estava muito grande, não conseguia andar encondições, não dormia encondições,dores corpo todo,e vi a minha vida mal!
Apenas chorava😭😭😭😭 quando olhava na minha filha.
Porque Eu sempre almejei ser um bom Pai e Marido e educar a minha filha,para ser um exemplo para sociedade.
No dia 05 de Setembro de 2022 para dia 06 de Setembro, fiquei sem sono a Noite toda a pensar o que de errado para tanto sofrimento na minha vida,roubei,matei,o que fiz?
Fui ao Congo Brazzaville para o tratamento,onde fui extraído 4 litros líquidos na Barriga.Fiquei avontade!
Voltamos a Luanda porque a nossa casa tinha f**ado fechado 1 ano e 4 meses.
Posto cá em Luanda,a barriga voltou a inflamar,estou a fazer o tratamento no hospital do Calumbo,onde me foi extraído de novo, três bidões de 1 litro e meio. Já vai a caminho de três semanas desde que foi extraído.Estou a notar,que está voltar a crescer!
Ontem voltei falar com a Médica, disse-me para puder regressar no dia 27 do mês em curso.
O que mais preciso neste momento, é duma "CESTA BÁSICA, EMPREGO PARA MINHA ESPOSA E UM Dr(o) ESPECIALISTA DA PATOLOGIA"
Neste momento, que né Eu e a minha Mulher estamos a trabalhar, estamos a viver de ajuda de alguns família (Sogra,Cunhado, Amigos e Compadres)
Eu não quero isso😭😭😭😭😭😭
Tenho orado bastante para que essa Patologia passe para assumir as minhas responsabilidades de Pai e Marido.Porque você não sabe verdadeiramente a pessoa,que estás a pedir auxílio!Por de atrás de f**a a falar Mal😭😭😭😭😭😭...!!
De repente pensei escrever para a Direção do Kibako,porque há uma solução porque a união faça força.

ME AJUDEM 🙏🙏🙏🙏 SENÃO É POR MIM, FAÇA POR MINHA FILHA 🙏🙏🙏🙏🙏🙏😭😭😭😭

Vivo em Viana Ponte Partida lado da linha Férrea, á uma pracinha onde á motos e táxis.Apenas diz que vou a Vila Nova e vou descer no "BEM MI QUER"

IBAN: 0043-0000-0219-5984-1020-8
Nome completo: Sebastião Mazumbele Madia Biliquissi

Telefones:
931-962-125
990-962-125
Sebastião Biliquissi

OUTRA MAKA MAIS 👉Presidente do Tribunal Supremo pede a retirada das imunidades do Deputado Nuno Álvaro Dala para que est...
20/11/2023

OUTRA MAKA MAIS 👉Presidente do Tribunal Supremo pede a retirada das imunidades do Deputado Nuno Álvaro Dala para que este seja julgado.

De acordo com o deputado da bancada da UNITA, Nuno Álvaro Dala, o tribunal teria "ressuscitado" um processo de 2021.

Na sua página nas redes sociais, o deputado chamou a ação movida de "o novo filme sobre a justiça angolana".
"Ressuscitaram um processo de 2021, aberto por um procurador depois que publiquei, em 2020, um extenso dossiê sobre corrupção e conspirações na Procuradoria Geral da República", escreveu ao responder a um internauta sobre o assunto.

Fonte: XAA

UTILIDADE PÚBLICA Bom dia pessoal, essa criança encontra-se no Centro de Saúde do Kilamba, ele estava nas costas da sua ...
20/11/2023

UTILIDADE PÚBLICA

Bom dia pessoal, essa criança encontra-se no Centro de Saúde do Kilamba, ele estava nas costas da sua mãe nessa manhã, quando a mesma atravessava a estrada de fronte ao Supermercado Kero do Kilamba e a mãe foi atropelada por uma viatura e acabou perdendo a vida deixando assim o seu filho. A polícia local levaram a criança até ao centro para ser observada pelos médicos, mais felizmente a criança não sofreu nada, então pesso ao pessoal todo que compartilhem a imagem até chegar aos familiares antes que levem a criança em um orfanato por favor vamos ajudar a localizar os familiares do menor😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

ESCÂNDALO FINANCEIRO NA FACULDADE DE MEDICINA EM CABINDAConfira a denúnciaOlá! saudaçõesNós somos recém-licenciados da F...
09/11/2023

ESCÂNDALO FINANCEIRO NA FACULDADE DE MEDICINA EM CABINDA

Confira a denúncia

Olá! saudações
Nós somos recém-licenciados da Faculdade de Medicina da Universidade 11 de Novembro em Cabinda, viemos através desta mensagem pedir ajuda aos órgãos competentes do nosso país. Estamos a atravessar uma fase muito crítica pós-formação, pois os valores destinados à compra das nossas becas por 4 milhões e trezentos e cinquenta kzs (4.350.000,00 KZ) foram roubados por uma colega, que ocupava o cargo de tesoureira de um coletivo de 66 estudantes recém-licenciados.

Inicialmente, ela nos mentiu, alegando ter sido assaltada em Luanda e que o cartão Multicaixa, contendo nossos valores, fora roubado. No entanto, após várias informações, confessou ter gasto o dinheiro em apostas desportivas.

Enfrentamos ameaças da família da colega (gatuna) ao lamentarmos a situação nas redes sociais, pois ela destruiu a confiança que depositamos nela, sem demonstrar remorso.

Levamos o caso à justiça (PGR), onde ela e sua família se comprometeram a pagar os valores em duas prestações, uma até o final de outubro (que já terminou) e outra em novembro. No entanto, até agora, a colega (gatuna) e sua família não se pronunciaram.

Estamos preocupados, pois a cerimônia de outorga se aproxima, e a empresa contratada para confeccionar nossas becas ameaça processar-nos pelo prejuízo causado, uma vez que a indumentária já está pronta, enquanto a colega (gatuna) repousa em casa, sem demonstrar arrependimento.

Pedimos ajuda, pois este processo está a decorrer lentamente, e estamos a sofrer danos morais com essa situação.

Fonte: TV União Cabinda

Address

Amaro Tati
Cape Town

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Mpalabanda News Cabinda posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Share